Reflections about the scientific doing and the role of language in the discourse of the dissemination of knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Campos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39211
Resumo: O presente artigo propõe reflexões sobre o fazer científico e o papel da lingua(gem) no discurso da divulgação do conhecimento. A proposta é verificar os efeitos que emergem da relação: condições de produção do discurso, ciência, tecnologia e mídia, analisando os sentidos que são gerados e geridos quando o conhecimento científico circula tanto nos grandes espaços midiáticos, quanto nos espaços especializados mais restritos. Para discutir os conceitos de democratização e espetacularização do conhecimento e considerando a influência de outras discursividades [e suas memórias] na construção de significados e significações, nos apoiaremos nos pressupostos de Debord (1997), Guimarães (2003), Araújo (2004), Orlandi (2010), Dias (2011) e Zoppi-Fontana (2017). Concluiu- -se que a visibilidade concedida à Ciência nos espaços midiáticos não especializados ainda é necessária, apesar de (re)significar o sentido dela para o grande público – reduzindo-o, por vezes, ao seu aspecto pragmático. E que a presença das universidades nos meios eletrônicos de divulgação, apesar de incipiente, constitui-se uma forma de resistência que tem tentado dirigir-se não apenas aos pares, mantendo a essência do fazer científico. Entendemos que é preciso promover deslizamentos na ordem dos critérios de divulgação para que ao invés de um embate de forças entre os espaços midiáticos e os meios especializados, haja uma ampliação do discurso sobre o fazer científico em prol de uma visibilidade efetiva, equânime e capaz de construir inteligibilidades outras em prol de uma sociedade melhor.
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spelling Reflections about the scientific doing and the role of language in the discourse of the dissemination of knowledgeReflexões sobre o fazer científico e o papel da linguagem no discurso da divulgação do conhecimentoLanguage. Discourse. Science Media. Dissemination.Lingua(gem). Discurso. Ciência. Mídia. DivulgaçãoO presente artigo propõe reflexões sobre o fazer científico e o papel da lingua(gem) no discurso da divulgação do conhecimento. A proposta é verificar os efeitos que emergem da relação: condições de produção do discurso, ciência, tecnologia e mídia, analisando os sentidos que são gerados e geridos quando o conhecimento científico circula tanto nos grandes espaços midiáticos, quanto nos espaços especializados mais restritos. Para discutir os conceitos de democratização e espetacularização do conhecimento e considerando a influência de outras discursividades [e suas memórias] na construção de significados e significações, nos apoiaremos nos pressupostos de Debord (1997), Guimarães (2003), Araújo (2004), Orlandi (2010), Dias (2011) e Zoppi-Fontana (2017). Concluiu- -se que a visibilidade concedida à Ciência nos espaços midiáticos não especializados ainda é necessária, apesar de (re)significar o sentido dela para o grande público – reduzindo-o, por vezes, ao seu aspecto pragmático. E que a presença das universidades nos meios eletrônicos de divulgação, apesar de incipiente, constitui-se uma forma de resistência que tem tentado dirigir-se não apenas aos pares, mantendo a essência do fazer científico. Entendemos que é preciso promover deslizamentos na ordem dos critérios de divulgação para que ao invés de um embate de forças entre os espaços midiáticos e os meios especializados, haja uma ampliação do discurso sobre o fazer científico em prol de uma visibilidade efetiva, equânime e capaz de construir inteligibilidades outras em prol de uma sociedade melhor.This present work is a reflection on the scientific doing and the role of language in the discourse of dissemination of knowledge. The proposition is to examine the effects that emerge from the relationship between conditions of discourse production, science, technology and media, analyzing the meanings that are generated and managed when knowledge is widely disseminated in large media spaces as well as in most restricted specialized spaces. In order to discuss the concepts of democratization and the spectacularization of knowledge considering the influence of other discursivities [and their memories] in the construction of these meanings and significations, we will be supported by the assumptions of Debord (1997), Guimarães (2003), Araújo (2004), Orlandi. (2010), Dias (2011) and Zoppi-Fontana (2017). It was concluded that the visibility granted to science in the media spaces is still necessary, although it (re)signifies its meaning to the general public – reducing it, sometimes, to its pragmatic aspect. And the presence of universities in electronic means of dissemination, despite being incipient, constitutes a form of resistance that has attempted to address itself not just in pairs, keeping the essence of scientific doing. We understand that it is necessary to promote the sliding of meanings in the order of dissemination criteria so that, instead of a clash of forces between media spaces and specialized media, there can be an expansion of discourse of scientific work for the effective and equitable visibility that can build other intelligibilities for the sake of a better society.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3921110.12957/matraga.2019.39211Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 47 (2019): Interações mediadas por tecnologia; 338-359MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 47 (2019): Technology-mediated interactions; 338-3592446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/39211/30900Silva, Flávia Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T15:01:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39211Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-11-27T15:01:38Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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