Concepções de letramento subjacentes em um material didático de Português Língua de Acolhimento (PLAc)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/33979 |
Resumo: | Tendo em vista a necessidade de se aprimorar o ensino de Português Língua de Acolhimento (PLAc), neste trabalho analisamos os conceitos de leitura e de escrita subjacentes às tarefas e atividades da apostila Portas Abertas (REINOLDES; MANDALÁ; AMADO, 2017), pensando em como os alunos são preparados para o uso social da escrita e da leitura por meio deste material didático. Na metodologia de análise, definimos critérios que incidem sobre aspectos da apostila, como gêneros discursivos escolhidos e seu tratamento nas tarefas que guiam o trabalho com o texto, a partir das orientações trazidas em Bulla, Lemos e Schlatter (2012). Foi possível identificar, por meio do enfoque em uma das unidades didáticas, tarefas alinhadas ao modelo de letramento autônomo, bem como outras alinhadas ao modelo de letramento ideológico (KLEIMAN, 1995; STREET, 2003), resultados que sublinham os pontos positivos do material didático, além de indicarem aspectos a serem potencializados por meio de reformulações de atividades e criação de tarefas didáticas. A partir da leitura crítica deste material didático, ressaltamos a importância de apostilas de PLAc virem acompanhados por caderno do professor, com vistas a auxiliar o docente a conciliar os percalços que são encontrados nesse contexto, além de promover um ensino de língua com vistas à participação cidadã dos imigrantes deslocados forçados. |
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Concepções de letramento subjacentes em um material didático de Português Língua de Acolhimento (PLAc)Literacy models underlying in a teaching material of Portuguese as a Welcoming LanguageLetramentoMaterial DidáticoPortuguês como Língua de Acolhimento.LiteracyTeaching materialPortuguese as a Wel¬coming Language.Tendo em vista a necessidade de se aprimorar o ensino de Português Língua de Acolhimento (PLAc), neste trabalho analisamos os conceitos de leitura e de escrita subjacentes às tarefas e atividades da apostila Portas Abertas (REINOLDES; MANDALÁ; AMADO, 2017), pensando em como os alunos são preparados para o uso social da escrita e da leitura por meio deste material didático. Na metodologia de análise, definimos critérios que incidem sobre aspectos da apostila, como gêneros discursivos escolhidos e seu tratamento nas tarefas que guiam o trabalho com o texto, a partir das orientações trazidas em Bulla, Lemos e Schlatter (2012). Foi possível identificar, por meio do enfoque em uma das unidades didáticas, tarefas alinhadas ao modelo de letramento autônomo, bem como outras alinhadas ao modelo de letramento ideológico (KLEIMAN, 1995; STREET, 2003), resultados que sublinham os pontos positivos do material didático, além de indicarem aspectos a serem potencializados por meio de reformulações de atividades e criação de tarefas didáticas. A partir da leitura crítica deste material didático, ressaltamos a importância de apostilas de PLAc virem acompanhados por caderno do professor, com vistas a auxiliar o docente a conciliar os percalços que são encontrados nesse contexto, além de promover um ensino de língua com vistas à participação cidadã dos imigrantes deslocados forçados.In view of the necessity of improving Portuguese as a Welcoming Language (PLAc) teaching, in this work we analyze the underlying concepts of reading and writing in tasks and activities of Portas Abertas (REINOLDES; MANDALÁ; AMADO, 2017), thinking of how students are prepared to the social uses of writing and reading by this teaching material. In the analysis methodology, we defined criteria which concern the aspects of didactic material, such as the selected discursive genres and their treatment in tasks that guide the work with the text, from the orientations of Bulla, Lemos and Schlatter (2012). It was possible to identify, by focusing on one of the didactic units, tasks aligned with the autonomous model of literacy, as well as other aligned with the ideological model of literacy (KLEIMAN, 1995; STREET, 2003), results that highlight the positive points of the teaching material, and, indicate aspects to be potentialized through reformulations of activities and creation of tasks. From the critical reading of this didactic material, we emphasize the importance of Portuguese as a Welcoming Language teaching materials being followed by teacher’s materials, with a view to helping the teacher to conciliate the mishaps that are found in this context, as well as to promote a teaching practice concerned with citizen participation of the forced imigrants.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3397910.12957/matraga.2018.33979Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 44 (2018): Português língua não materna; 428-453MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 44 (2018): Portuguese non-maternal language; 428-4532446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/33979/26966Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Laura FontanaSirianni, Gabrielle2019-07-09T04:04:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33979Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:17Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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