Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419 |
Resumo: | Este estudo versa sobre a aquisição do português brasileiro por falantes de outras línguas, mais precisamente no que se refere à escrita. A proposta foi investigar como esses falantes desenvolvem o sistema escrito na língua não nativa, observando possíveis influências dos padrões de suas línguas nativas, mais precisamente no que se refere aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos. O estudo foi desenvolvido a partir de uma amostra de produções escritas coletadas com imigrantes, sendo estes domiciliados nas cidades de Rio Grande – RS e Pato Branco – PR. Ao todo foram incluídos na amostra 17 informantes, sendo sete falantes nativos do crioulo haitiano e 10 falantes nativos do espanhol. A análise revelou que, com relação aos aspectos fonético/fonológicos, tanto os haitianos quanto os hispânicos apresentam na produção escrita alterações relativas ao fonema e ao acento e, considerando os aspectos morfossintáticos, as alterações evidenciadas dizem respeito à concordância nominal e verbal, regência preposicional, bem como questões de mudança de gênero gramatical. |
id |
UERJ-9_a8dfd784750bd085c144acde6af226cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32419 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escritaTeaching of Portuguese to speakers of other languages: an analysis of transfers from the mother tongue into writingAquisição de línguaimigranteaspecto fô¬nicoaspecto morfossintáticoescrita.language acquisitionimmigrantphonic aspectmorphosyntactic aspectwriting.Este estudo versa sobre a aquisição do português brasileiro por falantes de outras línguas, mais precisamente no que se refere à escrita. A proposta foi investigar como esses falantes desenvolvem o sistema escrito na língua não nativa, observando possíveis influências dos padrões de suas línguas nativas, mais precisamente no que se refere aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos. O estudo foi desenvolvido a partir de uma amostra de produções escritas coletadas com imigrantes, sendo estes domiciliados nas cidades de Rio Grande – RS e Pato Branco – PR. Ao todo foram incluídos na amostra 17 informantes, sendo sete falantes nativos do crioulo haitiano e 10 falantes nativos do espanhol. A análise revelou que, com relação aos aspectos fonético/fonológicos, tanto os haitianos quanto os hispânicos apresentam na produção escrita alterações relativas ao fonema e ao acento e, considerando os aspectos morfossintáticos, as alterações evidenciadas dizem respeito à concordância nominal e verbal, regência preposicional, bem como questões de mudança de gênero gramatical.This study deals with the acquisition of Brazilian Portuguese by speakers of other languages, more precisely regarding writing. The proposal was to investigate how these speakers develop the written system in the non-native language, observing possible influences of the standards of their native languages, more precisely concerning phonetic-phonological and morphosyntactic aspects. The study was developed from a sample of written productions collected from immigrants, who live in the cities of Rio Grande - RS and Pato Branco - PR. Altogether, 17 informants were included in the sample, with seven native speakers of the Haitian Creole and 10 native speakers of Spanish. The analysis revealed that, in terms of phonetic and phonological aspects, both Haitians and Hispanics present changes in phonemes and accents (insertions, deletions and phoneme exchanges or accent position) in written production, and considering the morphosyntactic aspects, the changes evidenced relate to nominal and verbal agreement, prepositional regency, as well as issues of grammatical gender change.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3241910.12957/matraga.2018.32419Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 43 (2018): Miscelânea; 50-68MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 43 (2018): Miscelaneous; 50-682446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419/25904Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachry da Silva, SusieleBassols Brisolara, Luciene2021-06-28T15:55:59Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32419Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:55:59Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita Teaching of Portuguese to speakers of other languages: an analysis of transfers from the mother tongue into writing |
title |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita |
spellingShingle |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita Machry da Silva, Susiele Aquisição de língua imigrante aspecto fô¬nico aspecto morfossintático escrita. language acquisition immigrant phonic aspect morphosyntactic aspect writing. |
title_short |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita |
title_full |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita |
title_fullStr |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita |
title_full_unstemmed |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita |
title_sort |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita |
author |
Machry da Silva, Susiele |
author_facet |
Machry da Silva, Susiele Bassols Brisolara, Luciene |
author_role |
author |
author2 |
Bassols Brisolara, Luciene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machry da Silva, Susiele Bassols Brisolara, Luciene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição de língua imigrante aspecto fô¬nico aspecto morfossintático escrita. language acquisition immigrant phonic aspect morphosyntactic aspect writing. |
topic |
Aquisição de língua imigrante aspecto fô¬nico aspecto morfossintático escrita. language acquisition immigrant phonic aspect morphosyntactic aspect writing. |
description |
Este estudo versa sobre a aquisição do português brasileiro por falantes de outras línguas, mais precisamente no que se refere à escrita. A proposta foi investigar como esses falantes desenvolvem o sistema escrito na língua não nativa, observando possíveis influências dos padrões de suas línguas nativas, mais precisamente no que se refere aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos. O estudo foi desenvolvido a partir de uma amostra de produções escritas coletadas com imigrantes, sendo estes domiciliados nas cidades de Rio Grande – RS e Pato Branco – PR. Ao todo foram incluídos na amostra 17 informantes, sendo sete falantes nativos do crioulo haitiano e 10 falantes nativos do espanhol. A análise revelou que, com relação aos aspectos fonético/fonológicos, tanto os haitianos quanto os hispânicos apresentam na produção escrita alterações relativas ao fonema e ao acento e, considerando os aspectos morfossintáticos, as alterações evidenciadas dizem respeito à concordância nominal e verbal, regência preposicional, bem como questões de mudança de gênero gramatical. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigos de linguística artigos de linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419 10.12957/matraga.2018.32419 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419 |
identifier_str_mv |
10.12957/matraga.2018.32419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32419/25904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 43 (2018): Miscelânea; 50-68 MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 43 (2018): Miscelaneous; 50-68 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1799318493525442560 |