O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preuss, Elena Ortiz
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Finger, Ingrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173349
Resumo: Este artigo discute o papel da instrução na construção de conhecimento implícito sobre o aspecto em Espanhol como L2 por aprendizes brasileiros. Todos os sujeitos testados participaram nas tarefas de pré- e pós-teste, mas somente os participantes do grupo experimental receberam instrução explícita sobre o uso do pronome SE em Espanhol. Os resultados mostram que a intervenção pedagógica conduzida contribuiu significativamente para o aumento no grau de acurácia no reconhecimento e uso correto do pronome.
id UFRGS-2_87fc2ced73db093c0796447fb15bc326
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173349
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Preuss, Elena OrtizFinger, Ingrid2018-03-14T02:38:34Z20081517-3453http://hdl.handle.net/10183/173349000703628Este artigo discute o papel da instrução na construção de conhecimento implícito sobre o aspecto em Espanhol como L2 por aprendizes brasileiros. Todos os sujeitos testados participaram nas tarefas de pré- e pós-teste, mas somente os participantes do grupo experimental receberam instrução explícita sobre o uso do pronome SE em Espanhol. Os resultados mostram que a intervenção pedagógica conduzida contribuiu significativamente para o aumento no grau de acurácia no reconhecimento e uso correto do pronome.This article discusses the role of instruction in the construction of implicit knowledge of aspect in L2 Spanish by Brazilian learners. Subjects were all asked to participate in the pre- and post-test tasks, but only participants belonging to the experimental group received explicit instruction on the use of the Spanish pronoun SE. Results show that the pedagogical intervention conducted contributed significantly to an increase in accuracy rates in both recognition and correct use of the pronoun.application/pdfporNonada : letras em revista. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 11 (2008), p. 111-128Língua espanholaAprendizagem de língua estrangeiraExplicit instructionExplicit and implicit knowledgePronoun SEAspectO papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícitoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703628.pdf000703628.pdfTexto completoapplication/pdf187823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173349/1/000703628.pdf700ad821976726587a5659077f2784e4MD51TEXT000703628.pdf.txt000703628.pdf.txtExtracted Texttext/plain34392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173349/2/000703628.pdf.txtf21a685645387d58b5ef29822e6e9ea5MD5210183/1733492018-03-15 02:32:10.856361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-15T05:32:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
title O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
spellingShingle O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
Preuss, Elena Ortiz
Língua espanhola
Aprendizagem de língua estrangeira
Explicit instruction
Explicit and implicit knowledge
Pronoun SE
Aspect
title_short O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
title_full O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
title_fullStr O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
title_full_unstemmed O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
title_sort O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
author Preuss, Elena Ortiz
author_facet Preuss, Elena Ortiz
Finger, Ingrid
author_role author
author2 Finger, Ingrid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preuss, Elena Ortiz
Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Aprendizagem de língua estrangeira
topic Língua espanhola
Aprendizagem de língua estrangeira
Explicit instruction
Explicit and implicit knowledge
Pronoun SE
Aspect
dc.subject.eng.fl_str_mv Explicit instruction
Explicit and implicit knowledge
Pronoun SE
Aspect
description Este artigo discute o papel da instrução na construção de conhecimento implícito sobre o aspecto em Espanhol como L2 por aprendizes brasileiros. Todos os sujeitos testados participaram nas tarefas de pré- e pós-teste, mas somente os participantes do grupo experimental receberam instrução explícita sobre o uso do pronome SE em Espanhol. Os resultados mostram que a intervenção pedagógica conduzida contribuiu significativamente para o aumento no grau de acurácia no reconhecimento e uso correto do pronome.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-14T02:38:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173349
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-3453
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000703628
identifier_str_mv 1517-3453
000703628
url http://hdl.handle.net/10183/173349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nonada : letras em revista. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 11 (2008), p. 111-128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173349/1/000703628.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173349/2/000703628.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 700ad821976726587a5659077f2784e4
f21a685645387d58b5ef29822e6e9ea5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224939091525632