LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Silvio Ribeiro da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LIMA, Kamila Lauany Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14887
Resumo: Neste artigo, apresentamos parte dos dados de uma pesquisasobre as atividades de leitura e interpretação de textos escritos domaterial didático (MD) do Sistema Positivo de Ensino (Ensino Médio –EM). Partimos do princípio de que a leitura deve ser vista não só comouma atividade interativa, mas também como uma atividade social,cultural e historicamente constituída, associando, a isto, as noçõesde letramento(s) e a perspectiva de intertextualidade, sendo estaentendida como um recurso interdisciplinar. Duas questões deveriamser respondidas no estudo que deu origem a este artigo: (i) O baixodesempenho dos alunos na avaliação do ENEM, na unidade escolar usuáriado MD referido, está associado ao fato de que as atividades de leiturae interpretação apresentadas pelo MD não privilegiam as competênciase habilidades requeridas pelo ENEM na área de Linguagens, Códigos esuas Tecnologias?; (ii) O baixo desempenho dos alunos se deve a umametodologia adotada pelo Sistema Positivo de Ensino a qual privilegiao ensino mais normativo, com foco nas atividades de decodificação,abolindo a compreensão ativa, diferentemente da proposta didática doENEM, a qual leva em conta competências e habilidades, que devemorientar o aluno a uma seleção, organização, relação e interpretaçãode dados e informações apresentadas de diferentes formas, tendoque tomar decisões e enfrentar situações-problema, por exemplo? Ageração e análise dos dados seguiram os princípios metodológicosda pesquisa qualitativo-interpretativista a partir dos pressupostos daLinguística Aplicada. Os dados mostram que o alcance da abordagemfeita pelo MD em relação às competências e habilidades mensuradaspelo ENEM ainda é limitado.
id UERJ-7_a8683939bac7eab320fbf33b48e9df6a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14887
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?Neste artigo, apresentamos parte dos dados de uma pesquisasobre as atividades de leitura e interpretação de textos escritos domaterial didático (MD) do Sistema Positivo de Ensino (Ensino Médio –EM). Partimos do princípio de que a leitura deve ser vista não só comouma atividade interativa, mas também como uma atividade social,cultural e historicamente constituída, associando, a isto, as noçõesde letramento(s) e a perspectiva de intertextualidade, sendo estaentendida como um recurso interdisciplinar. Duas questões deveriamser respondidas no estudo que deu origem a este artigo: (i) O baixodesempenho dos alunos na avaliação do ENEM, na unidade escolar usuáriado MD referido, está associado ao fato de que as atividades de leiturae interpretação apresentadas pelo MD não privilegiam as competênciase habilidades requeridas pelo ENEM na área de Linguagens, Códigos esuas Tecnologias?; (ii) O baixo desempenho dos alunos se deve a umametodologia adotada pelo Sistema Positivo de Ensino a qual privilegiao ensino mais normativo, com foco nas atividades de decodificação,abolindo a compreensão ativa, diferentemente da proposta didática doENEM, a qual leva em conta competências e habilidades, que devemorientar o aluno a uma seleção, organização, relação e interpretaçãode dados e informações apresentadas de diferentes formas, tendoque tomar decisões e enfrentar situações-problema, por exemplo? Ageração e análise dos dados seguiram os princípios metodológicosda pesquisa qualitativo-interpretativista a partir dos pressupostos daLinguística Aplicada. Os dados mostram que o alcance da abordagemfeita pelo MD em relação às competências e habilidades mensuradaspelo ENEM ainda é limitado.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1488710.12957/cadsem.2014.14887Caderno Seminal; v. 22 n. 22 (2014): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2014)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14887/11291SILVA, Silvio Ribeiro daLIMA, Kamila Lauany Lucasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-15T15:13:41Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14887Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2015-04-15T15:13:41Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?
title LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?
spellingShingle LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?
SILVA, Silvio Ribeiro da
title_short LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?
title_full LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?
title_fullStr LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?
title_full_unstemmed LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?
title_sort LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?
author SILVA, Silvio Ribeiro da
author_facet SILVA, Silvio Ribeiro da
LIMA, Kamila Lauany Lucas
author_role author
author2 LIMA, Kamila Lauany Lucas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Silvio Ribeiro da
LIMA, Kamila Lauany Lucas
description Neste artigo, apresentamos parte dos dados de uma pesquisasobre as atividades de leitura e interpretação de textos escritos domaterial didático (MD) do Sistema Positivo de Ensino (Ensino Médio –EM). Partimos do princípio de que a leitura deve ser vista não só comouma atividade interativa, mas também como uma atividade social,cultural e historicamente constituída, associando, a isto, as noçõesde letramento(s) e a perspectiva de intertextualidade, sendo estaentendida como um recurso interdisciplinar. Duas questões deveriamser respondidas no estudo que deu origem a este artigo: (i) O baixodesempenho dos alunos na avaliação do ENEM, na unidade escolar usuáriado MD referido, está associado ao fato de que as atividades de leiturae interpretação apresentadas pelo MD não privilegiam as competênciase habilidades requeridas pelo ENEM na área de Linguagens, Códigos esuas Tecnologias?; (ii) O baixo desempenho dos alunos se deve a umametodologia adotada pelo Sistema Positivo de Ensino a qual privilegiao ensino mais normativo, com foco nas atividades de decodificação,abolindo a compreensão ativa, diferentemente da proposta didática doENEM, a qual leva em conta competências e habilidades, que devemorientar o aluno a uma seleção, organização, relação e interpretaçãode dados e informações apresentadas de diferentes formas, tendoque tomar decisões e enfrentar situações-problema, por exemplo? Ageração e análise dos dados seguiram os princípios metodológicosda pesquisa qualitativo-interpretativista a partir dos pressupostos daLinguística Aplicada. Os dados mostram que o alcance da abordagemfeita pelo MD em relação às competências e habilidades mensuradaspelo ENEM ainda é limitado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14887
10.12957/cadsem.2014.14887
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14887
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2014.14887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14887/11291
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 22 n. 22 (2014): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2014)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408568766464