Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marco Aurélio Cosmo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: dos Santos, Maria Luzimar Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532
Resumo: This article has as main objective to present the theoretical assumptions of the sociointeractive conception of language and its implications in the teaching of Portuguese Language (PL) as a mother language. In the light of Marcuschi (2008), Antunes (2010) and Koch (2011), there will be exposed the main characteristics of this language view through comparisons with other conceptions and reflections about the main objective of language use. Then, we will demonstrate how this view influences in the learning of PL as a mother language. Therefore, the processes that permeate the reading and writing of texts will be presented so that we can base the reading and textual production practices in the school scope. Next, we will present an activity proposal based on sociointeracionismo and directed to the 4th grade class of basic education. Therefore, we concluded that to consider the teaching of PL in the light of sociointeracionism is to give to reading and writing clear and functional objectives that will give meaning to the textual production of the students.
id UFC-9_18e36671b35449eb101707ac8d59e760
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/532
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escritaSociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escritasociointeracionism; reading; textual production.Linguística textualsociointeracionismo; leitura; produção textual.This article has as main objective to present the theoretical assumptions of the sociointeractive conception of language and its implications in the teaching of Portuguese Language (PL) as a mother language. In the light of Marcuschi (2008), Antunes (2010) and Koch (2011), there will be exposed the main characteristics of this language view through comparisons with other conceptions and reflections about the main objective of language use. Then, we will demonstrate how this view influences in the learning of PL as a mother language. Therefore, the processes that permeate the reading and writing of texts will be presented so that we can base the reading and textual production practices in the school scope. Next, we will present an activity proposal based on sociointeracionismo and directed to the 4th grade class of basic education. Therefore, we concluded that to consider the teaching of PL in the light of sociointeracionism is to give to reading and writing clear and functional objectives that will give meaning to the textual production of the students.Este artigo tem como objetivo principal apresentar os pressupostos teóricos da concepção sociointerativa de língua e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa (LP) como língua materna. À luz de Marcuschi (2008), Antunes (2010) e Koch (2011), serão expostas as principais características dessa visão de língua através de comparações com outras concepções e reflexões sobre o objetivo maior do uso da língua. Posteriormente, demonstraremos como essa visão influencia na aprendizagem de LP como língua materna. Para tanto, os processos que permeiam a leitura e a escrita de textos serão apresentados a fim de que possamos embasar as práticas de leitura e produção textual no âmbito escolar. Em seguida, apresentaremos uma proposta de atividade embasada no sociointeracionismo e direcionada para o 4º ano do ensino fundamental. Por fim, conclui-se que considerar o ensino de LP à luz do sociointeracionismo é outorgar à leitura e escrita objetivos claros e funcionais que irão dar sentido à produção textual dos alunos.Universidade Federal do CearáMachado, Marco Aurélio Cosmodos Santos, Maria Luzimar Fernandes2016-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/53210.22168/2237-6321.5.5.2.128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-1462237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532/292info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-26T21:08:15Zoai:ojs.localhost:article/532Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2016-06-26T21:08:15Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
title Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
spellingShingle Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
Machado, Marco Aurélio Cosmo
sociointeracionism; reading; textual production.
Linguística textual
sociointeracionismo; leitura; produção textual.
title_short Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
title_full Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
title_fullStr Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
title_full_unstemmed Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
title_sort Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
author Machado, Marco Aurélio Cosmo
author_facet Machado, Marco Aurélio Cosmo
dos Santos, Maria Luzimar Fernandes
author_role author
author2 dos Santos, Maria Luzimar Fernandes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marco Aurélio Cosmo
dos Santos, Maria Luzimar Fernandes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv sociointeracionism; reading; textual production.
Linguística textual
sociointeracionismo; leitura; produção textual.
topic sociointeracionism; reading; textual production.
Linguística textual
sociointeracionismo; leitura; produção textual.
description This article has as main objective to present the theoretical assumptions of the sociointeractive conception of language and its implications in the teaching of Portuguese Language (PL) as a mother language. In the light of Marcuschi (2008), Antunes (2010) and Koch (2011), there will be exposed the main characteristics of this language view through comparisons with other conceptions and reflections about the main objective of language use. Then, we will demonstrate how this view influences in the learning of PL as a mother language. Therefore, the processes that permeate the reading and writing of texts will be presented so that we can base the reading and textual production practices in the school scope. Next, we will present an activity proposal based on sociointeracionismo and directed to the 4th grade class of basic education. Therefore, we concluded that to consider the teaching of PL in the light of sociointeracionism is to give to reading and writing clear and functional objectives that will give meaning to the textual production of the students.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532
10.22168/2237-6321.5.5.2.128-146
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.5.5.2.128-146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/532/292
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146
Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146
Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146
Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146
Entrepalavras; v. 5, n. 2 (5): Entrepalavras; 128-146
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329728367591424