O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marília Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Rodrigo Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857
Resumo: A língua se revela heterogênea, influenciada não apenas por forças internas, mas também por pressões externas. Logo, quando um falante qualquer se expressa por meio da língua, ele não transmite apenas os sentidos produzidos pelos signos linguísticos, mas também significados sociais compartilhados pela comunidade. Para aferir as crenças e atitudes de professores graduados em Letras e em Matemática de Quirinópolis, no sudoeste goiano, em relação às variações em concordância verbal e concordância nominal, esta pesquisa lançou mão de uma técnica de medição indireta chamada matched guise. Nesse sentido, as ações realizadas neste estudo basearam-se nos preceitos da Sociolinguística (LABOV, 2008; 2001; 1994; 1966; ECKERT, 2012; BOTASSINI, 2013) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Os resultados apontados pela investigação da variação nas comunidades de práticas em questão evidenciaram que os professores de Matemática apresentaram rejeição mais saliente às variáveis pesquisadas, comparativamente aos professores de Língua Portuguesa. Logo, reforça-se a necessidade de que o ensino de Língua Portuguesa seja embasado em preceitos da variação linguística, inclusive na formação dos docentes de fora da área de Letras.
id UERJ-7_a48f0a6af24c9cec669cd2f57a1ef23f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55857
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICACrençasAtitudesSudoeste GoianoEnsino.A língua se revela heterogênea, influenciada não apenas por forças internas, mas também por pressões externas. Logo, quando um falante qualquer se expressa por meio da língua, ele não transmite apenas os sentidos produzidos pelos signos linguísticos, mas também significados sociais compartilhados pela comunidade. Para aferir as crenças e atitudes de professores graduados em Letras e em Matemática de Quirinópolis, no sudoeste goiano, em relação às variações em concordância verbal e concordância nominal, esta pesquisa lançou mão de uma técnica de medição indireta chamada matched guise. Nesse sentido, as ações realizadas neste estudo basearam-se nos preceitos da Sociolinguística (LABOV, 2008; 2001; 1994; 1966; ECKERT, 2012; BOTASSINI, 2013) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Os resultados apontados pela investigação da variação nas comunidades de práticas em questão evidenciaram que os professores de Matemática apresentaram rejeição mais saliente às variáveis pesquisadas, comparativamente aos professores de Língua Portuguesa. Logo, reforça-se a necessidade de que o ensino de Língua Portuguesa seja embasado em preceitos da variação linguística, inclusive na formação dos docentes de fora da área de Letras.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5585710.12957/cadsem.2020.55857Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857/35814Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Marília SilvaGonçalves, Rodrigo Borges2020-11-13T21:46:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55857Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-11-13T21:46:12Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
title O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
spellingShingle O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
Vieira, Marília Silva
Crenças
Atitudes
Sudoeste Goiano
Ensino.
title_short O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
title_full O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
title_fullStr O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
title_sort O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
author Vieira, Marília Silva
author_facet Vieira, Marília Silva
Gonçalves, Rodrigo Borges
author_role author
author2 Gonçalves, Rodrigo Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marília Silva
Gonçalves, Rodrigo Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças
Atitudes
Sudoeste Goiano
Ensino.
topic Crenças
Atitudes
Sudoeste Goiano
Ensino.
description A língua se revela heterogênea, influenciada não apenas por forças internas, mas também por pressões externas. Logo, quando um falante qualquer se expressa por meio da língua, ele não transmite apenas os sentidos produzidos pelos signos linguísticos, mas também significados sociais compartilhados pela comunidade. Para aferir as crenças e atitudes de professores graduados em Letras e em Matemática de Quirinópolis, no sudoeste goiano, em relação às variações em concordância verbal e concordância nominal, esta pesquisa lançou mão de uma técnica de medição indireta chamada matched guise. Nesse sentido, as ações realizadas neste estudo basearam-se nos preceitos da Sociolinguística (LABOV, 2008; 2001; 1994; 1966; ECKERT, 2012; BOTASSINI, 2013) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Os resultados apontados pela investigação da variação nas comunidades de práticas em questão evidenciaram que os professores de Matemática apresentaram rejeição mais saliente às variáveis pesquisadas, comparativamente aos professores de Língua Portuguesa. Logo, reforça-se a necessidade de que o ensino de Língua Portuguesa seja embasado em preceitos da variação linguística, inclusive na formação dos docentes de fora da área de Letras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857
10.12957/cadsem.2020.55857
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2020.55857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857/35814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409354149888