LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergnano-Junger, Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17047
Resumo: Neste artigo trazemos reflexões de caráter teórico sobre a prática letrada da revisão bibliográfica por parte de alunos universitários, entendida como uma atividade de leitura. Nosso foco volta-se para as implicações do uso da internet como fonte de pesquisa e as relações que podem ser estabelecidas para o desenvolvimento do nível de letramento neste contexto particular. Nesse sentido, oferecemos alguns parâmetros para o desenvolvimento de tal prática letrada. Apoiamo-nos nos conceitos de letramento de Cerutti-Rizzatti, Kleiman, Gasque e Soares, rejeitando, no entanto, a pluralização do termo. Para a questão da leitura, adotamos uma perspectiva multidirecional, segundo Vergnano-Junger. A título de problematização, defendemos que as práticas letradas universitárias oferecem desafios aos alunos e demandam aprendizagem específica que precisa ser implementada nos currículos. A realização de pesquisas e revisão bibliográfica, por exemplo, têm na internet uma importante fonte de recursos. Mas, devido às características do meio virtual, demanda capacidades de seleção, comparação, organização e criticidade que se somam às habilidades, estratégias e conhecimentos já requeridos para a atividade nos suportes impressos. Reconhecemos, porém, que nem sempre a preocupação sistemática com os aspectos da leitura de revisão bibliográfica está presente na formação acadêmica e que, no que se refere à internet, tal ausência é mais patente. Concluímos que parte da questão pode relacionar-se ao momento de transição em que nos encontramos em nossa relação com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e as práticas que instauram.
id UERJ-9_53dbe7bba1a82efbf0c97cfe5c5f7364
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17047
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITYLETRAMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO: A QUESTÃO DA LEITURA EM MEIO DIGITAL NA PESQUISA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIAliteracybibliographic reviewInternetletramentorevisão bibliográficainternetNeste artigo trazemos reflexões de caráter teórico sobre a prática letrada da revisão bibliográfica por parte de alunos universitários, entendida como uma atividade de leitura. Nosso foco volta-se para as implicações do uso da internet como fonte de pesquisa e as relações que podem ser estabelecidas para o desenvolvimento do nível de letramento neste contexto particular. Nesse sentido, oferecemos alguns parâmetros para o desenvolvimento de tal prática letrada. Apoiamo-nos nos conceitos de letramento de Cerutti-Rizzatti, Kleiman, Gasque e Soares, rejeitando, no entanto, a pluralização do termo. Para a questão da leitura, adotamos uma perspectiva multidirecional, segundo Vergnano-Junger. A título de problematização, defendemos que as práticas letradas universitárias oferecem desafios aos alunos e demandam aprendizagem específica que precisa ser implementada nos currículos. A realização de pesquisas e revisão bibliográfica, por exemplo, têm na internet uma importante fonte de recursos. Mas, devido às características do meio virtual, demanda capacidades de seleção, comparação, organização e criticidade que se somam às habilidades, estratégias e conhecimentos já requeridos para a atividade nos suportes impressos. Reconhecemos, porém, que nem sempre a preocupação sistemática com os aspectos da leitura de revisão bibliográfica está presente na formação acadêmica e que, no que se refere à internet, tal ausência é mais patente. Concluímos que parte da questão pode relacionar-se ao momento de transição em que nos encontramos em nossa relação com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e as práticas que instauram.In this paper we present theoretical insights about the literacy practice of bibliographic review by undergraduate and graduate students, thought as a kind of reading comprehension. Our focus is on the implications of the Internet as a source for research and its relations with the literacy development. We also propose some parameters for improving this literacy activity. We follow the works of Cerutti-Rizzatti, Kleiman, Gasque e Soares on the concept of literacy; however, we reject the plural form of the term. For the reading comprehension background, we use the Vergnano-Junger’s multidirectional perspective. We advocate that literacy activities in the university setting challenge the students and demand specific learning processes that must be included in the academic curricula. The Internet is an important resource for carrying on researches and bibliographic reviews. Nevertheless, because of the virtual environment characteristics, these activities demand the ability to selecting, comparing, organizing, and criticizing that adds up to other abilities, strategies and knowledge already required by printed materials. We acknowledge that this systematic approach to reading comprehension and bibliographic review is seldom regarded in the academic curricula. Furthermore, it is even more rare the Internet to be regarded as a resource. Finally, we conclude that this reality is probably related to the transition moment that we live in regards to our relations with the information and communication technology and the practices that they establish.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17047Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramentoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17047/13925Vergnano-Junger, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:28Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17047Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:28Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITY
LETRAMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO: A QUESTÃO DA LEITURA EM MEIO DIGITAL NA PESQUISA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA
title LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITY
spellingShingle LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITY
Vergnano-Junger, Cristina
literacy
bibliographic review
Internet
letramento
revisão bibliográfica
internet
title_short LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITY
title_full LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITY
title_fullStr LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITY
title_full_unstemmed LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITY
title_sort LITERACY IN THE DIGITAL AGE: READING IN NEW MEDIA FOR SCIENTIFIC RESEARCH AT THE UNIVERSITY
author Vergnano-Junger, Cristina
author_facet Vergnano-Junger, Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vergnano-Junger, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv literacy
bibliographic review
Internet
letramento
revisão bibliográfica
internet
topic literacy
bibliographic review
Internet
letramento
revisão bibliográfica
internet
description Neste artigo trazemos reflexões de caráter teórico sobre a prática letrada da revisão bibliográfica por parte de alunos universitários, entendida como uma atividade de leitura. Nosso foco volta-se para as implicações do uso da internet como fonte de pesquisa e as relações que podem ser estabelecidas para o desenvolvimento do nível de letramento neste contexto particular. Nesse sentido, oferecemos alguns parâmetros para o desenvolvimento de tal prática letrada. Apoiamo-nos nos conceitos de letramento de Cerutti-Rizzatti, Kleiman, Gasque e Soares, rejeitando, no entanto, a pluralização do termo. Para a questão da leitura, adotamos uma perspectiva multidirecional, segundo Vergnano-Junger. A título de problematização, defendemos que as práticas letradas universitárias oferecem desafios aos alunos e demandam aprendizagem específica que precisa ser implementada nos currículos. A realização de pesquisas e revisão bibliográfica, por exemplo, têm na internet uma importante fonte de recursos. Mas, devido às características do meio virtual, demanda capacidades de seleção, comparação, organização e criticidade que se somam às habilidades, estratégias e conhecimentos já requeridos para a atividade nos suportes impressos. Reconhecemos, porém, que nem sempre a preocupação sistemática com os aspectos da leitura de revisão bibliográfica está presente na formação acadêmica e que, no que se refere à internet, tal ausência é mais patente. Concluímos que parte da questão pode relacionar-se ao momento de transição em que nos encontramos em nossa relação com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e as práticas que instauram.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17047
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17047/13925
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramento
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318491453456384