A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Marlene Helena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Quaestio Iuris (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/41943
Resumo: A internet se transformou nos últimos anos numa importante ferramenta no processo de comunicação entre as pessoas, bem como, na realização dos mais variados negócios. Paralelo aos benefícios em razão da abrangência por ela alcançada, também são contabilizados uma série de malefícios, sobretudo, o que diz respeito ao seu mau uso. Simultaneamente com o benefício desse serviço surgiram os crimes virtuais, porém, o ordenamento jurídico pátrio não acompanhou a velocidade de crescimento do uso desta importante tecnologia. Existem projetos de lei que aguardam serem sancionados a mais de três anos e, enquanto isso, os criminosos se aperfeiçoam cada dia mais. O resultado desta disparidade é verificado no número de casos de pessoas lesadas e de indivíduos responsabilizados por estes crimes. Assim, este artigo versa sobre a responsabilidade civil e criminal relacionada à internet, cujo recorte repousa nas condutas adotadas pelos internautas em relação a alguns aspectos, fazendo do espaço virtual uma “terra sem lei”. Pretende-se discutir o significado de responsabilidade civil e criminal e como os tribunais brasileiros tem se posicionado em relação a esses crimes. Utilizou-se da revisão bibliográfica como aporte metodológico, bem como, a abordagem hipotético-dedutivo, cuja toma por base a percepção e o aprofundamento teórico de um determinado problema. O resultado dessa análise mostrou que as pessoas precisam estar atentas para as condutas adotadas na internet e assumir responsabilidades diante de seus atos, pois ninguém é obrigado a sofrer todo tipo de ofensa, tampouco ficar indiferente em face da mesma. 
id UERJ-8_d9da3be286cde0f1321cd8608d80e60f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/41943
network_acronym_str UERJ-8
network_name_str Revista Quaestio Iuris (Online)
repository_id_str
spelling A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiroResponsabilidade civil. Responsabilidade criminal. Internet.A internet se transformou nos últimos anos numa importante ferramenta no processo de comunicação entre as pessoas, bem como, na realização dos mais variados negócios. Paralelo aos benefícios em razão da abrangência por ela alcançada, também são contabilizados uma série de malefícios, sobretudo, o que diz respeito ao seu mau uso. Simultaneamente com o benefício desse serviço surgiram os crimes virtuais, porém, o ordenamento jurídico pátrio não acompanhou a velocidade de crescimento do uso desta importante tecnologia. Existem projetos de lei que aguardam serem sancionados a mais de três anos e, enquanto isso, os criminosos se aperfeiçoam cada dia mais. O resultado desta disparidade é verificado no número de casos de pessoas lesadas e de indivíduos responsabilizados por estes crimes. Assim, este artigo versa sobre a responsabilidade civil e criminal relacionada à internet, cujo recorte repousa nas condutas adotadas pelos internautas em relação a alguns aspectos, fazendo do espaço virtual uma “terra sem lei”. Pretende-se discutir o significado de responsabilidade civil e criminal e como os tribunais brasileiros tem se posicionado em relação a esses crimes. Utilizou-se da revisão bibliográfica como aporte metodológico, bem como, a abordagem hipotético-dedutivo, cuja toma por base a percepção e o aprofundamento teórico de um determinado problema. O resultado dessa análise mostrou que as pessoas precisam estar atentas para as condutas adotadas na internet e assumir responsabilidades diante de seus atos, pois ninguém é obrigado a sofrer todo tipo de ofensa, tampouco ficar indiferente em face da mesma. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/4194310.12957/rqi.2020.41943REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 13 n. 01 (2020): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 13, N°01; 480-5071516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/41943/33953Copyright (c) 2020 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Marlene Helena2020-12-15T17:38:16Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/41943Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2020-12-15T17:38:16Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiro
title A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiro
spellingShingle A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiro
França, Marlene Helena
Responsabilidade civil. Responsabilidade criminal. Internet.
title_short A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiro
title_full A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiro
title_fullStr A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiro
title_full_unstemmed A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiro
title_sort A responsabilidade civil e criminal na internet: o papel do judiciário brasileiro
author França, Marlene Helena
author_facet França, Marlene Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Marlene Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade civil. Responsabilidade criminal. Internet.
topic Responsabilidade civil. Responsabilidade criminal. Internet.
description A internet se transformou nos últimos anos numa importante ferramenta no processo de comunicação entre as pessoas, bem como, na realização dos mais variados negócios. Paralelo aos benefícios em razão da abrangência por ela alcançada, também são contabilizados uma série de malefícios, sobretudo, o que diz respeito ao seu mau uso. Simultaneamente com o benefício desse serviço surgiram os crimes virtuais, porém, o ordenamento jurídico pátrio não acompanhou a velocidade de crescimento do uso desta importante tecnologia. Existem projetos de lei que aguardam serem sancionados a mais de três anos e, enquanto isso, os criminosos se aperfeiçoam cada dia mais. O resultado desta disparidade é verificado no número de casos de pessoas lesadas e de indivíduos responsabilizados por estes crimes. Assim, este artigo versa sobre a responsabilidade civil e criminal relacionada à internet, cujo recorte repousa nas condutas adotadas pelos internautas em relação a alguns aspectos, fazendo do espaço virtual uma “terra sem lei”. Pretende-se discutir o significado de responsabilidade civil e criminal e como os tribunais brasileiros tem se posicionado em relação a esses crimes. Utilizou-se da revisão bibliográfica como aporte metodológico, bem como, a abordagem hipotético-dedutivo, cuja toma por base a percepção e o aprofundamento teórico de um determinado problema. O resultado dessa análise mostrou que as pessoas precisam estar atentas para as condutas adotadas na internet e assumir responsabilidades diante de seus atos, pois ninguém é obrigado a sofrer todo tipo de ofensa, tampouco ficar indiferente em face da mesma. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/41943
10.12957/rqi.2020.41943
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/41943
identifier_str_mv 10.12957/rqi.2020.41943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/41943/33953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA QUAESTIO IURIS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA QUAESTIO IURIS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 13 n. 01 (2020): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 13, N°01; 480-507
1516-0351
1807-8389
reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Quaestio Iuris (Online)
collection Revista Quaestio Iuris (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv danielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com
_version_ 1799318558946099200