O podcast como gênero discursivo-digital: história, usos e definições atuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/77272 |
Resumo: | O presente texto constitui um estudo sobre o podcast, definido por Rezende (2007, p. 2) como um “sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros pela internet”. Apesar do amplo acesso, observamos que há uma escassez da literatura sobre o assunto. O podcast é uma presença constante em diversas esferas de nossa vida cotidiana e sua grande versatilidade torna sua definição bastante complexa. Portanto, é necessária uma proposta taxonômica em relação ao seu uso. Com base na classificação de Carvalho, Aguiar e Marciel (2009), bem como nas pesquisas de Uchôa (2010), Jesus (2014) e Cardoso (2021), que exploraram a integração do podcast em práticas pedagógicas, e em Oliveira (2018), que focou no âmbito jornalístico, buscamos estabelecer uma nova taxonomia que englobasse aspectos relevantes para a compreensão do podcast. Como resultado, ampliamos e criamos doze categorias, considerando tanto os aspectos funcionais quanto formais de sua composição. Assim, sendo o podcast um gênero versátil e dinâmico, e ainda que ele opte pelo áudio como seu principal meio, ele não é construído de maneira aleatória. Além disso, um podcast se desenvolve com base em padrões que são responsáveis por sua materialização. Portanto, com base na abordagem de Bakhtin (2006 [1952-1953]) e nas pesquisas de Marcuschi (2008), podemos afirmar que o podcast se configura como um gênero, admitido como um “ItemNet” (MATOS, 2020; 2022) de suporte. |
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O podcast como gênero discursivo-digital: história, usos e definições atuaisPodcast as a digital-discursive genre: history, uses and current definitionsItemNetPodcastGênero discursivoGênero digitalItemNetPodcastDiscursive genreDigital genreO presente texto constitui um estudo sobre o podcast, definido por Rezende (2007, p. 2) como um “sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros pela internet”. Apesar do amplo acesso, observamos que há uma escassez da literatura sobre o assunto. O podcast é uma presença constante em diversas esferas de nossa vida cotidiana e sua grande versatilidade torna sua definição bastante complexa. Portanto, é necessária uma proposta taxonômica em relação ao seu uso. Com base na classificação de Carvalho, Aguiar e Marciel (2009), bem como nas pesquisas de Uchôa (2010), Jesus (2014) e Cardoso (2021), que exploraram a integração do podcast em práticas pedagógicas, e em Oliveira (2018), que focou no âmbito jornalístico, buscamos estabelecer uma nova taxonomia que englobasse aspectos relevantes para a compreensão do podcast. Como resultado, ampliamos e criamos doze categorias, considerando tanto os aspectos funcionais quanto formais de sua composição. Assim, sendo o podcast um gênero versátil e dinâmico, e ainda que ele opte pelo áudio como seu principal meio, ele não é construído de maneira aleatória. Além disso, um podcast se desenvolve com base em padrões que são responsáveis por sua materialização. Portanto, com base na abordagem de Bakhtin (2006 [1952-1953]) e nas pesquisas de Marcuschi (2008), podemos afirmar que o podcast se configura como um gênero, admitido como um “ItemNet” (MATOS, 2020; 2022) de suporte.This text constitutes a study on the podcast, defined by Rezende (2007, p. 2) as a “system for producing and disseminating sound content over the internet”. Despite wide access, we observed that there is a scarcity of literature on the subject. The podcast is a constant presence in different areas of our daily lives, and its great versatility makes its definition quite complex. Therefore, a taxonomic proposal regarding its use is necessary. Based on the classification of Carvalho, Aguiar and Marciel (2009), as well as research by Uchôa (2010), Jesus (2014) and Cardoso (2021), who explored the integration of podcasts into pedagogical practices and in Oliveira (2018), which focused on the journalistic scope, we sought to establish a new taxonomy that encompasses relevant aspects to understanding the podcast. As a result, we expanded and created twelve categories, considering both the functional and formal aspects of their composition. So, even though the podcast is a versatile and dynamic genre, and even though it opts for audio as its main medium, it is not constructed randomly. Furthermore, a podcast is developed based on patterns that are responsible for its materialization. Therefore, based on Bakhtin’s (2006 [1952-1953]) approach and Marcuschi’s (2008) research, we can state that the podcast is configured as a genre, admitted as an “ItemNet” (MATOS, 2020; 2022) of support.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2024-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/7727210.12957/matraga.2024.77272Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 31 n. 61 (2024): Miscelânea; 55-74MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 31 No. 61 (2024): Miscelânea; 55-742446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/77272/49119https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Raissa Goncalves de AndradeMatos, Denilson Pereira dePessoa, Ercilene Azevedo Silva2024-01-28T03:56:27Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77272Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2024-01-28T03:56:27Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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