TEORIA DA ATIVIDADE SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS PELA ARGUMENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Juliana Ormastroni de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SANTADE, Maria Suzett Biembengut
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11878
Resumo: Este artigo discute a produção escrita como prática social numa pesquisa organizada paracompreender e transformar modos sobre como criar contextos (zpds) em que o aluno do 1º ano doEnsino Médio, nas relações colaborativo-críticas da sala de aula, aproprie-se da produção escritacomo um movimento enunciativo, enunciativo discursivo e enunciativo linguístico na compreensãoe escrita de textos que se organizem pela argumentação. Discute também a Teoria da AtividadeSócio-Histórica-Cultural (TASHC), fruto dos trabalhos de Vygotsky (1934/1991, 1934/2001) eLeontiev (1934/2001) e Engeström (1999, 2002, 2011), teoria que parte da perspectiva sóciohistórico-cultural em que o sujeito e a dimensão social são considerados na elaboração daconsciência (funções psicológicas superiores) e do desenvolvimento humano. A TASHC possuifunção transformadora na medida em que reconhece e assegura, por meio diálogo e da colaboração,a relação entre o sujeito, sua historicidade e sua realidade. Nesse processo, os instrumentospsicológicos, definidos por Vygotsky como dispositivos para dominar processos mentais, são meiospelos quais os sujeitos organizam uma atividade conforme suas necessidades, além detransformarem e produzirem novos comportamentos. Assim, tendo em vista nosso objeto depesquisa, isto é, o domínio dos alunos quanto aos processos da produção escrita dos gêneros que seorganizam pela argumentação, reconhecemos os gêneros como instrumentos psicológicos daatividade, uma vez que eles medeiam a relação entre os sujeitos da pesquisa e o objeto quepretendemos desenvolver.
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