RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Gisele de Assis Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46711
Resumo: Este Artigo tem o propósito de defender a importância do ensino do ato de ler Literatura na escola desde a mais tenra idade, mais particularmente a necessidade do ensino do ato de ler livros de imagem como premissa essencial para a formação do leitor literário. Partindo do pressuposto de que, na escola atual, no que se refere ao ensino do ato de ler Literatura, não se dá a consideração devida aos ilustradores no universo literário e, em contraposição, ancoradas na ideia de que o ato de ler imagens se constitui como processo de atribuição de sentidos pelo leitor, este texto se propõe a contribuir com possibilidades de análise e proposta prática por meio das estratégias de leitura tendo como base um livro do autor e ilustrador Rui de Oliveira, a fim de que os alunos possam compreender as narrativas visuais com as quais se deparam no cotidiano, colaborando assim para a sua formação como leitor literário. Como suporte para a discussão, recorre a teóricos como Girotto; Souza (2010), Linden (2011), Arena (2015), Faria (2016) e Mello (2016).
id UERJ-7_a302f64bdbda5f64e9fc5e5ccdb728fd
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/46711
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIOEducaçãoLiteraturaLivro de imagemEstratégias de leituraRui de Oliveira.Este Artigo tem o propósito de defender a importância do ensino do ato de ler Literatura na escola desde a mais tenra idade, mais particularmente a necessidade do ensino do ato de ler livros de imagem como premissa essencial para a formação do leitor literário. Partindo do pressuposto de que, na escola atual, no que se refere ao ensino do ato de ler Literatura, não se dá a consideração devida aos ilustradores no universo literário e, em contraposição, ancoradas na ideia de que o ato de ler imagens se constitui como processo de atribuição de sentidos pelo leitor, este texto se propõe a contribuir com possibilidades de análise e proposta prática por meio das estratégias de leitura tendo como base um livro do autor e ilustrador Rui de Oliveira, a fim de que os alunos possam compreender as narrativas visuais com as quais se deparam no cotidiano, colaborando assim para a sua formação como leitor literário. Como suporte para a discussão, recorre a teóricos como Girotto; Souza (2010), Linden (2011), Arena (2015), Faria (2016) e Mello (2016).Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4671110.12957/cadsem.2020.46711Caderno Seminal; v. 35 n. 35 (2020): Caderno Seminal - Estudos de Literatura1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46711/34692Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Gisele de Assis CarvalhoGirotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões2020-08-28T00:33:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/46711Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-08-28T00:33:46Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
spellingShingle RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Cabral, Gisele de Assis Carvalho
Educação
Literatura
Livro de imagem
Estratégias de leitura
Rui de Oliveira.
title_short RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title_full RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title_fullStr RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title_full_unstemmed RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title_sort RUI DE OLIVEIRA EM NARRATIVA VISUAL E O ENSINAR A LER LIVROS DE IMAGEM: AS AVENTURAS DE JOÃO SEM FIM NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
author Cabral, Gisele de Assis Carvalho
author_facet Cabral, Gisele de Assis Carvalho
Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões
author_role author
author2 Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Gisele de Assis Carvalho
Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Literatura
Livro de imagem
Estratégias de leitura
Rui de Oliveira.
topic Educação
Literatura
Livro de imagem
Estratégias de leitura
Rui de Oliveira.
description Este Artigo tem o propósito de defender a importância do ensino do ato de ler Literatura na escola desde a mais tenra idade, mais particularmente a necessidade do ensino do ato de ler livros de imagem como premissa essencial para a formação do leitor literário. Partindo do pressuposto de que, na escola atual, no que se refere ao ensino do ato de ler Literatura, não se dá a consideração devida aos ilustradores no universo literário e, em contraposição, ancoradas na ideia de que o ato de ler imagens se constitui como processo de atribuição de sentidos pelo leitor, este texto se propõe a contribuir com possibilidades de análise e proposta prática por meio das estratégias de leitura tendo como base um livro do autor e ilustrador Rui de Oliveira, a fim de que os alunos possam compreender as narrativas visuais com as quais se deparam no cotidiano, colaborando assim para a sua formação como leitor literário. Como suporte para a discussão, recorre a teóricos como Girotto; Souza (2010), Linden (2011), Arena (2015), Faria (2016) e Mello (2016).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46711
10.12957/cadsem.2020.46711
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46711
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2020.46711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/46711/34692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 35 n. 35 (2020): Caderno Seminal - Estudos de Literatura
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409322692608