O paradoxo da dualidade em Rancière e a ação política das mulheres: Olympe de Gouges na França e Eulina Rabêlo no Brasil / The paradox of duality in Rancière and the political action of women: Plympe de Gouges in France and Eulina Rabêlo in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roman, Jaqueline Fátima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dreher Heuser, Ester Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Quaestio Iuris (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/32896
Resumo: Na obra O ódio à democracia, Rancière enuncia várias relações duais: homem e cidadão; ilusão e realidade; homem público e privado; igualdade e desigualdade; vida nua e existência política, etc. Em um primeiro momento, parece que o autor critica essas dualidades, porque as associa à polícia e não à política. No entanto, nota-se que, ao contrário disso, identifica nessas dualidades a possibilidade para a realização da política, pois é no intervalo entre os polos duais que se desenvolve a ação política, pelo exercício da democracia que se dá no suplemento anárquico. Considerando esse modo peculiar de pensar, o artigo analisa o movimento paradoxal da dualidade em Rancière, sob a perspectiva da ação política democrática de duas mulheres: Olympe de Gouges, que há mais de duzentos anos, na França, declarou que, se a mulher pode ser punida com o cadafalso, também pode ocupar a tribuna, e Eulina Rabêlo, no Brasil, cuja união estável homoafetiva foi judicialmente reconhecida, no ano de 2004, para exigir-lhe deveres (conhecido como caso Eulina/Astrid), sem garantir-lhe os direitos decorrentes dessa união. Assim, com esses dois exemplos, se intenta evidenciar a importância da dualidade para a ação política em Rancière, expondo o suplemento anárquico como forma de efetivação da democracia.Palavras-chave: ação política; democracia; suplemento anárquico; paradoxo da dualidade; Rancière.AbstractIn the book Hatred of Democracy, Rancière enunciates several dual relations: man and citizen; illusion and reality; public man and private man; equality and inequality; naked life and political existence, etc. At first sight, it seems that the author criticizes those dualities because he associates them with the police, rather than politics. However, it is possible to notice that he identifies the possibility of political achievement in those dualities instead, since it is in the interval between the dual poles that the political action is developed, by means of the exercise of democracy in the anarchical supplement. By considering this peculiar way of thinking, this paper analyzes the paradoxical movement of duality in Rancière from the perspective of the democratic political action of two women: Olympe de Gouges, who, more than 200 year ago in France, stated that if women could be punished on the scaffold, they could occupy the tribune as well; and Eulina Rabêlo, in Brazil, whose stable same-sex union was judicially recognized in 2004 (known as Eulina/Astrid case) to charge her duties, but without guaranteeing her the rights derived from that union. Therefore, with the use of these two examples, the paper aims to evidence the importance of duality to the political action in Rancière by pointing out the anarchical supplement as a way to achieve democracy.Keywords: political action; democracy; anarchical supplement; dualities; Rancière.
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spelling O paradoxo da dualidade em Rancière e a ação política das mulheres: Olympe de Gouges na França e Eulina Rabêlo no Brasil / The paradox of duality in Rancière and the political action of women: Plympe de Gouges in France and Eulina Rabêlo in BrazilDemocracia e participação política das mulheresNa obra O ódio à democracia, Rancière enuncia várias relações duais: homem e cidadão; ilusão e realidade; homem público e privado; igualdade e desigualdade; vida nua e existência política, etc. Em um primeiro momento, parece que o autor critica essas dualidades, porque as associa à polícia e não à política. No entanto, nota-se que, ao contrário disso, identifica nessas dualidades a possibilidade para a realização da política, pois é no intervalo entre os polos duais que se desenvolve a ação política, pelo exercício da democracia que se dá no suplemento anárquico. Considerando esse modo peculiar de pensar, o artigo analisa o movimento paradoxal da dualidade em Rancière, sob a perspectiva da ação política democrática de duas mulheres: Olympe de Gouges, que há mais de duzentos anos, na França, declarou que, se a mulher pode ser punida com o cadafalso, também pode ocupar a tribuna, e Eulina Rabêlo, no Brasil, cuja união estável homoafetiva foi judicialmente reconhecida, no ano de 2004, para exigir-lhe deveres (conhecido como caso Eulina/Astrid), sem garantir-lhe os direitos decorrentes dessa união. Assim, com esses dois exemplos, se intenta evidenciar a importância da dualidade para a ação política em Rancière, expondo o suplemento anárquico como forma de efetivação da democracia.Palavras-chave: ação política; democracia; suplemento anárquico; paradoxo da dualidade; Rancière.AbstractIn the book Hatred of Democracy, Rancière enunciates several dual relations: man and citizen; illusion and reality; public man and private man; equality and inequality; naked life and political existence, etc. At first sight, it seems that the author criticizes those dualities because he associates them with the police, rather than politics. However, it is possible to notice that he identifies the possibility of political achievement in those dualities instead, since it is in the interval between the dual poles that the political action is developed, by means of the exercise of democracy in the anarchical supplement. By considering this peculiar way of thinking, this paper analyzes the paradoxical movement of duality in Rancière from the perspective of the democratic political action of two women: Olympe de Gouges, who, more than 200 year ago in France, stated that if women could be punished on the scaffold, they could occupy the tribune as well; and Eulina Rabêlo, in Brazil, whose stable same-sex union was judicially recognized in 2004 (known as Eulina/Astrid case) to charge her duties, but without guaranteeing her the rights derived from that union. Therefore, with the use of these two examples, the paper aims to evidence the importance of duality to the political action in Rancière by pointing out the anarchical supplement as a way to achieve democracy.Keywords: political action; democracy; anarchical supplement; dualities; Rancière.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/3289610.12957/rqi.2018.32896REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 11 n. 04 (2018): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 11, N°04; 2406-24191516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/32896/27048Copyright (c) 2018 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoman, Jaqueline FátimaDreher Heuser, Ester Maria2019-01-16T16:08:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32896Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2019-01-16T16:08:32Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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Roman, Jaqueline Fátima
Democracia e participação política das mulheres
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