Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machry da Silva, Susiele
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bassols Brisolara, Luciene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419
Resumo: Este estudo versa sobre a aquisição do português brasileiro por falantes de outras línguas, mais precisamente no que se refere à escrita. A proposta foi investigar como esses falantes desenvolvem o sistema escrito na língua não nativa, observando possíveis influ­ências dos padrões de suas línguas nativas, mais precisamente no que se refere aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos. O estudo foi desenvolvido a partir de uma amostra de produções escritas coletadas com imigrantes, sendo estes domiciliados nas cidades de Rio Grande – RS e Pato Branco – PR. Ao todo foram incluídos na amostra 17 informantes, sendo sete falantes nativos do crioulo haitiano e 10 falantes nativos do espanhol. A análise revelou que, com relação aos aspectos fonético/fonológicos, tanto os haitianos quanto os hispânicos apresentam na produção escrita alterações relativas ao fonema e ao acento e, considerando os as­pectos morfossintáticos, as alterações evidenciadas dizem respei­to à concordância nominal e verbal, regência preposicional, bem como questões de mudança de gênero gramatical.
id UERJ-9_a8dfd784750bd085c144acde6af226cd
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32419
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escritaTeaching of Portuguese to speakers of other languages: an analysis of transfers from the mother tongue into writingAquisição de línguaimigranteaspecto fô¬nicoaspecto morfossintáticoescrita.language acquisitionimmigrantphonic aspectmorphosyntactic aspectwriting.Este estudo versa sobre a aquisição do português brasileiro por falantes de outras línguas, mais precisamente no que se refere à escrita. A proposta foi investigar como esses falantes desenvolvem o sistema escrito na língua não nativa, observando possíveis influ­ências dos padrões de suas línguas nativas, mais precisamente no que se refere aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos. O estudo foi desenvolvido a partir de uma amostra de produções escritas coletadas com imigrantes, sendo estes domiciliados nas cidades de Rio Grande – RS e Pato Branco – PR. Ao todo foram incluídos na amostra 17 informantes, sendo sete falantes nativos do crioulo haitiano e 10 falantes nativos do espanhol. A análise revelou que, com relação aos aspectos fonético/fonológicos, tanto os haitianos quanto os hispânicos apresentam na produção escrita alterações relativas ao fonema e ao acento e, considerando os as­pectos morfossintáticos, as alterações evidenciadas dizem respei­to à concordância nominal e verbal, regência preposicional, bem como questões de mudança de gênero gramatical.This study deals with the acquisition of Brazilian Portuguese by speakers of other languages, more precisely regarding writing. The proposal was to investigate how these speakers develop the written system in the non-native language, observing possible influences of the standards of their native languages, more precisely concerning phonetic-phonological and morphosyntactic aspects. The study was developed from a sample of written productions collected from immigrants, who live in the cities of Rio Grande - RS and Pato Branco - PR. Altogether, 17 informants were included in the sample, with seven native speakers of the Haitian Creole and 10 native speakers of Spanish. The analysis revealed that, in terms of phonetic and phonological aspects, both Haitians and Hispanics present changes in phonemes and accents (insertions, deletions and phoneme exchanges or accent position) in written production, and considering the morphosyntactic aspects, the changes evidenced relate to nominal and verbal agreement, prepositional regency, as well as issues of grammatical gender change.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3241910.12957/matraga.2018.32419Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 43 (2018): Miscelânea; 50-68MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 43 (2018): Miscelaneous; 50-682446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419/25904Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachry da Silva, SusieleBassols Brisolara, Luciene2021-06-28T15:55:59Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32419Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:55:59Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
Teaching of Portuguese to speakers of other languages: an analysis of transfers from the mother tongue into writing
title Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
spellingShingle Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
Machry da Silva, Susiele
Aquisição de língua
imigrante
aspecto fô¬nico
aspecto morfossintático
escrita.
language acquisition
immigrant
phonic aspect
morphosyntactic aspect
writing.
title_short Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
title_full Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
title_fullStr Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
title_full_unstemmed Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
title_sort Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
author Machry da Silva, Susiele
author_facet Machry da Silva, Susiele
Bassols Brisolara, Luciene
author_role author
author2 Bassols Brisolara, Luciene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machry da Silva, Susiele
Bassols Brisolara, Luciene
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de língua
imigrante
aspecto fô¬nico
aspecto morfossintático
escrita.
language acquisition
immigrant
phonic aspect
morphosyntactic aspect
writing.
topic Aquisição de língua
imigrante
aspecto fô¬nico
aspecto morfossintático
escrita.
language acquisition
immigrant
phonic aspect
morphosyntactic aspect
writing.
description Este estudo versa sobre a aquisição do português brasileiro por falantes de outras línguas, mais precisamente no que se refere à escrita. A proposta foi investigar como esses falantes desenvolvem o sistema escrito na língua não nativa, observando possíveis influ­ências dos padrões de suas línguas nativas, mais precisamente no que se refere aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos. O estudo foi desenvolvido a partir de uma amostra de produções escritas coletadas com imigrantes, sendo estes domiciliados nas cidades de Rio Grande – RS e Pato Branco – PR. Ao todo foram incluídos na amostra 17 informantes, sendo sete falantes nativos do crioulo haitiano e 10 falantes nativos do espanhol. A análise revelou que, com relação aos aspectos fonético/fonológicos, tanto os haitianos quanto os hispânicos apresentam na produção escrita alterações relativas ao fonema e ao acento e, considerando os as­pectos morfossintáticos, as alterações evidenciadas dizem respei­to à concordância nominal e verbal, regência preposicional, bem como questões de mudança de gênero gramatical.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419
10.12957/matraga.2018.32419
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419
identifier_str_mv 10.12957/matraga.2018.32419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419/25904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 43 (2018): Miscelânea; 50-68
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 43 (2018): Miscelaneous; 50-68
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318493525442560