O podcast como gênero discursivo-digital: história, usos e definições atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Raissa Goncalves de Andrade
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Matos, Denilson Pereira de, Pessoa, Ercilene Azevedo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/77272
Resumo: O presente texto constitui um estudo sobre o podcast, definido por Rezende (2007, p. 2) como um “sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros pela internet”. Apesar do amplo acesso, observamos que há uma escassez da literatura sobre o assunto. O podcast é uma presença constante em diversas esferas de nossa vida cotidiana e sua grande versatilidade torna sua definição bastante complexa. Portanto, é neces­sária uma proposta taxonômica em relação ao seu uso. Com base na classificação de Carvalho, Aguiar e Marciel (2009), bem como nas pesquisas de Uchôa (2010), Jesus (2014) e Cardoso (2021), que exploraram a integração do podcast em práticas pedagógicas, e em Oliveira (2018), que focou no âmbito jornalístico, buscamos estabelecer uma nova taxonomia que englobasse aspectos relevantes para a compreensão do podcast. Como resultado, ampliamos e criamos doze categorias, considerando tanto os aspectos funcionais quanto formais de sua composição. Assim, sendo o podcast um gênero versátil e dinâmico, e ainda que ele opte pelo áudio como seu principal meio, ele não é construído de maneira aleatória. Além disso, um podcast se desenvolve com base em padrões que são responsáveis por sua materialização. Portanto, com base na abordagem de Bakhtin (2006 [1952-1953]) e nas pesquisas de Marcuschi (2008), podemos afirmar que o pod­cast se configura como um gênero, admitido como um “ItemNet” (MATOS, 2020; 2022) de suporte.
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