Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finger, Ingrid
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Preuss, Elena Ortiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169733
Resumo: Este artigo apresenta a continuidade de uma pesquisa sobre os efeitos da instrução formal sobre o SE, operador aspectual em espanhol, a qual evidenciou que, a curto prazo, esse tipo de intervenção pedagógica produziu efeitos positivos. Entretanto, não se sabia se esses efeitos se manteriam a longo prazo. Assim, uma nova coleta de dados foi feita, vinte e quatro meses após a última coleta da investigação anterior, a fim de verificar se os efeitos da instrução eram duradouros, bem como refletir sobre as relações entre os conhecimentos implícito e explícito e o papel que a instrução desempenha na formação desses saberes. Os resultados evidenciaram que a instrução foi duradoura a longo prazo, confirmando também as conclusões do estudo inicial, no que se refere ao papel que a instrução desempenha como facilitadora do intake, e na formação do conhecimento implícito.
id UFRGS-2_9862f135e71f173fd5fdf3b3aed9f60b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169733
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Finger, IngridPreuss, Elena Ortiz2017-10-26T02:25:06Z20090101-3335http://hdl.handle.net/10183/169733000722556Este artigo apresenta a continuidade de uma pesquisa sobre os efeitos da instrução formal sobre o SE, operador aspectual em espanhol, a qual evidenciou que, a curto prazo, esse tipo de intervenção pedagógica produziu efeitos positivos. Entretanto, não se sabia se esses efeitos se manteriam a longo prazo. Assim, uma nova coleta de dados foi feita, vinte e quatro meses após a última coleta da investigação anterior, a fim de verificar se os efeitos da instrução eram duradouros, bem como refletir sobre as relações entre os conhecimentos implícito e explícito e o papel que a instrução desempenha na formação desses saberes. Os resultados evidenciaram que a instrução foi duradoura a longo prazo, confirmando também as conclusões do estudo inicial, no que se refere ao papel que a instrução desempenha como facilitadora do intake, e na formação do conhecimento implícito.This article aims at analyzing the long-term effects of formal instruction in the acquisition of implicit knowledge of the Spanish pronoun SE by a group of Brazilian learners. The initial study indicated that the pedagogical intervention that was conducted increased accuracy rates in both comprehension and production tasks. A new set of tests were applied to the same participants two years after the first data collection in order to verify if the beneficial effects of instruction would be long-lasting. The predictions were confirmed thus providing evidence for the Weak Interface Hypothesis with respect to the interaction between explicit and implicit knowledge in L2 learning.application/pdfporLetras de hoje. Porto Alegre, RS. Vol. 44, n. 3 (jul./set. 2009), p. 78-85Língua espanholaAprendizagem de língua estrangeiraEffects of explicit instructionSpanish aspectual SEImplicit and explicit knowledgeAtenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000722556.pdf000722556.pdfTexto completoapplication/pdf541894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169733/1/000722556.pdf04fbc346f22844f9513ec5ffb55a574bMD51TEXT000722556.pdf.txt000722556.pdf.txtExtracted Texttext/plain39725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169733/2/000722556.pdf.txt02db31dbeb431a70954740880d0b949dMD52THUMBNAIL000722556.pdf.jpg000722556.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169733/3/000722556.pdf.jpg705a68a12b2c0e904b5c55f9d90769f1MD5310183/1697332018-10-29 09:12:21.082oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169733Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T12:12:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
title Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
spellingShingle Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
Finger, Ingrid
Língua espanhola
Aprendizagem de língua estrangeira
Effects of explicit instruction
Spanish aspectual SE
Implicit and explicit knowledge
title_short Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
title_full Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
title_fullStr Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
title_full_unstemmed Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
title_sort Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
author Finger, Ingrid
author_facet Finger, Ingrid
Preuss, Elena Ortiz
author_role author
author2 Preuss, Elena Ortiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finger, Ingrid
Preuss, Elena Ortiz
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Aprendizagem de língua estrangeira
topic Língua espanhola
Aprendizagem de língua estrangeira
Effects of explicit instruction
Spanish aspectual SE
Implicit and explicit knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Effects of explicit instruction
Spanish aspectual SE
Implicit and explicit knowledge
description Este artigo apresenta a continuidade de uma pesquisa sobre os efeitos da instrução formal sobre o SE, operador aspectual em espanhol, a qual evidenciou que, a curto prazo, esse tipo de intervenção pedagógica produziu efeitos positivos. Entretanto, não se sabia se esses efeitos se manteriam a longo prazo. Assim, uma nova coleta de dados foi feita, vinte e quatro meses após a última coleta da investigação anterior, a fim de verificar se os efeitos da instrução eram duradouros, bem como refletir sobre as relações entre os conhecimentos implícito e explícito e o papel que a instrução desempenha na formação desses saberes. Os resultados evidenciaram que a instrução foi duradoura a longo prazo, confirmando também as conclusões do estudo inicial, no que se refere ao papel que a instrução desempenha como facilitadora do intake, e na formação do conhecimento implícito.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-26T02:25:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169733
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-3335
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000722556
identifier_str_mv 0101-3335
000722556
url http://hdl.handle.net/10183/169733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Letras de hoje. Porto Alegre, RS. Vol. 44, n. 3 (jul./set. 2009), p. 78-85
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169733/1/000722556.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169733/2/000722556.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169733/3/000722556.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04fbc346f22844f9513ec5ffb55a574b
02db31dbeb431a70954740880d0b949d
705a68a12b2c0e904b5c55f9d90769f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725012323336192