IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Peixoto Coelho de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9914
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir as implicações pedagógicas das noções de canção como constelação de gêneros (XXX, 2010, 2014) e de letramento literomusical (XXX, 2015) para o ensino de Português como Língua Adicional através de uma proposta de objetivos e orientações pedagógicas para a abordagem do gênero canção em aulas de línguas. Afiliada a uma perspectiva do ensino de línguas que toma os textos de diferentes gêneros discursivos e as práticas sociais por eles mediadas como objeto de ensino (BRASIL, 1998; RIO GRANDE DO SUL, 2009) a fim de fomentar a educação linguística dos educandos (BAGNO; RANGEL, 2005), a proposta pedagógica interdisciplinar aqui apresentada busca fornecer recursos para que possam participar de modo mais efetivo, crítico, qualificado e autoral nas práticas sociais e nos discursos nos quais suas inter(ações) são mediadas por canções.  
id UFMG-7_ae1fe91128ebe885161d0c21de9e36c7
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9914
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONALEnsino de Português como Língua Adicional – Letramento literomusical – Canção como gênero discursivoEste artigo tem como objetivo discutir as implicações pedagógicas das noções de canção como constelação de gêneros (XXX, 2010, 2014) e de letramento literomusical (XXX, 2015) para o ensino de Português como Língua Adicional através de uma proposta de objetivos e orientações pedagógicas para a abordagem do gênero canção em aulas de línguas. Afiliada a uma perspectiva do ensino de línguas que toma os textos de diferentes gêneros discursivos e as práticas sociais por eles mediadas como objeto de ensino (BRASIL, 1998; RIO GRANDE DO SUL, 2009) a fim de fomentar a educação linguística dos educandos (BAGNO; RANGEL, 2005), a proposta pedagógica interdisciplinar aqui apresentada busca fornecer recursos para que possam participar de modo mais efetivo, crítico, qualificado e autoral nas práticas sociais e nos discursos nos quais suas inter(ações) são mediadas por canções.  Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPQSouza, José Peixoto Coelho de2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9914Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9914/1107Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-26T11:43:48Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9914Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-11-26T11:43:48Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
title IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
spellingShingle IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Souza, José Peixoto Coelho de
Ensino de Português como Língua Adicional – Letramento literomusical – Canção como gênero discursivo
title_short IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
title_full IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
title_fullStr IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
title_sort IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
author Souza, José Peixoto Coelho de
author_facet Souza, José Peixoto Coelho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Peixoto Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Português como Língua Adicional – Letramento literomusical – Canção como gênero discursivo
topic Ensino de Português como Língua Adicional – Letramento literomusical – Canção como gênero discursivo
description Este artigo tem como objetivo discutir as implicações pedagógicas das noções de canção como constelação de gêneros (XXX, 2010, 2014) e de letramento literomusical (XXX, 2015) para o ensino de Português como Língua Adicional através de uma proposta de objetivos e orientações pedagógicas para a abordagem do gênero canção em aulas de línguas. Afiliada a uma perspectiva do ensino de línguas que toma os textos de diferentes gêneros discursivos e as práticas sociais por eles mediadas como objeto de ensino (BRASIL, 1998; RIO GRANDE DO SUL, 2009) a fim de fomentar a educação linguística dos educandos (BAGNO; RANGEL, 2005), a proposta pedagógica interdisciplinar aqui apresentada busca fornecer recursos para que possam participar de modo mais efetivo, crítico, qualificado e autoral nas práticas sociais e nos discursos nos quais suas inter(ações) são mediadas por canções.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9914
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9914/1107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099311882240