LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas linguagens, este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de letramento literomusical, ou seja, o letramento envolvido nas práticas sociais mediadas por canções e gêneros verbomusicais. Com base na compreensão de letramento como práticas sociais mediadas pela escrita (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007), em estudos sobre letramento literário (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) e educação musical (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), propomos que letramento literomusical seja entendido como o estado ou condição daquele que, por construir e refletir sobre os sentidos de uma canção a partir das suas duas linguagens constitutivas e da sua articulação e por (re)conhecer o que representa para a sua comunidade musical, participa das práticas sociais e dos discursos que se constroem a partir de canções e posiciona-se criticamente em relação a eles. Isso envolve, por exemplo,reconhecer e interpretar as ações que estão sendo mediadas pela canção e, nessa interpretação, compreender os valores que a permeiam e a interlocução projetada. O reconhecimento da existência de um letramento específico envolvido nas práticas sociais mediadaspor gêneros verbomusicais implica a reflexão sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de canções em aulas de línguas e sobre como tornar essas práticas de letramento em práticas de letramento literomusical. |
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LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGSLETRAMENTO LITEROMUSICAL: PRÁTICAS SOCIAIS MEDIADAS POR CANÇÕESliteracy as a social practicesong as a speech genreliteromusical literacyletramento como práticas sociaisgênero cançãoletramento literomusicalPartindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas linguagens, este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de letramento literomusical, ou seja, o letramento envolvido nas práticas sociais mediadas por canções e gêneros verbomusicais. Com base na compreensão de letramento como práticas sociais mediadas pela escrita (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007), em estudos sobre letramento literário (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) e educação musical (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), propomos que letramento literomusical seja entendido como o estado ou condição daquele que, por construir e refletir sobre os sentidos de uma canção a partir das suas duas linguagens constitutivas e da sua articulação e por (re)conhecer o que representa para a sua comunidade musical, participa das práticas sociais e dos discursos que se constroem a partir de canções e posiciona-se criticamente em relação a eles. Isso envolve, por exemplo,reconhecer e interpretar as ações que estão sendo mediadas pela canção e, nessa interpretação, compreender os valores que a permeiam e a interlocução projetada. O reconhecimento da existência de um letramento específico envolvido nas práticas sociais mediadaspor gêneros verbomusicais implica a reflexão sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de canções em aulas de línguas e sobre como tornar essas práticas de letramento em práticas de letramento literomusical.Based on the assumption that songs are a speech genre consisting of both music and lyrics (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) and that, consequently, its meanings derive from the articulation between both languages, this paper aims to introduce the concept of literomusical literacy, i.e., the literacy involved in social practices mediated by songs and verbo-musical genres. Grounded on the concept of literacy as social practices mediated by written language (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007) and bringing contributions from studies on literary literacy (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) and music education (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), literomusical literacy is conceived as the state or condition of those who participate in social practices mediated by songs and discourses that emerge from songs and take a critical stand on them because they are able to understand and reflect upon their verbal and musical components, on how they articulate to build certain meaning effects and on how they relate to their musical community. This involves, for instance, recognizing and interpreting the actions that are being mediated by songs, and through this interpretation, to be able to understand the values underlying them and the target interlocutors. Acknowledging the existence of a particular literacy involved in the social practices mediated by verbo-musical genres entails reflecting on the pedagogical practices associated with the use of songs in language teaching and how to turn these literacy practices into literomusical literacy practices.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramentoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054/13932Souza, Jose Peixoto Coelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17054Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:29Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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Partindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas linguagens, este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de letramento literomusical, ou seja, o letramento envolvido nas práticas sociais mediadas por canções e gêneros verbomusicais. Com base na compreensão de letramento como práticas sociais mediadas pela escrita (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007), em estudos sobre letramento literário (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) e educação musical (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), propomos que letramento literomusical seja entendido como o estado ou condição daquele que, por construir e refletir sobre os sentidos de uma canção a partir das suas duas linguagens constitutivas e da sua articulação e por (re)conhecer o que representa para a sua comunidade musical, participa das práticas sociais e dos discursos que se constroem a partir de canções e posiciona-se criticamente em relação a eles. Isso envolve, por exemplo,reconhecer e interpretar as ações que estão sendo mediadas pela canção e, nessa interpretação, compreender os valores que a permeiam e a interlocução projetada. O reconhecimento da existência de um letramento específico envolvido nas práticas sociais mediadaspor gêneros verbomusicais implica a reflexão sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de canções em aulas de línguas e sobre como tornar essas práticas de letramento em práticas de letramento literomusical. |
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