O gênero podcast nas aulas de língua portuguesa: itinerários para o desenvolver a argumentatividade na redação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Úrsula Pereira.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36779
Resumo: O constante desenvolvimento tecnológico permeia o cotidiano contemporâneo, e a internet, em particular, propicia a interação com diversos gêneros textuais, promovendo novas práticas de leitura e escrita. Nesse contexto, o podcast surge como um instrumento pedagógico relevante para aprimorar a redação escolar e o desenvolvimento das estratégias argumentativas, bem como para fortalecer a sustentação de teses e argumentos. Diante de tal cenário, este estudo objetiva analisar a contribuição do podcast para a produção do gênero redação escolar/texto dissertativo­argumentativo por alunos do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública do estado do Ceará. Os objetivos específicos incluem a discussão de aspectos teóricos da argumentação na língua, dos gêneros textuais/discursivos e do ensino de texto em sala de aula, a descrição do processo de construção da argumentatividade do podcast, a identificação das contribuições do podcast para a produção do texto argumentativo em sala de aula, e a elaboração de um caderno pedagógico com propostas de atividades de produção textual. A pesquisa ancora­se nos estudos de Ducrot (2020), Koch (2011; 2020; 2021), Elias (2011), Antunes (2003), Schneuwly e Dolz (2004), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2015), Marcuschi (2008) e Bakhtin (1997; 2003). Trata­se de uma pesquisa­ação qualitativa que adota os princípios da Semântica Argumentativa, sendo também interventiva, utilizando atividades diagnósticas, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa, observação e análise das redações produzidas. A análise dos resultados do estudo indica o sucesso da pesquisa­ ação desenvolvida, visto que os alunos do 9º ano participantes demonstraram ser capazes de, ao longo da aplicação das oficinas, ouvir um podcast, discutir com propriedade a respeito de seu conteúdo sociocomunicativo e redigir com autonomia um texto dissertativo com argumentos consistentes. Por fim, o estudo apresenta um caderno pedagógico com seis oficinas que propõem atividades de produção textual com base em diversos gêneros textuais, visando apoiar os professores de língua portuguesa no processo de mediação da escrita da redação escolar. Com isso, busca­se integrar a prática da argumentação às propostas de produção escrita de textos dissertativos­argumentativos, realizadas em sala de aula por meio do gênero podcast, com o objetivo de desenvolver competências e habilidades que capacitem os alunos a defender suas ideias de forma eficaz.
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Diante de tal cenário, este estudo objetiva analisar a contribuição do podcast para a produção do gênero redação escolar/texto dissertativo­argumentativo por alunos do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública do estado do Ceará. Os objetivos específicos incluem a discussão de aspectos teóricos da argumentação na língua, dos gêneros textuais/discursivos e do ensino de texto em sala de aula, a descrição do processo de construção da argumentatividade do podcast, a identificação das contribuições do podcast para a produção do texto argumentativo em sala de aula, e a elaboração de um caderno pedagógico com propostas de atividades de produção textual. A pesquisa ancora­se nos estudos de Ducrot (2020), Koch (2011; 2020; 2021), Elias (2011), Antunes (2003), Schneuwly e Dolz (2004), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2015), Marcuschi (2008) e Bakhtin (1997; 2003). Trata­se de uma pesquisa­ação qualitativa que adota os princípios da Semântica Argumentativa, sendo também interventiva, utilizando atividades diagnósticas, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa, observação e análise das redações produzidas. A análise dos resultados do estudo indica o sucesso da pesquisa­ ação desenvolvida, visto que os alunos do 9º ano participantes demonstraram ser capazes de, ao longo da aplicação das oficinas, ouvir um podcast, discutir com propriedade a respeito de seu conteúdo sociocomunicativo e redigir com autonomia um texto dissertativo com argumentos consistentes. Por fim, o estudo apresenta um caderno pedagógico com seis oficinas que propõem atividades de produção textual com base em diversos gêneros textuais, visando apoiar os professores de língua portuguesa no processo de mediação da escrita da redação escolar. Com isso, busca­se integrar a prática da argumentação às propostas de produção escrita de textos dissertativos­argumentativos, realizadas em sala de aula por meio do gênero podcast, com o objetivo de desenvolver competências e habilidades que capacitem os alunos a defender suas ideias de forma eficaz.Constant technological development permeates contemporary daily life, and the internet, in particular, provides interaction with various textual genres, promoting new reading and writing practices. In this context, the podcast emerges as a relevant pedagogical tool to improve school writing and the development of argumentative strategies, as well as to strengthen the support of theses and arguments. In view of this scenario, this study aims to analyze the contribution of the podcast to the production of the genre school writing/essay­ argumentative text by students of the 9th grade of elementary school in a public school in the state of Ceará. The specific objectives include the discussion of theoretical aspects of argumentation in language, textual/discursive genres and text teaching in the classroom, the description of the process of construction of the podcast's argumentativeness, the identification of the podcast's contributions to the production of the argumentative text in the classroom, and the elaboration of a pedagogical notebook with proposals for textual production activities. The research is based on the studies of Ducrot (2020), Koch (2011; 2020; 2021), Elias (2011), Antunes (2003), Schneuwly and Dolz (2004), Ferrarezi Jr. and Carvalho (2015), Marcuschi (2008) and Bakhtin (1997; 2003). It is a qualitative action research that adopts the principles of Argumentative Semantics, and is also interventional, using diagnostic activities, semi­structured interviews, conversation circles, observation and analysis of the essays produced. The analysis of the results of the study indicates the success of the action research developed, since the participating 9th grade students demonstrated that they are able, throughout the application of the workshops, to listen to a podcast, discuss with propriety about its socio­communicative content and write with autonomy an essay text with consistent arguments. Finally, the study presents a pedagogical notebook with six workshops that propose textual production activities based on various textual genres, aiming to support Portuguese language teachers in the process of mediating the writing of school writing. With this, it seeks to integrate the practice of argumentation with the proposals for the written production of essay­argumentative texts, carried out in the classroom through the podcast genre, with the objective of developing skills and abilities that enable students to defend their ideas effectively.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGBARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.BARBOSA, M. V. L. M.http://lattes.cnpq.br/8583361104101777DUTRA, Wescley Rodrigues.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.TEIXEIRA, Úrsula Pereira.2024-04-082024-07-22T15:15:48Z2024-07-222024-07-22T15:15:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36779TEIXEIRA, Úrsula Pereira. O gênero podcast nas aulas de língua portuguesa: itinerários para o desenvolver a argumentatividade na redação. 2024. 145f. 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