O que é uma autora? Reflexões sobre a presença feminina no campo cultural luso-brasileiro antes de 1822
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26069 |
Resumo: | Partindo das formulações teóricas de Michel Foucault e de Roger Chartier sobre o conceito de autoria, este artigo procura repensar esse mesmo conceito a partir da realidade da escrita das mulheres no espaço lusófono anterior à introdução da Imprensa no Brasil. A análise do campo literário luso-brasileiro do período colonial, dos modos de circulação dos textos, da vigilância exercida sobre eles pelos vários poderes (eclesiástico, político, administrativo) bem como a observação do modo como essa vigilância era contornada ou iludida indicam que, no caso luso-brasileiro, faz mais sentido recorrer a modelos teóricos que propõem uma visão dinâmica do espaço social, como os de Pierre Bourdieu ou de Itamar Even- Zohar. |
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O que é uma autora? Reflexões sobre a presença feminina no campo cultural luso-brasileiro antes de 1822What is an author? Reflections on the female presence in Luso-Brazilian cultural scene before 1822autoria femininaBrasil colôniacampo literárioBourdieuEven-Zohar.female authorshipColonial Brazilliterary fieldBourdieuEven-Zohar.Partindo das formulações teóricas de Michel Foucault e de Roger Chartier sobre o conceito de autoria, este artigo procura repensar esse mesmo conceito a partir da realidade da escrita das mulheres no espaço lusófono anterior à introdução da Imprensa no Brasil. A análise do campo literário luso-brasileiro do período colonial, dos modos de circulação dos textos, da vigilância exercida sobre eles pelos vários poderes (eclesiástico, político, administrativo) bem como a observação do modo como essa vigilância era contornada ou iludida indicam que, no caso luso-brasileiro, faz mais sentido recorrer a modelos teóricos que propõem uma visão dinâmica do espaço social, como os de Pierre Bourdieu ou de Itamar Even- Zohar.Starting from a discussion of the concept of authorship by Michel Foucault and Roger Chartier, this paper reexamines this concept taking as a starting point the reality of women’s writing in the lusophone space before the introduction of the printing press in Brazil. The analysis of the Portuguesebrazilian literary field of the colonial period, the exam of the ways texts were disseminated and circulated and of the surveillance various powers exerted upon them as well as of the ways in which authors managed to evade this surveillance indicate that, for the luso-brazilian case it may make more sense to take into account theoretical models proposing a dynamic vision of the social space, like Pierre Bourdieu’s or Itamar Even-Zohar’s.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2011-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26069Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 18 n. 29 (2011): Século XVIIIMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 18 No. 29 (2011): The 18th Century2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26069/18661Anastácio, Vandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26069Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:38Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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