An approach to initial teacher education in a virtual learning environment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213 |
Resumo: | Neste artigo, pretende-se verificar como participantes de um curso de formação inicial docente, nas práticas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), vão refletir sobre sua própria experiência de aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico em que se busca respaldar a análise é a Teoria Semiolinguística do Discurso, de Charaudeau (2005, 2008), considerando-se, sobretudo, a concepção de ato de linguagem como uma interação de intencionalidades. Os dados para análise foram gerados a partir de um fórum de apresentação, no escopo da disciplina Linguagem I, oferecida no ano de 2015, pela Plataforma Moodle, para alunos em formação inicial docente. O objetivo desse fórum era que os participantes se apresentassem e fizessem comentários acerca de seu processo de alfabetização. Assim, busca-se verificar quais comportamentos enunciativos esses alunos (em formação inicial docente) apresentam na mise en scène do ato comunicativo de que eles participam em contexto digital. Os resultados desse trabalho de análise permitem reconhecer a posição que o sujeito ocupa em relação ao interlocutor, em relação ao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz. |
id |
UERJ-9_377b304fa447cb20b54d4ddd7f8fdc7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39213 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
An approach to initial teacher education in a virtual learning environmentUma abordagem da formação inicial docente em ambiente virtual de aprendizagemTeacher educationinteraction in AVAenunciative behaviors.Formação docenteinteração em AVAcomportamentos enunciativos.Neste artigo, pretende-se verificar como participantes de um curso de formação inicial docente, nas práticas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), vão refletir sobre sua própria experiência de aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico em que se busca respaldar a análise é a Teoria Semiolinguística do Discurso, de Charaudeau (2005, 2008), considerando-se, sobretudo, a concepção de ato de linguagem como uma interação de intencionalidades. Os dados para análise foram gerados a partir de um fórum de apresentação, no escopo da disciplina Linguagem I, oferecida no ano de 2015, pela Plataforma Moodle, para alunos em formação inicial docente. O objetivo desse fórum era que os participantes se apresentassem e fizessem comentários acerca de seu processo de alfabetização. Assim, busca-se verificar quais comportamentos enunciativos esses alunos (em formação inicial docente) apresentam na mise en scène do ato comunicativo de que eles participam em contexto digital. Os resultados desse trabalho de análise permitem reconhecer a posição que o sujeito ocupa em relação ao interlocutor, em relação ao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.In this article, we intend to verify how participants of an initial teacher education. course, in the interaction practices in a virtual learning environment (VLE), will reflect on their own learning experience. To that end, the theoretical contribution sought to support the analysis is the Discourse Semiolinguistic Theory, by Charaudeau (2005, 2008), considering, above all, the concept of language act as an interaction of intentionalities. The data for analysis were generated from a presentation forum, within the scope of the discipline Linguagem I, offered in the year 2015, by the Moodle Platform, for students in initial teacher education. The purpose of this forum was for participants to introduce themselves and comment on their literacy process. Thus, it is sought to verify which enunciative behaviors these students (in initial teacher education) present in the mise en scène of the communicative act of which they participate in digital context. The results of this work of analysis allow us to recognize the position that the subject occupies in relation to the interlocutor, in relation to what he himself says and also in relation to what the other says.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3921310.12957/matraga.2019.39213Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 47 (2019): Interações mediadas por tecnologia; 396-414MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 47 (2019): Technology-mediated interactions; 396-4142446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213/30904Casotti, Janayna Bertollo CozerTeixeira, Daísainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T15:01:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39213Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-11-27T15:01:38Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
An approach to initial teacher education in a virtual learning environment Uma abordagem da formação inicial docente em ambiente virtual de aprendizagem |
title |
An approach to initial teacher education in a virtual learning environment |
spellingShingle |
An approach to initial teacher education in a virtual learning environment Casotti, Janayna Bertollo Cozer Teacher education interaction in AVA enunciative behaviors. Formação docente interação em AVA comportamentos enunciativos. |
title_short |
An approach to initial teacher education in a virtual learning environment |
title_full |
An approach to initial teacher education in a virtual learning environment |
title_fullStr |
An approach to initial teacher education in a virtual learning environment |
title_full_unstemmed |
An approach to initial teacher education in a virtual learning environment |
title_sort |
An approach to initial teacher education in a virtual learning environment |
author |
Casotti, Janayna Bertollo Cozer |
author_facet |
Casotti, Janayna Bertollo Cozer Teixeira, Daísa |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Daísa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casotti, Janayna Bertollo Cozer Teixeira, Daísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher education interaction in AVA enunciative behaviors. Formação docente interação em AVA comportamentos enunciativos. |
topic |
Teacher education interaction in AVA enunciative behaviors. Formação docente interação em AVA comportamentos enunciativos. |
description |
Neste artigo, pretende-se verificar como participantes de um curso de formação inicial docente, nas práticas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), vão refletir sobre sua própria experiência de aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico em que se busca respaldar a análise é a Teoria Semiolinguística do Discurso, de Charaudeau (2005, 2008), considerando-se, sobretudo, a concepção de ato de linguagem como uma interação de intencionalidades. Os dados para análise foram gerados a partir de um fórum de apresentação, no escopo da disciplina Linguagem I, oferecida no ano de 2015, pela Plataforma Moodle, para alunos em formação inicial docente. O objetivo desse fórum era que os participantes se apresentassem e fizessem comentários acerca de seu processo de alfabetização. Assim, busca-se verificar quais comportamentos enunciativos esses alunos (em formação inicial docente) apresentam na mise en scène do ato comunicativo de que eles participam em contexto digital. Os resultados desse trabalho de análise permitem reconhecer a posição que o sujeito ocupa em relação ao interlocutor, em relação ao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigos de linguística artigos de linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213 10.12957/matraga.2019.39213 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213 |
identifier_str_mv |
10.12957/matraga.2019.39213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213/30904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 47 (2019): Interações mediadas por tecnologia; 396-414 MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 47 (2019): Technology-mediated interactions; 396-414 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1799318494254202880 |