An approach to initial teacher education in a virtual learning environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Daísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213
Resumo: Neste artigo, pretende-se verificar como participantes de um curso de formação inicial docente, nas práticas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), vão refletir sobre sua própria experiência de aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico em que se busca respaldar a análise é a Teoria Semiolinguística do Discurso, de Charaudeau (2005, 2008), considerando-se, sobretudo, a concepção de ato de linguagem como uma interação de intencionalidades. Os dados para análise foram gerados a partir de um fórum de apresentação, no escopo da disciplina Linguagem I, oferecida no ano de 2015, pela Plataforma Moodle, para alunos em formação inicial docente. O objetivo desse fórum era que os participantes se apresentassem e fizessem comentários acerca de seu processo de alfabetização. Assim, busca-se verificar quais comportamentos enunciativos esses alunos (em formação inicial docente) apresentam na mise en scène do ato comunicativo de que eles participam em contexto digital. Os resultados desse trabalho de análise permitem reconhecer a posição que o sujeito ocupa em relação ao interlocutor, em relação ao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.
id UERJ-9_377b304fa447cb20b54d4ddd7f8fdc7b
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39213
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling An approach to initial teacher education in a virtual learning environmentUma abordagem da formação inicial docente em ambiente virtual de aprendizagemTeacher educationinteraction in AVAenunciative behaviors.Formação docenteinteração em AVAcomportamentos enunciativos.Neste artigo, pretende-se verificar como participantes de um curso de formação inicial docente, nas práticas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), vão refletir sobre sua própria experiência de aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico em que se busca respaldar a análise é a Teoria Semiolinguística do Discurso, de Charaudeau (2005, 2008), considerando-se, sobretudo, a concepção de ato de linguagem como uma interação de intencionalidades. Os dados para análise foram gerados a partir de um fórum de apresentação, no escopo da disciplina Linguagem I, oferecida no ano de 2015, pela Plataforma Moodle, para alunos em formação inicial docente. O objetivo desse fórum era que os participantes se apresentassem e fizessem comentários acerca de seu processo de alfabetização. Assim, busca-se verificar quais comportamentos enunciativos esses alunos (em formação inicial docente) apresentam na mise en scène do ato comunicativo de que eles participam em contexto digital. Os resultados desse trabalho de análise permitem reconhecer a posição que o sujeito ocupa em relação ao interlocutor, em relação ao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.In this article, we intend to verify how participants of an initial teacher education. course, in the interaction practices in a virtual learning environment (VLE), will reflect on their own learning experience. To that end, the theoretical contribution sought to support the analysis is the Discourse Semiolinguistic Theory, by Charaudeau (2005, 2008), considering, above all, the concept of language act as an interaction of intentionalities. The data for analysis were generated from a presentation forum, within the scope of the discipline Linguagem I, offered in the year 2015, by the Moodle Platform, for students in initial teacher education. The purpose of this forum was for participants to introduce themselves and comment on their literacy process. Thus, it is sought to verify which enunciative behaviors these students (in initial teacher education) present in the mise en scène of the communicative act of which they participate in digital context. The results of this work of analysis allow us to recognize the position that the subject occupies in relation to the interlocutor, in relation to what he himself says and also in relation to what the other says.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3921310.12957/matraga.2019.39213Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 47 (2019): Interações mediadas por tecnologia; 396-414MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 47 (2019): Technology-mediated interactions; 396-4142446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213/30904Casotti, Janayna Bertollo CozerTeixeira, Daísainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T15:01:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39213Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-11-27T15:01:38Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv An approach to initial teacher education in a virtual learning environment
Uma abordagem da formação inicial docente em ambiente virtual de aprendizagem
title An approach to initial teacher education in a virtual learning environment
spellingShingle An approach to initial teacher education in a virtual learning environment
Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Teacher education
interaction in AVA
enunciative behaviors.
Formação docente
interação em AVA
comportamentos enunciativos.
title_short An approach to initial teacher education in a virtual learning environment
title_full An approach to initial teacher education in a virtual learning environment
title_fullStr An approach to initial teacher education in a virtual learning environment
title_full_unstemmed An approach to initial teacher education in a virtual learning environment
title_sort An approach to initial teacher education in a virtual learning environment
author Casotti, Janayna Bertollo Cozer
author_facet Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Teixeira, Daísa
author_role author
author2 Teixeira, Daísa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Teixeira, Daísa
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher education
interaction in AVA
enunciative behaviors.
Formação docente
interação em AVA
comportamentos enunciativos.
topic Teacher education
interaction in AVA
enunciative behaviors.
Formação docente
interação em AVA
comportamentos enunciativos.
description Neste artigo, pretende-se verificar como participantes de um curso de formação inicial docente, nas práticas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), vão refletir sobre sua própria experiência de aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico em que se busca respaldar a análise é a Teoria Semiolinguística do Discurso, de Charaudeau (2005, 2008), considerando-se, sobretudo, a concepção de ato de linguagem como uma interação de intencionalidades. Os dados para análise foram gerados a partir de um fórum de apresentação, no escopo da disciplina Linguagem I, oferecida no ano de 2015, pela Plataforma Moodle, para alunos em formação inicial docente. O objetivo desse fórum era que os participantes se apresentassem e fizessem comentários acerca de seu processo de alfabetização. Assim, busca-se verificar quais comportamentos enunciativos esses alunos (em formação inicial docente) apresentam na mise en scène do ato comunicativo de que eles participam em contexto digital. Os resultados desse trabalho de análise permitem reconhecer a posição que o sujeito ocupa em relação ao interlocutor, em relação ao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213
10.12957/matraga.2019.39213
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213
identifier_str_mv 10.12957/matraga.2019.39213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39213/30904
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 47 (2019): Interações mediadas por tecnologia; 396-414
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 47 (2019): Technology-mediated interactions; 396-414
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318494254202880