O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173349 |
Resumo: | Este artigo discute o papel da instrução na construção de conhecimento implícito sobre o aspecto em Espanhol como L2 por aprendizes brasileiros. Todos os sujeitos testados participaram nas tarefas de pré- e pós-teste, mas somente os participantes do grupo experimental receberam instrução explícita sobre o uso do pronome SE em Espanhol. Os resultados mostram que a intervenção pedagógica conduzida contribuiu significativamente para o aumento no grau de acurácia no reconhecimento e uso correto do pronome. |
id |
UFRGS-2_87fc2ced73db093c0796447fb15bc326 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173349 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Preuss, Elena OrtizFinger, Ingrid2018-03-14T02:38:34Z20081517-3453http://hdl.handle.net/10183/173349000703628Este artigo discute o papel da instrução na construção de conhecimento implícito sobre o aspecto em Espanhol como L2 por aprendizes brasileiros. Todos os sujeitos testados participaram nas tarefas de pré- e pós-teste, mas somente os participantes do grupo experimental receberam instrução explícita sobre o uso do pronome SE em Espanhol. Os resultados mostram que a intervenção pedagógica conduzida contribuiu significativamente para o aumento no grau de acurácia no reconhecimento e uso correto do pronome.This article discusses the role of instruction in the construction of implicit knowledge of aspect in L2 Spanish by Brazilian learners. Subjects were all asked to participate in the pre- and post-test tasks, but only participants belonging to the experimental group received explicit instruction on the use of the Spanish pronoun SE. Results show that the pedagogical intervention conducted contributed significantly to an increase in accuracy rates in both recognition and correct use of the pronoun.application/pdfporNonada : letras em revista. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 11 (2008), p. 111-128Língua espanholaAprendizagem de língua estrangeiraExplicit instructionExplicit and implicit knowledgePronoun SEAspectO papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícitoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703628.pdf000703628.pdfTexto completoapplication/pdf187823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173349/1/000703628.pdf700ad821976726587a5659077f2784e4MD51TEXT000703628.pdf.txt000703628.pdf.txtExtracted Texttext/plain34392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173349/2/000703628.pdf.txtf21a685645387d58b5ef29822e6e9ea5MD5210183/1733492018-03-15 02:32:10.856361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-15T05:32:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito |
title |
O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito |
spellingShingle |
O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito Preuss, Elena Ortiz Língua espanhola Aprendizagem de língua estrangeira Explicit instruction Explicit and implicit knowledge Pronoun SE Aspect |
title_short |
O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito |
title_full |
O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito |
title_fullStr |
O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito |
title_full_unstemmed |
O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito |
title_sort |
O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito |
author |
Preuss, Elena Ortiz |
author_facet |
Preuss, Elena Ortiz Finger, Ingrid |
author_role |
author |
author2 |
Finger, Ingrid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preuss, Elena Ortiz Finger, Ingrid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Aprendizagem de língua estrangeira |
topic |
Língua espanhola Aprendizagem de língua estrangeira Explicit instruction Explicit and implicit knowledge Pronoun SE Aspect |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Explicit instruction Explicit and implicit knowledge Pronoun SE Aspect |
description |
Este artigo discute o papel da instrução na construção de conhecimento implícito sobre o aspecto em Espanhol como L2 por aprendizes brasileiros. Todos os sujeitos testados participaram nas tarefas de pré- e pós-teste, mas somente os participantes do grupo experimental receberam instrução explícita sobre o uso do pronome SE em Espanhol. Os resultados mostram que a intervenção pedagógica conduzida contribuiu significativamente para o aumento no grau de acurácia no reconhecimento e uso correto do pronome. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-14T02:38:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173349 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-3453 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000703628 |
identifier_str_mv |
1517-3453 000703628 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nonada : letras em revista. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 11 (2008), p. 111-128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173349/1/000703628.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173349/2/000703628.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
700ad821976726587a5659077f2784e4 f21a685645387d58b5ef29822e6e9ea5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447655670611968 |