A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Quaestio Iuris (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/62407 |
Resumo: | ResumoA pesquisa analisa a relação entre direito e literatura, sugerindo a utilização desta como auxiliar metodológica ao ensino jurídico, visto que o método tradicional, expositivo e exegético, mostra-se insuficiente para uma plena compreensão do direito. Para tanto, apresenta-se inicialmente o contexto histórico no qual surgiu o ensino jurídico e a metodologia utilizada neste, demonstrando- se que esta permanece a mesma até a contemporaneidade, o que gera diversos entraves para que o aluno apreenda o objeto da ciência jurídica. Em seguida, relaciona-se direito e literatura, destacando o quanto esta pode contribuir para a reflexão e entendimento daquele. No tocante à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória em relação aos objetivos, utilizando-se do método dedutivo e trabalhando-se com dados provenientes de livros, artigos e legislações constitucionais e infraconstitucionais. Conclui-se que a literatura pode ser um relevante mecanismo auxiliar na metodologia do ensino jurídico para colaborar na construção do conhecimento dos estudantes, estimulando-os à leitura, ao pensamento crítico e contribuindo para a aprendizagem do direito sob uma perspectiva diferenciada.Palavras-chave: Brasil. Ensino jurídico. Literatura.AbstractThe research analyzes the relationship between law and literature, suggesting the use of it as a methodological aid to legal education, since the traditional, expository and exegetical method is insufficient for a full understanding of the law. To this end, initially presented the historical context in which the legal education and the methodology used in this, demonstrating that remains the same until the contemporaneity, which creates various obstacles for the student to take the object from the legal Science. Then, is law and literature, highlighting how this can contribute to reflection and understanding of that. As regards the methodology, the research is qualitative, exploration in relation to objectives, using the deductive method and working with data from books, articles, and constitutional laws and infra-constitutional. It is concluded that the literature may be an important mechanism to assist in the methodology of legal education to collaborate in the construction of knowledge of students, encouraging them to read and to critical thinking, thus contributing to the learning of law with a differentiated perspective.Keywords: Brazil. Legal education. Literature. |
id |
UERJ-8_3a2433fb1f7ec3be09e4ea88ec11ce1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/62407 |
network_acronym_str |
UERJ-8 |
network_name_str |
Revista Quaestio Iuris (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiroDidática do ensino jurídicoResumoA pesquisa analisa a relação entre direito e literatura, sugerindo a utilização desta como auxiliar metodológica ao ensino jurídico, visto que o método tradicional, expositivo e exegético, mostra-se insuficiente para uma plena compreensão do direito. Para tanto, apresenta-se inicialmente o contexto histórico no qual surgiu o ensino jurídico e a metodologia utilizada neste, demonstrando- se que esta permanece a mesma até a contemporaneidade, o que gera diversos entraves para que o aluno apreenda o objeto da ciência jurídica. Em seguida, relaciona-se direito e literatura, destacando o quanto esta pode contribuir para a reflexão e entendimento daquele. No tocante à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória em relação aos objetivos, utilizando-se do método dedutivo e trabalhando-se com dados provenientes de livros, artigos e legislações constitucionais e infraconstitucionais. Conclui-se que a literatura pode ser um relevante mecanismo auxiliar na metodologia do ensino jurídico para colaborar na construção do conhecimento dos estudantes, estimulando-os à leitura, ao pensamento crítico e contribuindo para a aprendizagem do direito sob uma perspectiva diferenciada.Palavras-chave: Brasil. Ensino jurídico. Literatura.AbstractThe research analyzes the relationship between law and literature, suggesting the use of it as a methodological aid to legal education, since the traditional, expository and exegetical method is insufficient for a full understanding of the law. To this end, initially presented the historical context in which the legal education and the methodology used in this, demonstrating that remains the same until the contemporaneity, which creates various obstacles for the student to take the object from the legal Science. Then, is law and literature, highlighting how this can contribute to reflection and understanding of that. As regards the methodology, the research is qualitative, exploration in relation to objectives, using the deductive method and working with data from books, articles, and constitutional laws and infra-constitutional. It is concluded that the literature may be an important mechanism to assist in the methodology of legal education to collaborate in the construction of knowledge of students, encouraging them to read and to critical thinking, thus contributing to the learning of law with a differentiated perspective.Keywords: Brazil. Legal education. Literature.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/6240710.12957/rqi.2022.62407REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 15 n. 2 (2022): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 15, N°02; 603-6271516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/62407/42016Copyright (c) 2022 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda, Ana Carolina PessoaAmorim, Rosendo Freitas deFreitas, Ana Carla Pinheiro2023-09-14T21:38:09Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/62407Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2023-09-14T21:38:09Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro |
title |
A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro |
spellingShingle |
A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro Holanda, Ana Carolina Pessoa Didática do ensino jurídico |
title_short |
A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro |
title_full |
A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro |
title_fullStr |
A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro |
title_full_unstemmed |
A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro |
title_sort |
A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro |
author |
Holanda, Ana Carolina Pessoa |
author_facet |
Holanda, Ana Carolina Pessoa Amorim, Rosendo Freitas de Freitas, Ana Carla Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Rosendo Freitas de Freitas, Ana Carla Pinheiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Ana Carolina Pessoa Amorim, Rosendo Freitas de Freitas, Ana Carla Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática do ensino jurídico |
topic |
Didática do ensino jurídico |
description |
ResumoA pesquisa analisa a relação entre direito e literatura, sugerindo a utilização desta como auxiliar metodológica ao ensino jurídico, visto que o método tradicional, expositivo e exegético, mostra-se insuficiente para uma plena compreensão do direito. Para tanto, apresenta-se inicialmente o contexto histórico no qual surgiu o ensino jurídico e a metodologia utilizada neste, demonstrando- se que esta permanece a mesma até a contemporaneidade, o que gera diversos entraves para que o aluno apreenda o objeto da ciência jurídica. Em seguida, relaciona-se direito e literatura, destacando o quanto esta pode contribuir para a reflexão e entendimento daquele. No tocante à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória em relação aos objetivos, utilizando-se do método dedutivo e trabalhando-se com dados provenientes de livros, artigos e legislações constitucionais e infraconstitucionais. Conclui-se que a literatura pode ser um relevante mecanismo auxiliar na metodologia do ensino jurídico para colaborar na construção do conhecimento dos estudantes, estimulando-os à leitura, ao pensamento crítico e contribuindo para a aprendizagem do direito sob uma perspectiva diferenciada.Palavras-chave: Brasil. Ensino jurídico. Literatura.AbstractThe research analyzes the relationship between law and literature, suggesting the use of it as a methodological aid to legal education, since the traditional, expository and exegetical method is insufficient for a full understanding of the law. To this end, initially presented the historical context in which the legal education and the methodology used in this, demonstrating that remains the same until the contemporaneity, which creates various obstacles for the student to take the object from the legal Science. Then, is law and literature, highlighting how this can contribute to reflection and understanding of that. As regards the methodology, the research is qualitative, exploration in relation to objectives, using the deductive method and working with data from books, articles, and constitutional laws and infra-constitutional. It is concluded that the literature may be an important mechanism to assist in the methodology of legal education to collaborate in the construction of knowledge of students, encouraging them to read and to critical thinking, thus contributing to the learning of law with a differentiated perspective.Keywords: Brazil. Legal education. Literature. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/62407 10.12957/rqi.2022.62407 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/62407 |
identifier_str_mv |
10.12957/rqi.2022.62407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/62407/42016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REVISTA QUAESTIO IURIS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REVISTA QUAESTIO IURIS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 15 n. 2 (2022): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 15, N°02; 603-627 1516-0351 1807-8389 reponame:Revista Quaestio Iuris (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Quaestio Iuris (Online) |
collection |
Revista Quaestio Iuris (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
danielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com |
_version_ |
1799318560020889601 |