TEORIA DA ATIVIDADE SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS PELA ARGUMENTAÇÃO
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11878 |
Resumo: | Este artigo discute a produção escrita como prática social numa pesquisa organizada paracompreender e transformar modos sobre como criar contextos (zpds) em que o aluno do 1º ano doEnsino Médio, nas relações colaborativo-críticas da sala de aula, aproprie-se da produção escritacomo um movimento enunciativo, enunciativo discursivo e enunciativo linguístico na compreensãoe escrita de textos que se organizem pela argumentação. Discute também a Teoria da AtividadeSócio-Histórica-Cultural (TASHC), fruto dos trabalhos de Vygotsky (1934/1991, 1934/2001) eLeontiev (1934/2001) e Engeström (1999, 2002, 2011), teoria que parte da perspectiva sóciohistórico-cultural em que o sujeito e a dimensão social são considerados na elaboração daconsciência (funções psicológicas superiores) e do desenvolvimento humano. A TASHC possuifunção transformadora na medida em que reconhece e assegura, por meio diálogo e da colaboração,a relação entre o sujeito, sua historicidade e sua realidade. Nesse processo, os instrumentospsicológicos, definidos por Vygotsky como dispositivos para dominar processos mentais, são meiospelos quais os sujeitos organizam uma atividade conforme suas necessidades, além detransformarem e produzirem novos comportamentos. Assim, tendo em vista nosso objeto depesquisa, isto é, o domínio dos alunos quanto aos processos da produção escrita dos gêneros que seorganizam pela argumentação, reconhecemos os gêneros como instrumentos psicológicos daatividade, uma vez que eles medeiam a relação entre os sujeitos da pesquisa e o objeto quepretendemos desenvolver. |
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TEORIA DA ATIVIDADE SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS PELA ARGUMENTAÇÃOAtividade Sócio-Histórico-CulturalProdução de Textos EscritosArgumentaçãoEste artigo discute a produção escrita como prática social numa pesquisa organizada paracompreender e transformar modos sobre como criar contextos (zpds) em que o aluno do 1º ano doEnsino Médio, nas relações colaborativo-críticas da sala de aula, aproprie-se da produção escritacomo um movimento enunciativo, enunciativo discursivo e enunciativo linguístico na compreensãoe escrita de textos que se organizem pela argumentação. Discute também a Teoria da AtividadeSócio-Histórica-Cultural (TASHC), fruto dos trabalhos de Vygotsky (1934/1991, 1934/2001) eLeontiev (1934/2001) e Engeström (1999, 2002, 2011), teoria que parte da perspectiva sóciohistórico-cultural em que o sujeito e a dimensão social são considerados na elaboração daconsciência (funções psicológicas superiores) e do desenvolvimento humano. A TASHC possuifunção transformadora na medida em que reconhece e assegura, por meio diálogo e da colaboração,a relação entre o sujeito, sua historicidade e sua realidade. Nesse processo, os instrumentospsicológicos, definidos por Vygotsky como dispositivos para dominar processos mentais, são meiospelos quais os sujeitos organizam uma atividade conforme suas necessidades, além detransformarem e produzirem novos comportamentos. Assim, tendo em vista nosso objeto depesquisa, isto é, o domínio dos alunos quanto aos processos da produção escrita dos gêneros que seorganizam pela argumentação, reconhecemos os gêneros como instrumentos psicológicos daatividade, uma vez que eles medeiam a relação entre os sujeitos da pesquisa e o objeto quepretendemos desenvolver.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1187810.12957/cadsem.2012.11878Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11878/9304SANTOS, Juliana Ormastroni de CarvalhoSANTADE, Maria Suzett Biembengutinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-22T15:36:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11878Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-22T15:36:40Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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