“Desencannes” e pensa no essencial: uma análise semiolinguística de publicidade às avessas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Camilla Ramalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3349
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar algumas peças publicitárias fictícias, disponíveis em um site de humor, intitulado Desencannes, discutindo de que maneira as referidas peças subvertem muitas das estratégias de captação usadas pela publicidade canônica, assim como se valem de outras. Na realidade, a principal finalidade do discurso desencannado é desconstruir toda a seriedade do fazer publicitário tradicional, provocando, assim, o riso em seus destinatários. Para que tais análises fossem, de fato, empreendidas, recorreu-se a alguns pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, cunhada por Patrick Charaudeau, como é o caso dos conceitos de sujeitos do ato de linguagem, Processo de Semiotização do Mundo, Contrato de Comunicação, Visadas Discursivas e Competências Comunicacionais, haja vista que todos esses anúncios só são possíveis dentro de um novo universo criado na e pela linguagem, posto que subvertem o quadro de referência tradicional ao qual se reportam os sujeitos do ato de linguagem, principalmente, no que tange às visadas discursivas, escolhidas para fazer parte do discurso desencannado. As noções de ethos e pathos também foram resgatadas, afinal, a imagem que o sujeito enunciador quer passar de si no discurso, bem como as estratégias de patemização que escolhe para fazer parte desse discurso, são fundamentais na compreensão e na interpretação dos textos desencannados. Recorreu-se, ainda, aos estudos de alguns autores sobre publicidade canônica para que se pudesse estabelecer quais das estratégias foram utilizadas, quais, no entanto, foram deixadas de lado e quais, por sua vez, foram subvertidas. Por fim, como a intenção primeira do sujeito enunciador do Desencannes é fazer seu destinatário rir, tornou-se preciso explorar as concepções de humor de Freud (1996), Bergson (2001), Bakhtin (2013) e Almeida (1999) a fim de que se pudesse entender por que e como o riso foi produzido. Assim sendo, torna-se possível estabelecer que as peças publicitárias do Desencannes são, na realidade, publicidades às avessas, já que não têm a intenção de vender uma marca, mas, sim, de colocar em xeque toda a rigidez do discurso publicitário canônico, afirmando que publicidade “boa de verdade” é aquela que faz seu destinatário rir e não aquela que se prende a paradigmas e modelos engessados
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Para que tais análises fossem, de fato, empreendidas, recorreu-se a alguns pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, cunhada por Patrick Charaudeau, como é o caso dos conceitos de sujeitos do ato de linguagem, Processo de Semiotização do Mundo, Contrato de Comunicação, Visadas Discursivas e Competências Comunicacionais, haja vista que todos esses anúncios só são possíveis dentro de um novo universo criado na e pela linguagem, posto que subvertem o quadro de referência tradicional ao qual se reportam os sujeitos do ato de linguagem, principalmente, no que tange às visadas discursivas, escolhidas para fazer parte do discurso desencannado. As noções de ethos e pathos também foram resgatadas, afinal, a imagem que o sujeito enunciador quer passar de si no discurso, bem como as estratégias de patemização que escolhe para fazer parte desse discurso, são fundamentais na compreensão e na interpretação dos textos desencannados. Recorreu-se, ainda, aos estudos de alguns autores sobre publicidade canônica para que se pudesse estabelecer quais das estratégias foram utilizadas, quais, no entanto, foram deixadas de lado e quais, por sua vez, foram subvertidas. Por fim, como a intenção primeira do sujeito enunciador do Desencannes é fazer seu destinatário rir, tornou-se preciso explorar as concepções de humor de Freud (1996), Bergson (2001), Bakhtin (2013) e Almeida (1999) a fim de que se pudesse entender por que e como o riso foi produzido. Assim sendo, torna-se possível estabelecer que as peças publicitárias do Desencannes são, na realidade, publicidades às avessas, já que não têm a intenção de vender uma marca, mas, sim, de colocar em xeque toda a rigidez do discurso publicitário canônico, afirmando que publicidade “boa de verdade” é aquela que faz seu destinatário rir e não aquela que se prende a paradigmas e modelos engessadosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work aims at analizing some fictional works of publicity, available in a comedy website named Desencannes, which discusses how the referred works subvert the catchy strategies used in the mainstream publicity, as well as how they use other ones. In fact, the main aim of the Desencannes speech is to deconstruct the serious tone of the traditional publicity and make the audience laugh. In order to make the analisis we used the Theory of the Semiolinguistic Speech Analisis, coined by Patrick Charaudeau, for instance, using its concepts of language act subjects, World Semiotization Process, Communication Contract, Discursive Target and Communication Competencies, given the fact that these advertisements are only possible in the new linguistic universe created by the language and in it because they subvert the traditional reference board to which the subjects of the linguistic act refer, especially in relation to the discursive targets, chosen to be part of the desencannado speech. The notions of ethos and pathos have also been used, as the image wished to be transpassed by the subject, as well as the patemization strategies chosen to be part of this speech, are fundamental in the comprehension and interpretation of the desencannados texts. We have also used some works about canonical publicity so as to establish which strategies have been used, the others that have been put aside, and finally the subverted ones. Finally, because the intentions of the Desencannes subject is to make the audience laugh, it was necessary to exploit the concepts of humor of Freud (1996), Bergson (2001), Bakhtin (2013) and Almeida (1999) to understand how laughter is produced. Therefore it is possible to establish that the advertisements of the Desencannes are, in fact, inverted, as there is no intention of selling a product but to put into question the rigidity of the canonical publicist speech, showing that “good publicity” is the one that makes the audience laugh and not the ones stuck to paradigms and models101 f.Monnerat, Rosane Santos MauroPauliukonis, Maria Aparecida LinoRibeiro, Patricia Ferreira NevesDuarte, Camilla Ramalho2017-04-17T16:45:41Z2017-04-17T16:45:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3349CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T18:58:18Zoai:app.uff.br:1/3349Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:07.115136Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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