Hybrid ideologies in poets from Minas Gerais in the 18th century

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Melânia Silva de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26066
Resumo: A obra dos chamados “poetas inconfidentes” de Minas Gerais, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto, examinada à luz de documentos históricos e de fontes textuais, pode oferecer sugestivas possibilidades de leitura e compreensão de sua trajetória estética e ideológica. O peso da censura estatal exercida à época, cerceando a livre manifestação do espírito, e as condições a que estiveram sujeitos esses poetas quando de sua prisão e julgamento, são claros indícios do muito que se perdeu de sua produção manuscrita, o que tem dificultado amplo acesso a suas ideias. Ultimamente, a reunião da extensa produção inédita e esparsa de Cláudio Manuel da Costa, assim como a localização de fontes textuais de parte dessa produção, permite maior proximidade com a gênese de sua obra e contribui para melhor avaliação do autor e do período. Alguns aspectos da obra literária de Cláudio Manuel da Costa serão privilegiados no presente estudo, tendo-se em vista os significados de marcas de cunho estético e/ou ideológico registradas em manuscritos do autor.
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spelling Hybrid ideologies in poets from Minas Gerais in the 18th centuryIdeologias cruzadas em poetas do setecentos em Minas Geraisséculo XVIIIfontes textuaisMinas GeraisCláudio Manuel da Costa.XVIIIth centurytextual sourcesMinas GeraisCláudio Manuel da Costa.A obra dos chamados “poetas inconfidentes” de Minas Gerais, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto, examinada à luz de documentos históricos e de fontes textuais, pode oferecer sugestivas possibilidades de leitura e compreensão de sua trajetória estética e ideológica. O peso da censura estatal exercida à época, cerceando a livre manifestação do espírito, e as condições a que estiveram sujeitos esses poetas quando de sua prisão e julgamento, são claros indícios do muito que se perdeu de sua produção manuscrita, o que tem dificultado amplo acesso a suas ideias. Ultimamente, a reunião da extensa produção inédita e esparsa de Cláudio Manuel da Costa, assim como a localização de fontes textuais de parte dessa produção, permite maior proximidade com a gênese de sua obra e contribui para melhor avaliação do autor e do período. Alguns aspectos da obra literária de Cláudio Manuel da Costa serão privilegiados no presente estudo, tendo-se em vista os significados de marcas de cunho estético e/ou ideológico registradas em manuscritos do autor.The work of the so-called “poetas inconfidentes” of Minas Gerais, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga and Inácio José de Alvarenga Peixoto, when examined in the light of historical documents and textual sources, can offer suggestive possibilities of reading and understanding of their aesthetic and ideological development. The weight of State censorship of their time, restricting free expression of the spirit, and the conditions to which these poets were subjected when arrested and tried, are clear indications that much of their manuscripts was lost, which has hindered full access to their ideas. The recent gathering of the extensive, unpublished and sparse work of Cláudio Manuel da Costa, and the discovery of textual sources of part of his production allow a greater proximity with the genesis of his work and contribute to a better assessment of the author and his period. Bearing in mind the meanings of aesthetic and ideological marks registered on the author’s manuscripts, some aspects of the literary work of Cláudio Manuel da Costa are privileged in the present study.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2011-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26066Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 18 n. 29 (2011): Século XVIIIMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 18 No. 29 (2011): The 18th Century2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26066/18658Aguiar, Melânia Silva deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26066Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:38Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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