O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857 |
Resumo: | A língua se revela heterogênea, influenciada não apenas por forças internas, mas também por pressões externas. Logo, quando um falante qualquer se expressa por meio da língua, ele não transmite apenas os sentidos produzidos pelos signos linguísticos, mas também significados sociais compartilhados pela comunidade. Para aferir as crenças e atitudes de professores graduados em Letras e em Matemática de Quirinópolis, no sudoeste goiano, em relação às variações em concordância verbal e concordância nominal, esta pesquisa lançou mão de uma técnica de medição indireta chamada matched guise. Nesse sentido, as ações realizadas neste estudo basearam-se nos preceitos da Sociolinguística (LABOV, 2008; 2001; 1994; 1966; ECKERT, 2012; BOTASSINI, 2013) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Os resultados apontados pela investigação da variação nas comunidades de práticas em questão evidenciaram que os professores de Matemática apresentaram rejeição mais saliente às variáveis pesquisadas, comparativamente aos professores de Língua Portuguesa. Logo, reforça-se a necessidade de que o ensino de Língua Portuguesa seja embasado em preceitos da variação linguística, inclusive na formação dos docentes de fora da área de Letras. |
id |
UERJ-7_a48f0a6af24c9cec669cd2f57a1ef23f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55857 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICACrençasAtitudesSudoeste GoianoEnsino.A língua se revela heterogênea, influenciada não apenas por forças internas, mas também por pressões externas. Logo, quando um falante qualquer se expressa por meio da língua, ele não transmite apenas os sentidos produzidos pelos signos linguísticos, mas também significados sociais compartilhados pela comunidade. Para aferir as crenças e atitudes de professores graduados em Letras e em Matemática de Quirinópolis, no sudoeste goiano, em relação às variações em concordância verbal e concordância nominal, esta pesquisa lançou mão de uma técnica de medição indireta chamada matched guise. Nesse sentido, as ações realizadas neste estudo basearam-se nos preceitos da Sociolinguística (LABOV, 2008; 2001; 1994; 1966; ECKERT, 2012; BOTASSINI, 2013) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Os resultados apontados pela investigação da variação nas comunidades de práticas em questão evidenciaram que os professores de Matemática apresentaram rejeição mais saliente às variáveis pesquisadas, comparativamente aos professores de Língua Portuguesa. Logo, reforça-se a necessidade de que o ensino de Língua Portuguesa seja embasado em preceitos da variação linguística, inclusive na formação dos docentes de fora da área de Letras.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5585710.12957/cadsem.2020.55857Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857/35814Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Marília SilvaGonçalves, Rodrigo Borges2020-11-13T21:46:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55857Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-11-13T21:46:12Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA |
title |
O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA |
spellingShingle |
O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA Vieira, Marília Silva Crenças Atitudes Sudoeste Goiano Ensino. |
title_short |
O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA |
title_full |
O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA |
title_fullStr |
O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA |
title_sort |
O USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA |
author |
Vieira, Marília Silva |
author_facet |
Vieira, Marília Silva Gonçalves, Rodrigo Borges |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Rodrigo Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marília Silva Gonçalves, Rodrigo Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crenças Atitudes Sudoeste Goiano Ensino. |
topic |
Crenças Atitudes Sudoeste Goiano Ensino. |
description |
A língua se revela heterogênea, influenciada não apenas por forças internas, mas também por pressões externas. Logo, quando um falante qualquer se expressa por meio da língua, ele não transmite apenas os sentidos produzidos pelos signos linguísticos, mas também significados sociais compartilhados pela comunidade. Para aferir as crenças e atitudes de professores graduados em Letras e em Matemática de Quirinópolis, no sudoeste goiano, em relação às variações em concordância verbal e concordância nominal, esta pesquisa lançou mão de uma técnica de medição indireta chamada matched guise. Nesse sentido, as ações realizadas neste estudo basearam-se nos preceitos da Sociolinguística (LABOV, 2008; 2001; 1994; 1966; ECKERT, 2012; BOTASSINI, 2013) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Os resultados apontados pela investigação da variação nas comunidades de práticas em questão evidenciaram que os professores de Matemática apresentaram rejeição mais saliente às variáveis pesquisadas, comparativamente aos professores de Língua Portuguesa. Logo, reforça-se a necessidade de que o ensino de Língua Portuguesa seja embasado em preceitos da variação linguística, inclusive na formação dos docentes de fora da área de Letras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857 10.12957/cadsem.2020.55857 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2020.55857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55857/35814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409354149888 |