Teacher education and teaching of Portuguese in East Timor: perceptions of Brazilian teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Joice Eloi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/33956
Resumo: Em 2002, após o processo de restauração da independência, a Re­pública Democrática de Timor-Leste elegeu como línguas oficiais e de instrução a língua portuguesa e a língua tétum. No processo de (re)introdução do português nas diversas esferas sociais do país atuaram, por meio do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP/CAPES), professo­res brasileiros de diferentes áreas do conhecimento. Desse conjunto de docentes, selecionamos, para participar deste trabalho, aqueles cuja prática em Timor era voltada ao ensino da língua portuguesa. Os dados coletados, por meio de instrumento de questionário, são enunciados escritos acerca da formação e da docência desses sujei­tos. A metodologia utilizada para análise dos dados fundamenta-se nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2010; 2011). Pela teoria do dialogismo, elegemos como categorias de análise dos enuncia­dos conceitos componentes do contexto extraverbal de sua produ­ção: conceito de cronotopo – tempo (histórico) e espaço (social) – e de valoração, avaliação social do sujeito que enuncia em relação ao objeto sobre o qual ele enuncia. De forma geral, a análise realizada permite entrever a existência de lacunas na formação dos profes­sores para atuação em Timor-Leste e, o reconhecimento, por parte desses sujeitos, da importância do uso da língua tétum e de aspec­tos da cultura timorense no ensino de português no país.
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spelling Teacher education and teaching of Portuguese in East Timor: perceptions of Brazilian teachersFormação docente e ensino de língua portuguesa em Timor-Leste: considerações de professores brasileirosPortugueseEast Timorteachingteacher education.Língua Portuguesa. Timor-Leste. Ensino. Formação docente.Em 2002, após o processo de restauração da independência, a Re­pública Democrática de Timor-Leste elegeu como línguas oficiais e de instrução a língua portuguesa e a língua tétum. No processo de (re)introdução do português nas diversas esferas sociais do país atuaram, por meio do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP/CAPES), professo­res brasileiros de diferentes áreas do conhecimento. Desse conjunto de docentes, selecionamos, para participar deste trabalho, aqueles cuja prática em Timor era voltada ao ensino da língua portuguesa. Os dados coletados, por meio de instrumento de questionário, são enunciados escritos acerca da formação e da docência desses sujei­tos. A metodologia utilizada para análise dos dados fundamenta-se nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2010; 2011). Pela teoria do dialogismo, elegemos como categorias de análise dos enuncia­dos conceitos componentes do contexto extraverbal de sua produ­ção: conceito de cronotopo – tempo (histórico) e espaço (social) – e de valoração, avaliação social do sujeito que enuncia em relação ao objeto sobre o qual ele enuncia. De forma geral, a análise realizada permite entrever a existência de lacunas na formação dos profes­sores para atuação em Timor-Leste e, o reconhecimento, por parte desses sujeitos, da importância do uso da língua tétum e de aspec­tos da cultura timorense no ensino de português no país.In 2002, after the independence of the Democratic Republic of East Timor was restored, Portuguese and Tetum became official languages and media of instruction. As Portuguese was (re) introduced in the various social spheres of the country, Brazilian teachers from different fields of knowledge worked through the Teacher Education and Portuguese Language Teaching Program in East Timor (PQLP / CAPES). The teachers particularly devoted to teaching Portuguese were selected for this research. Data were collected through a questionnaire and consisted of written utterances about these teachers’ education and teaching practices. The methodology used for data analysis was underpinned by the studies developed by Bakhtin (2010; 2011). Based on the theory of dialogism, the following concepts (which compose the extra-verbal context of the teachers’ written production) were selected as categories of analysis of their utterances: the concepts of chronotope - (historical) time and (social) space - and value-judgement, i.e., the subjects’ social evaluation of the object referred to by their utterances. Overall, the analysis showed that there are gaps in the professional education of teachers who will work in East Timor; moreover, these teachers acknowledge the importance of relying on Tetum and aspects of Timorese culture while teaching Portuguese in this country.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3395610.12957/matraga.2018.33956Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 44 (2018): Português língua não materna; 272-291MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 44 (2018): Portuguese non-maternal language; 272-2912446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/33956/26959Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Joice Eloi2019-07-09T04:04:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33956Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:17Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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