Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6986 |
Resumo: | Nossa pesquisa nasce a partir da reflexão sobre nossa prática profissional, em um curso de português como língua estrangeira, na modalidade negócios, ministrado dentro de empresas em Santiago do Chile. Nesse curso, chamado Português básico para negócios , utilizava-se um material didático especificamente confeccionado para ele, e um dos pontos recorrentes encontrados nesse manual é que, em diversos textos e atividades propostas, aparecia sempre a figura do empresário bem-sucedido. Assim, selecionamos os textos presentes no material didático que trazem a figura desse empresário/executivo. A partir daí, buscamos na Análise do Discurso francesa conceitos que pudessem orientar-nos em possíveis leituras desse material. Nossa análise se desenvolve com base nas ideias de cenografia (MAINGUENEAU, 2013) e produção de subjetividade (MIRANDA; SOARES, 2014). Maingueneau (2013) nos fala sobre as três cenas enunciativas: cenografia, cena genérica e cena englobante. Nesse material propomos duas perspectivas de análise diferentes para as três cenas: uma delas considera os aspectos relativos ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa, e a outra, promove a circulação de ideias relativas ao empresário de sucesso, uma vez que ele é recorrente em nosso material. Observamos também a produção de subjetividade, apoiados nos personagens encontrados, e intuímos que eles corroboram a ideia de gestor de si mesmo (GAULEJAC, 2007), que emerge a partir das ideias neoliberais. De acordo com esse sistema, o trabalhador passa a ser ele mesmo responsável por seu trabalho e por conseguir nele se manter, já que, nesse novo modelo, não há emprego para todos. Também observamos a configuração de uma subjetividade luxo (ROLNIK, 2007) para o empresário, onde se produz um modelo a seguir para se conquistar o sucesso. |
id |
UERJ_007862d7f9713b842639e6596cc42777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/6986 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didáticoEnseñanza de Portugués como lengua extranjera para aprendices hispanohablantes: imágenes del empresario neoliberal exitoso en material didácticoPortugués como lengua extranjera para negociosEscenografíaProducción de subjetividadPortuguês como língua estrangeira para negóciosCenografiaProdução de subjetividadeLíngua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLíngua portuguesa Compêndios para estrangeiros EspanholLíngua portuguesa Português comercialNegóciosSubjetividadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADANossa pesquisa nasce a partir da reflexão sobre nossa prática profissional, em um curso de português como língua estrangeira, na modalidade negócios, ministrado dentro de empresas em Santiago do Chile. Nesse curso, chamado Português básico para negócios , utilizava-se um material didático especificamente confeccionado para ele, e um dos pontos recorrentes encontrados nesse manual é que, em diversos textos e atividades propostas, aparecia sempre a figura do empresário bem-sucedido. Assim, selecionamos os textos presentes no material didático que trazem a figura desse empresário/executivo. A partir daí, buscamos na Análise do Discurso francesa conceitos que pudessem orientar-nos em possíveis leituras desse material. Nossa análise se desenvolve com base nas ideias de cenografia (MAINGUENEAU, 2013) e produção de subjetividade (MIRANDA; SOARES, 2014). Maingueneau (2013) nos fala sobre as três cenas enunciativas: cenografia, cena genérica e cena englobante. Nesse material propomos duas perspectivas de análise diferentes para as três cenas: uma delas considera os aspectos relativos ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa, e a outra, promove a circulação de ideias relativas ao empresário de sucesso, uma vez que ele é recorrente em nosso material. Observamos também a produção de subjetividade, apoiados nos personagens encontrados, e intuímos que eles corroboram a ideia de gestor de si mesmo (GAULEJAC, 2007), que emerge a partir das ideias neoliberais. De acordo com esse sistema, o trabalhador passa a ser ele mesmo responsável por seu trabalho e por conseguir nele se manter, já que, nesse novo modelo, não há emprego para todos. Também observamos a configuração de uma subjetividade luxo (ROLNIK, 2007) para o empresário, onde se produz um modelo a seguir para se conquistar o sucesso.Nuestra investigación nace a partir de las reflexiones acerca de nuestra práctica profesional, en un curso de portugués como lengua extranjera, en la modalidad negocios, ministrado al interior de empresas en Santiago de Chile. En ese curso, llamado Portugués básico para negocios , se utilizaba un material didáctico específicamente confeccionado para él, y uno de los puntos recurrentes encontrados en ese manual es que, en diversos textos y actividades propuestas, aparecía siempre la figura del empresario exitoso. Así, seleccionamos los textos presentes en el material didáctico que traen la figura de ese empresario/ejecutivo. A partir de ahí, buscamos en el Análisis del Discurso francés conceptos que pudiesen orientarnos en posibles lecturas de nuestro material. Nuestro análisis se desarrolla basado en las ideas de escenografía (MAINGUENEAU, 2013) y la producción de subjetividad (MIRANDA; SOARES, 2014). Mainguenau (2013) nos habla acerca de las tres escenas enunciativas: escenografía, escena genérica y escena englobante. En este material proponemos dos perspectivas de análisis diferentes para las tres escenas: una de ellas considera los aspectos relativos a la enseñanza-aprendizaje de la lengua portuguesa, y la otra promueve la circulación de ideas relativas al empresario exitoso, una vez que él es recurrente en nuestro material. Observamos también la producción de subjetividad, con base en los personajes encontrados, e intuimos que ellos corroboran la idea de gestor de sí mismo (GAULEJAC, 2007), que emerge a partir de las ideas neoliberales. De acuerdo con ese sistema el trabajador pasa a ser él mismo responsable por su trabajo y por conseguir mantenerse en él, ya que, en ese nuevo modelo, no hay empleo para todos. También observamos la configuración de una subjetividad lujo (ROLNIK, 2007) para el empresario, donde se produce un modelo a seguir para conquistar el éxito.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasBRUERJPrograma de Pós-Graduação em LetrasRocha, Décio Orlando Soares dahttp://lattes.cnpq.br/4776511560753052Rodrigues, Isabel Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2527370566086043Vargens, Dayala Paiva de MedeirosVARGENS, D. P. M.Rosinek, Ana Patrícia2021-01-05T15:17:51Z2018-10-092018-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:16:13Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/6986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático Enseñanza de Portugués como lengua extranjera para aprendices hispanohablantes: imágenes del empresario neoliberal exitoso en material didáctico |
title |
Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático |
spellingShingle |
Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático Rosinek, Ana Patrícia Portugués como lengua extranjera para negocios Escenografía Producción de subjetividad Português como língua estrangeira para negócios Cenografia Produção de subjetividade Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros Espanhol Língua portuguesa Português comercial Negócios Subjetividade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático |
title_full |
Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático |
title_fullStr |
Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático |
title_full_unstemmed |
Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático |
title_sort |
Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático |
author |
Rosinek, Ana Patrícia |
author_facet |
Rosinek, Ana Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Décio Orlando Soares da http://lattes.cnpq.br/4776511560753052 Rodrigues, Isabel Cristina http://lattes.cnpq.br/2527370566086043 Vargens, Dayala Paiva de Medeiros VARGENS, D. P. M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosinek, Ana Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portugués como lengua extranjera para negocios Escenografía Producción de subjetividad Português como língua estrangeira para negócios Cenografia Produção de subjetividade Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros Espanhol Língua portuguesa Português comercial Negócios Subjetividade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Portugués como lengua extranjera para negocios Escenografía Producción de subjetividad Português como língua estrangeira para negócios Cenografia Produção de subjetividade Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros Espanhol Língua portuguesa Português comercial Negócios Subjetividade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Nossa pesquisa nasce a partir da reflexão sobre nossa prática profissional, em um curso de português como língua estrangeira, na modalidade negócios, ministrado dentro de empresas em Santiago do Chile. Nesse curso, chamado Português básico para negócios , utilizava-se um material didático especificamente confeccionado para ele, e um dos pontos recorrentes encontrados nesse manual é que, em diversos textos e atividades propostas, aparecia sempre a figura do empresário bem-sucedido. Assim, selecionamos os textos presentes no material didático que trazem a figura desse empresário/executivo. A partir daí, buscamos na Análise do Discurso francesa conceitos que pudessem orientar-nos em possíveis leituras desse material. Nossa análise se desenvolve com base nas ideias de cenografia (MAINGUENEAU, 2013) e produção de subjetividade (MIRANDA; SOARES, 2014). Maingueneau (2013) nos fala sobre as três cenas enunciativas: cenografia, cena genérica e cena englobante. Nesse material propomos duas perspectivas de análise diferentes para as três cenas: uma delas considera os aspectos relativos ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa, e a outra, promove a circulação de ideias relativas ao empresário de sucesso, uma vez que ele é recorrente em nosso material. Observamos também a produção de subjetividade, apoiados nos personagens encontrados, e intuímos que eles corroboram a ideia de gestor de si mesmo (GAULEJAC, 2007), que emerge a partir das ideias neoliberais. De acordo com esse sistema, o trabalhador passa a ser ele mesmo responsável por seu trabalho e por conseguir nele se manter, já que, nesse novo modelo, não há emprego para todos. Também observamos a configuração de uma subjetividade luxo (ROLNIK, 2007) para o empresário, onde se produz um modelo a seguir para se conquistar o sucesso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-09 2018-03-28 2021-01-05T15:17:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6986 |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990595805282304 |