O “DISCURSO QUEBRADO” DE SERGE DOUBROVSKY: ESCRITURA COMO INSTALAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Luciana Persice
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19931
Resumo: A aproximação do romance de Serge Doubrovsky da ideia de instalação é possível a partir da proposta geral do autor (explicitada em vários de seus ensaios) ao elaborar sua “autoficção”: ele visa solicitar a sensibilidade do leitor por vias que ultrapassam a mera leitura culta. Ele busca, através de sua “escritura consonântica”, um contato direto com outras artes, notadamente a música e as artes visuais, pois a calca em propriedades fonéticas que, segundo ele, geram criatividade e produtividade no campo semântico. Além disso, o autor pretende realizar uma comunicação direta com a afetividade e os impulsos afetivos de seu leitor através da sua “psicanálise existencial” e de sua escritura “para o inconsciente”. O “discurso quebrado” é seu principal instrumento para atingir esse objetivo. Essa proposta, aparentemente inovadora, pode ser rastreada em um de seus temas de estudo preferidos: a obra de Marcel Proust.
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