A instrução explícita e seus efeitos na produção e na percepção das fricativas anteriores do português brasileiro/L2 por hispanofalantes latino-americanos/L1
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/33838 |
Resumo: | No português, as fricativas anteriores surdas e sonoras constituem-se como fonemas e ocupam posição de contraste (CAMARA JR, 1977). No espanhol, enquanto as fricativas surdas constituem-se como fonemas, as sonoras só aparecem na língua como alofones posicionais ou por assimilação de vozeamento (HUALDE, 2014). Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de pronúncia e investigar os efeitos da instrução fonética explícita na produção e na percepção das fricativas anteriores sonoras por hispanofalantes latino-americanos aprendizes do português brasileiro. Os resultados, analisados com base nas teorias de percepção da fala em L2 (FLEGE, 1995; BEST, 1995; BEST; TYLER, 2007) e nas teorias dinamicistas sobre o desenvolvimento de L2 (LARSEN-FREEMAN, 1997; VERSPOOR, LOWIE, DE BOT, 2007), indicam, dentre outros aspectos, que a instrução explícita é uma ferramenta indispensável para o ensino da pronúncia em salas de Português como Língua Estrangeira. |
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A instrução explícita e seus efeitos na produção e na percepção das fricativas anteriores do português brasileiro/L2 por hispanofalantes latino-americanos/L1The explicit instruction and its effects in production and perception of Brazilian Portuguese anterior fricatives by Latin-American Spanish speakersPortuguês como Língua Estrangeira. Hispanofalantes. Instrução Explícita. Fricativas AnterioresPortuguese as a Foreign Language. Spanish spe¬akers. Explicit instruction. Anterior fricatives.No português, as fricativas anteriores surdas e sonoras constituem-se como fonemas e ocupam posição de contraste (CAMARA JR, 1977). No espanhol, enquanto as fricativas surdas constituem-se como fonemas, as sonoras só aparecem na língua como alofones posicionais ou por assimilação de vozeamento (HUALDE, 2014). Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de pronúncia e investigar os efeitos da instrução fonética explícita na produção e na percepção das fricativas anteriores sonoras por hispanofalantes latino-americanos aprendizes do português brasileiro. Os resultados, analisados com base nas teorias de percepção da fala em L2 (FLEGE, 1995; BEST, 1995; BEST; TYLER, 2007) e nas teorias dinamicistas sobre o desenvolvimento de L2 (LARSEN-FREEMAN, 1997; VERSPOOR, LOWIE, DE BOT, 2007), indicam, dentre outros aspectos, que a instrução explícita é uma ferramenta indispensável para o ensino da pronúncia em salas de Português como Língua Estrangeira.In Portuguese, voiceless and voiced anterior fricatives constitute phonemes and can contrast (CAMARA JR, 1977). In Spanish, while voiceless fricatives form phonemes, voiced fricatives only appear in this language or as positional allophones or in cases of voicing assimilation (HUALDE, 2014). This research aims to analyze the pronouncing strategies and to investigate the effects of phonetics explicit instruction in production and perception of voiced anterior fricatives by Latin-American Spanish speakers learners of Brazilian Portuguese. The results indicate, based on Theories of L2 Speech Perception (FLEGE, 1995; BEST, 1995; BEST; TYLER, 2007) and on a dynamical view of L2 development (LARSEN-FREEMAN, 1997; VERSPOOR, LOWIE, DE BOT, 2007), among other aspects, that explicit instruction is, surely, an indispensable tool for pronouncing teaching in Portuguese as a Foreign Language classes.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3383810.12957/matraga.2018.33838Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 44 (2018): Português língua não materna; 348-369MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 44 (2018): Portuguese non-maternal language; 348-3692446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/33838/26962Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Rafael Alves2021-06-28T15:56:01Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33838Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:56:01Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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