“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas'
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37514 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade analisar peças publicitárias fictícias, criadas pelo site de humor Desencannes, tentando decifrar quais foram as estratégias linguístico-discursivas elencadas para fazer parte da cena enunciativa, pelos sujeitos desencannados, a fim de fazer com que seus leitores se tornem cúmplices do que foi dito. Para que tal análise se dê, explorar-se-ão alguns fundamentos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick como é o caso dos conceitos de contrato de comunicação, de visadas discursivas e, ainda, o conceito de pathos, esse último recuperado da tradição aristotélica, visto que a publicidade desencannada pretende causar alguma reação patêmica em seu leitor. Também recorrer-se-á a estudos relativos às publicidades canônicas, propostos por Monnerat (2013, 2003), Carvalho (1996) e Pinto (1997), com a finalidade de demonstrar quais foram as estratégias do discurso publicitário mimetizadas pelo discurso desencannado e quais foram, por outro lado, aquelas colocadas em xeque. Logo, à medida que se analisa o referido discurso, pode-se perceber que se trata de um texto singular, uma vez que desconstrói o universo do sério criado pela publicidade canônica, afinal, quebra paradigmas, desconstrói lugares-comuns e estabelece um novo modo de fazer humor, usando a publicidade. |
id |
UERJ-9_b719d8f310213541e3e6870e1aa76716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37514 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas'“The Coke side of life”: a semiolinguistic analysis of a “desencannes” advertisementSemiolinguísticaPublicidadeDesencannesSemiolinguisticDesencannesAdvertising.O presente artigo tem por finalidade analisar peças publicitárias fictícias, criadas pelo site de humor Desencannes, tentando decifrar quais foram as estratégias linguístico-discursivas elencadas para fazer parte da cena enunciativa, pelos sujeitos desencannados, a fim de fazer com que seus leitores se tornem cúmplices do que foi dito. Para que tal análise se dê, explorar-se-ão alguns fundamentos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick como é o caso dos conceitos de contrato de comunicação, de visadas discursivas e, ainda, o conceito de pathos, esse último recuperado da tradição aristotélica, visto que a publicidade desencannada pretende causar alguma reação patêmica em seu leitor. Também recorrer-se-á a estudos relativos às publicidades canônicas, propostos por Monnerat (2013, 2003), Carvalho (1996) e Pinto (1997), com a finalidade de demonstrar quais foram as estratégias do discurso publicitário mimetizadas pelo discurso desencannado e quais foram, por outro lado, aquelas colocadas em xeque. Logo, à medida que se analisa o referido discurso, pode-se perceber que se trata de um texto singular, uma vez que desconstrói o universo do sério criado pela publicidade canônica, afinal, quebra paradigmas, desconstrói lugares-comuns e estabelece um novo modo de fazer humor, usando a publicidade.The present work aims to analyze fictional pieces of advertisement created by the humour website Desencannes in order to unravel the linguistic discursive strategies used to take part in the uttered scene by the Desencannes subjects to make their readers accomplices of what was said. Therefore, we will resort to some concepts of the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis coined by Patrick Charaudeau such as Communication Contract and Discursive Targeted and the concept of Pathos, recovered from the aristotelian tradition, because as desencannada advertisement intends to cause some pathetic reaction in its reader. In addition, we use some studies related to canonical advertising, proposed by Monnerat (2013, 2003), Carvalho (1996) and Pinto (1997) with the purpose of demonstrating the mimetized advertising strategies in the Desencannes speech and, on the other hand, show the ones called into question in this process. Therefore, as the speech analysis goes on, it is possible to notice that the corpus here comes to a unique text, once it deconstructs the universe of seriousness of the canonical advertisement because it breaks paradigms, common places and establishes a new way of making humour via advertising.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3751410.12957/matraga.2019.37514Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 46 (2019): Miscelânea; 14-34MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 46 (2019): Miscelaneous; 14-342446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37514/29967Copyright (c) 2019 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonnerat, Rosane Santos MauroDuarte, Camilla Ramalho2019-07-25T17:21:44Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37514Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-25T17:21:44Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas' “The Coke side of life”: a semiolinguistic analysis of a “desencannes” advertisement |
title |
“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas' |
spellingShingle |
“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas' Monnerat, Rosane Santos Mauro Semiolinguística Publicidade Desencannes Semiolinguistic Desencannes Advertising. |
title_short |
“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas' |
title_full |
“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas' |
title_fullStr |
“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas' |
title_full_unstemmed |
“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas' |
title_sort |
“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas' |
author |
Monnerat, Rosane Santos Mauro |
author_facet |
Monnerat, Rosane Santos Mauro Duarte, Camilla Ramalho |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Camilla Ramalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monnerat, Rosane Santos Mauro Duarte, Camilla Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiolinguística Publicidade Desencannes Semiolinguistic Desencannes Advertising. |
topic |
Semiolinguística Publicidade Desencannes Semiolinguistic Desencannes Advertising. |
description |
O presente artigo tem por finalidade analisar peças publicitárias fictícias, criadas pelo site de humor Desencannes, tentando decifrar quais foram as estratégias linguístico-discursivas elencadas para fazer parte da cena enunciativa, pelos sujeitos desencannados, a fim de fazer com que seus leitores se tornem cúmplices do que foi dito. Para que tal análise se dê, explorar-se-ão alguns fundamentos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick como é o caso dos conceitos de contrato de comunicação, de visadas discursivas e, ainda, o conceito de pathos, esse último recuperado da tradição aristotélica, visto que a publicidade desencannada pretende causar alguma reação patêmica em seu leitor. Também recorrer-se-á a estudos relativos às publicidades canônicas, propostos por Monnerat (2013, 2003), Carvalho (1996) e Pinto (1997), com a finalidade de demonstrar quais foram as estratégias do discurso publicitário mimetizadas pelo discurso desencannado e quais foram, por outro lado, aquelas colocadas em xeque. Logo, à medida que se analisa o referido discurso, pode-se perceber que se trata de um texto singular, uma vez que desconstrói o universo do sério criado pela publicidade canônica, afinal, quebra paradigmas, desconstrói lugares-comuns e estabelece um novo modo de fazer humor, usando a publicidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigos de linguística artigos de linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37514 10.12957/matraga.2019.37514 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37514 |
identifier_str_mv |
10.12957/matraga.2019.37514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/37514/29967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 26 n. 46 (2019): Miscelânea; 14-34 MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 26 No. 46 (2019): Miscelaneous; 14-34 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1799318494225891328 |