LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jose Peixoto Coelho de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054
Resumo: Partindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas linguagens, este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de letramento literomusical, ou seja, o letramento envolvido nas práticas sociais mediadas por canções e gêneros verbomusicais. Com base na compreensão de letramento como práticas sociais mediadas pela escrita (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007), em estudos sobre letramento literário (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) e educação musical (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), propomos que letramento literomusical seja entendido como o estado ou condição daquele que, por construir e refletir sobre os sentidos de uma canção a partir das suas duas linguagens constitutivas e da sua articulação e por (re)conhecer o que representa para a sua comunidade musical, participa das práticas sociais e dos discursos que se constroem a partir de canções e posiciona-se criticamente em relação a eles. Isso envolve, por exemplo,reconhecer e interpretar as ações que estão sendo mediadas pela canção e, nessa interpretação, compreender os valores que a permeiam e a interlocução projetada. O reconhecimento da existência de um letramento específico envolvido nas práticas sociais mediadaspor gêneros verbomusicais implica a reflexão sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de canções em aulas de línguas e sobre como tornar essas práticas de letramento em práticas de letramento literomusical.
id UERJ-9_9e9eb1c252c0a1c5cbf1f54158f5f0a4
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17054
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGSLETRAMENTO LITEROMUSICAL: PRÁTICAS SOCIAIS MEDIADAS POR CANÇÕESliteracy as a social practicesong as a speech genreliteromusical literacyletramento como práticas sociaisgênero cançãoletramento literomusicalPartindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas linguagens, este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de letramento literomusical, ou seja, o letramento envolvido nas práticas sociais mediadas por canções e gêneros verbomusicais. Com base na compreensão de letramento como práticas sociais mediadas pela escrita (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007), em estudos sobre letramento literário (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) e educação musical (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), propomos que letramento literomusical seja entendido como o estado ou condição daquele que, por construir e refletir sobre os sentidos de uma canção a partir das suas duas linguagens constitutivas e da sua articulação e por (re)conhecer o que representa para a sua comunidade musical, participa das práticas sociais e dos discursos que se constroem a partir de canções e posiciona-se criticamente em relação a eles. Isso envolve, por exemplo,reconhecer e interpretar as ações que estão sendo mediadas pela canção e, nessa interpretação, compreender os valores que a permeiam e a interlocução projetada. O reconhecimento da existência de um letramento específico envolvido nas práticas sociais mediadaspor gêneros verbomusicais implica a reflexão sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de canções em aulas de línguas e sobre como tornar essas práticas de letramento em práticas de letramento literomusical.Based on the assumption that songs are a speech genre consisting of both music and lyrics (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) and that, consequently, its meanings derive from the articulation between both languages, this paper aims to introduce the concept of literomusical literacy, i.e., the literacy involved in social practices mediated by songs and verbo-musical genres. Grounded on the concept of literacy as social practices mediated by written language (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007) and bringing contributions from studies on literary literacy (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) and music education (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), literomusical literacy is conceived as the state or condition of those who participate in social practices mediated by songs and discourses that emerge from songs and take a critical stand on them because they are able to understand and reflect upon their verbal and musical components, on how they articulate to build certain meaning effects and on how they relate to their musical community. This involves, for instance, recognizing and interpreting the actions that are being mediated by songs, and through this interpretation, to be able to understand the values underlying them and the target interlocutors. Acknowledging the existence of a particular literacy involved in the social practices mediated by verbo-musical genres entails reflecting on the pedagogical practices associated with the use of songs in language teaching and how to turn these literacy practices into literomusical literacy practices.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramentoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054/13932Souza, Jose Peixoto Coelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17054Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:29Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS
LETRAMENTO LITEROMUSICAL: PRÁTICAS SOCIAIS MEDIADAS POR CANÇÕES
title LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS
spellingShingle LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS
Souza, Jose Peixoto Coelho de
literacy as a social practice
song as a speech genre
literomusical literacy
letramento como práticas sociais
gênero canção
letramento literomusical
title_short LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS
title_full LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS
title_fullStr LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS
title_full_unstemmed LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS
title_sort LITEROMUSICAL LITERACY: SOCIAL PRACTICES MEDIATED BY SONGS
author Souza, Jose Peixoto Coelho de
author_facet Souza, Jose Peixoto Coelho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jose Peixoto Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv literacy as a social practice
song as a speech genre
literomusical literacy
letramento como práticas sociais
gênero canção
letramento literomusical
topic literacy as a social practice
song as a speech genre
literomusical literacy
letramento como práticas sociais
gênero canção
letramento literomusical
description Partindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas linguagens, este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de letramento literomusical, ou seja, o letramento envolvido nas práticas sociais mediadas por canções e gêneros verbomusicais. Com base na compreensão de letramento como práticas sociais mediadas pela escrita (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007), em estudos sobre letramento literário (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) e educação musical (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), propomos que letramento literomusical seja entendido como o estado ou condição daquele que, por construir e refletir sobre os sentidos de uma canção a partir das suas duas linguagens constitutivas e da sua articulação e por (re)conhecer o que representa para a sua comunidade musical, participa das práticas sociais e dos discursos que se constroem a partir de canções e posiciona-se criticamente em relação a eles. Isso envolve, por exemplo,reconhecer e interpretar as ações que estão sendo mediadas pela canção e, nessa interpretação, compreender os valores que a permeiam e a interlocução projetada. O reconhecimento da existência de um letramento específico envolvido nas práticas sociais mediadaspor gêneros verbomusicais implica a reflexão sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de canções em aulas de línguas e sobre como tornar essas práticas de letramento em práticas de letramento literomusical.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054/13932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramento
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318491470233600