Concepções de letramento subjacentes em um material didático de Português Língua de Acolhimento (PLAc)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Laura Fontana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sirianni, Gabrielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/33979
Resumo: Tendo em vista a necessidade de se aprimorar o ensino de Portu­guês Língua de Acolhimento (PLAc), neste trabalho analisamos os conceitos de leitura e de escrita subjacentes às tarefas e atividades da apostila Portas Abertas (REINOLDES; MANDALÁ; AMA­DO, 2017), pensando em como os alunos são preparados para o uso social da escrita e da leitura por meio deste material didático. Na metodologia de análise, definimos critérios que incidem sobre aspectos da apostila, como gêneros discursivos escolhidos e seu tratamento nas tarefas que guiam o trabalho com o texto, a partir das orientações trazidas em Bulla, Lemos e Schlatter (2012). Foi possível identificar, por meio do enfoque em uma das unidades di­dáticas, tarefas alinhadas ao modelo de letramento autônomo, bem como outras alinhadas ao modelo de letramento ideológico (KLEI­MAN, 1995; STREET, 2003), resultados que sublinham os pontos positivos do material didático, além de indicarem aspectos a serem potencializados por meio de reformulações de atividades e criação de tarefas didáticas. A partir da leitura crítica deste material didá­tico, ressaltamos a importância de apostilas de PLAc virem acom­panhados por caderno do professor, com vistas a auxiliar o docente a conciliar os percalços que são encontrados nesse contexto, além de promover um ensino de língua com vistas à participação cidadã dos imigrantes deslocados forçados.
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