A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Jaqueline Fonseca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Cristiane Rosa, Luterman, Luana Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42328
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência de ensino e de aprendizagem pautada nos multiletramentos e nas multimodalidades, que foi vivenciada em 2017, durante a regência do Estágio de Língua Portuguesa. Objetivamos ressaltar a importância do uso de metodologias e práticas de ensino multimodais e multimidiáticas, ressaltando os benefícios que elas podem trazer para desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos estudos de Rojo (2012), Marzari (2014), entre outros autores, ressaltamos a importância da formação de professores tendo como base a pedagogia dos multiletramentos. Compreendemos que a formação continuada é um desafio para os professores, tendo em vista a carga horária de trabalho geralmente excessiva, e sabemos que a formação apenas da graduação não é suficiente. Portanto, encontramos, na internet e no YouTube, meios de ensinar e também de aprender, como foi a experiência com a pirâmide holográfica – um recurso inicialmente utilizado para fins de entretenimento, mas que foi didatizado, promovendo processos de aprendizagem multimodais e multimidiáticos.
id UERJ-7_dcc016220191f301b8ad7fa124f2408d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42328
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICOMultiletramentosFormação de ProfessoresPirâmide HolográficaEste artigo apresenta uma experiência de ensino e de aprendizagem pautada nos multiletramentos e nas multimodalidades, que foi vivenciada em 2017, durante a regência do Estágio de Língua Portuguesa. Objetivamos ressaltar a importância do uso de metodologias e práticas de ensino multimodais e multimidiáticas, ressaltando os benefícios que elas podem trazer para desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos estudos de Rojo (2012), Marzari (2014), entre outros autores, ressaltamos a importância da formação de professores tendo como base a pedagogia dos multiletramentos. Compreendemos que a formação continuada é um desafio para os professores, tendo em vista a carga horária de trabalho geralmente excessiva, e sabemos que a formação apenas da graduação não é suficiente. Portanto, encontramos, na internet e no YouTube, meios de ensinar e também de aprender, como foi a experiência com a pirâmide holográfica – um recurso inicialmente utilizado para fins de entretenimento, mas que foi didatizado, promovendo processos de aprendizagem multimodais e multimidiáticos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4232810.12957/cadsem.2019.42328Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42328/31020Copyright (c) 2019 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Jaqueline FonsecaLopes, Cristiane RosaLuterman, Luana Alves2019-11-03T02:54:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42328Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2019-11-03T02:54:06Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
title A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
Veiga, Jaqueline Fonseca
Multiletramentos
Formação de Professores
Pirâmide Holográfica
title_short A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
title_full A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
title_sort A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE: A PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO
author Veiga, Jaqueline Fonseca
author_facet Veiga, Jaqueline Fonseca
Lopes, Cristiane Rosa
Luterman, Luana Alves
author_role author
author2 Lopes, Cristiane Rosa
Luterman, Luana Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Jaqueline Fonseca
Lopes, Cristiane Rosa
Luterman, Luana Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Formação de Professores
Pirâmide Holográfica
topic Multiletramentos
Formação de Professores
Pirâmide Holográfica
description Este artigo apresenta uma experiência de ensino e de aprendizagem pautada nos multiletramentos e nas multimodalidades, que foi vivenciada em 2017, durante a regência do Estágio de Língua Portuguesa. Objetivamos ressaltar a importância do uso de metodologias e práticas de ensino multimodais e multimidiáticas, ressaltando os benefícios que elas podem trazer para desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos estudos de Rojo (2012), Marzari (2014), entre outros autores, ressaltamos a importância da formação de professores tendo como base a pedagogia dos multiletramentos. Compreendemos que a formação continuada é um desafio para os professores, tendo em vista a carga horária de trabalho geralmente excessiva, e sabemos que a formação apenas da graduação não é suficiente. Portanto, encontramos, na internet e no YouTube, meios de ensinar e também de aprender, como foi a experiência com a pirâmide holográfica – um recurso inicialmente utilizado para fins de entretenimento, mas que foi didatizado, promovendo processos de aprendizagem multimodais e multimidiáticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42328
10.12957/cadsem.2019.42328
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42328
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2019.42328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42328/31020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409056354304