IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9914 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir as implicações pedagógicas das noções de canção como constelação de gêneros (XXX, 2010, 2014) e de letramento literomusical (XXX, 2015) para o ensino de Português como Língua Adicional através de uma proposta de objetivos e orientações pedagógicas para a abordagem do gênero canção em aulas de línguas. Afiliada a uma perspectiva do ensino de línguas que toma os textos de diferentes gêneros discursivos e as práticas sociais por eles mediadas como objeto de ensino (BRASIL, 1998; RIO GRANDE DO SUL, 2009) a fim de fomentar a educação linguística dos educandos (BAGNO; RANGEL, 2005), a proposta pedagógica interdisciplinar aqui apresentada busca fornecer recursos para que possam participar de modo mais efetivo, crítico, qualificado e autoral nas práticas sociais e nos discursos nos quais suas inter(ações) são mediadas por canções. |
id |
UFMG-7_ae1fe91128ebe885161d0c21de9e36c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9914 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONALEnsino de Português como Língua Adicional – Letramento literomusical – Canção como gênero discursivoEste artigo tem como objetivo discutir as implicações pedagógicas das noções de canção como constelação de gêneros (XXX, 2010, 2014) e de letramento literomusical (XXX, 2015) para o ensino de Português como Língua Adicional através de uma proposta de objetivos e orientações pedagógicas para a abordagem do gênero canção em aulas de línguas. Afiliada a uma perspectiva do ensino de línguas que toma os textos de diferentes gêneros discursivos e as práticas sociais por eles mediadas como objeto de ensino (BRASIL, 1998; RIO GRANDE DO SUL, 2009) a fim de fomentar a educação linguística dos educandos (BAGNO; RANGEL, 2005), a proposta pedagógica interdisciplinar aqui apresentada busca fornecer recursos para que possam participar de modo mais efetivo, crítico, qualificado e autoral nas práticas sociais e nos discursos nos quais suas inter(ações) são mediadas por canções. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPQSouza, José Peixoto Coelho de2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9914Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9914/1107Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-26T11:43:48Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9914Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-11-26T11:43:48Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title |
IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL Souza, José Peixoto Coelho de Ensino de Português como Língua Adicional – Letramento literomusical – Canção como gênero discursivo |
title_short |
IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title_full |
IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title_sort |
IMPLICAÇÕES DAS NOÇÕES DE CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E DE LETRAMENTO LITEROMUSICAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
author |
Souza, José Peixoto Coelho de |
author_facet |
Souza, José Peixoto Coelho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Peixoto Coelho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Português como Língua Adicional – Letramento literomusical – Canção como gênero discursivo |
topic |
Ensino de Português como Língua Adicional – Letramento literomusical – Canção como gênero discursivo |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir as implicações pedagógicas das noções de canção como constelação de gêneros (XXX, 2010, 2014) e de letramento literomusical (XXX, 2015) para o ensino de Português como Língua Adicional através de uma proposta de objetivos e orientações pedagógicas para a abordagem do gênero canção em aulas de línguas. Afiliada a uma perspectiva do ensino de línguas que toma os textos de diferentes gêneros discursivos e as práticas sociais por eles mediadas como objeto de ensino (BRASIL, 1998; RIO GRANDE DO SUL, 2009) a fim de fomentar a educação linguística dos educandos (BAGNO; RANGEL, 2005), a proposta pedagógica interdisciplinar aqui apresentada busca fornecer recursos para que possam participar de modo mais efetivo, crítico, qualificado e autoral nas práticas sociais e nos discursos nos quais suas inter(ações) são mediadas por canções. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9914 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9914/1107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099311882240 |