Inglês à mão: prática online de língua inglesa em tempos de distanciamento social
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/56893 |
Resumo: | A pandemia do COVID-19 acentuou a urgência, já observada no contexto escolar presencial, do desenvolvimento de atividades e práticas docentes que possam abarcar estratégias de ensino-aprendizagem profícuas para um ambiente educacional exclusivamente virtual. Evidenciou também a importância de que as práticas de ensino reflitam as necessidades da contemporaneidade para a construção de um conhecimento in vivo (NICOLESCU, 2013), que é fluido, adaptável, em movimento. Trouxe, ainda, a necessidade de tratarmos aspectos da vida muitas vezes apartados do ambiente educacional, como a incerteza e a imprevisibilidade (MORIN, 2015). Nesse contexto, desenvolvemos a pesquisa apresentada neste artigo, a qual interpretamos a partir da abordagem metodológica hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017). Articulando elementos da aprendizagem móvel (SACCOL et al., 2011) aos construtos da complexidade (MORIN, 2015) e da transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2013), foi desenvolvida a situação de ensino-aprendizagem de inglês objeto desta pesquisa. Realizada no ambiente virtual do WhatsApp, contou com a participação de sete alunos adultos com níveis de proficiência diferentes durante duas semanas. |
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Inglês à mão: prática online de língua inglesa em tempos de distanciamento socialEnglish Language at Hand: Online english practice in times of social distancingTransdisciplinaridadeComplexidadeEnsino-aprendizagem de inglêsAprendizagem móvel.TransdisciplinarityComplexityEnglish language teaching-learningM-learning.A pandemia do COVID-19 acentuou a urgência, já observada no contexto escolar presencial, do desenvolvimento de atividades e práticas docentes que possam abarcar estratégias de ensino-aprendizagem profícuas para um ambiente educacional exclusivamente virtual. Evidenciou também a importância de que as práticas de ensino reflitam as necessidades da contemporaneidade para a construção de um conhecimento in vivo (NICOLESCU, 2013), que é fluido, adaptável, em movimento. Trouxe, ainda, a necessidade de tratarmos aspectos da vida muitas vezes apartados do ambiente educacional, como a incerteza e a imprevisibilidade (MORIN, 2015). Nesse contexto, desenvolvemos a pesquisa apresentada neste artigo, a qual interpretamos a partir da abordagem metodológica hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017). Articulando elementos da aprendizagem móvel (SACCOL et al., 2011) aos construtos da complexidade (MORIN, 2015) e da transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2013), foi desenvolvida a situação de ensino-aprendizagem de inglês objeto desta pesquisa. Realizada no ambiente virtual do WhatsApp, contou com a participação de sete alunos adultos com níveis de proficiência diferentes durante duas semanas.The COVID-19 pandemic has emphasized the urgency, which could already be found in face-to-face school settings, for the development of teaching activities and practices with fruitful teaching-learning strategies for a new, exclusively virtual educational environment. It has also highlighted the importance that teaching practices reflect the needs of contemporaneity for an in vivo knowledge construction (NICOLESCU, 2013), which is fluid, adaptable, ever-changing. In addition, it has brought the need for teaching practices to deal with aspects of life that are sometimes excluded from the educational environment, such as uncertainty and unpredictability (MORIN, 2015). Taking such context into account, we carried out the research presented herein, which was interpreted in light of the complex hermeneutical-phenomenological approach (FREIRE, 2017). The teaching-learning experience that is the object of this research was developed by articulating elements of m-learning (SACCOL et al., 2011), complexity (MORIN, 2015), and transdisciplinarity (NICOLESCU, 2013). It was carried out for two weeks on the virtual environment of WhatsApp with seven adult learners of different proficiency levels.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/5689310.12957/matraga.2021.56893Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 28 n. 53 (2021): Língua e linguagem em tempos de incerteza: pandemia, preconceito e política; 234-247MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 28 No. 53 (2021): Language in times of uncertainty: pandemic, prejudice and politics; 234-2472446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/56893/38304Muriana, Marina BorgesCosta, Solange Lopes Vinagreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-03T15:12:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/56893Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-09-03T15:12:06Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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