Do pessimismo em dicção verista: modulações do narrador “sincero e desapaixonado” em Giovanni Verga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Leonardo Freitas de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18358
Resumo: Propomos, neste trabalho, um levantamento da fortuna crítica de Giovanni Verga, a qual, aparentemente, se mostra contraditória diante dos aspectos analisados e estudados: o realismo e o pessimismo. Verga é considerado pelos seus leitores o gênio da impessoalidade, um escritor que propõe nos seus textos a presença de um narrador invisível e que, de acordo com os estudiosos, consegue cristalizar com perfeição essa proposta. Acontece que, por outro lado, o mesmo autor é relacionado, em muitos casos, a interpretações que encontram, no seu texto, um certo grau de pessimismo, um pessimismo que muitas vezes, é verdade, se encontra apenas no plano do enredo, mas que, em certos instantes, como no caso d’Os Malavoglia, seu romance mais conhecido, é encontrado também na figura do narrador, o que marca, de imediato, certo grau de subjetividade por parte deste. À frente disso, portanto, temos uma leitura que soa de fato contraditória, o que nos impulsiona a investigar outras engrenagens narrativas trabalhadas pela mesma figura do narrador verguiano, como as adjetivações e as comparações, que explicitam a sua subjetividade e rasgam de uma vez por todas aquela capa de invisibilidade proposta pelo seu autor. Neste trabalho, então, nos aprofundaremos no entendimento da escola verista, corrente estética italiana da qual Verga é considerado o principal expoente, e em alguns aspectos do gênero romance, tomando como base diversos teóricos da literatura, para investigar as oscilações que existem na obra verguiana, oscilações que decerto desconstroem uma leitura puramente realista, objetiva e impessoal sobre o escritor enfatizado. Para além de catalogações mais limitadas e mais domesticadas, Verga pode ser compreendido e interpretado como um artista versátil, multifacetado, marcado por modulações no interior das suas narrativas, um tipo de estilo que, mais do que limitá-lo a um ou outro tipo de chave de leitura, o alçaria a um status de hábil romancista e contista caso levemos em conta, sobretudo, o heterodiscurso segundo Bakhtin.
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Acontece que, por outro lado, o mesmo autor é relacionado, em muitos casos, a interpretações que encontram, no seu texto, um certo grau de pessimismo, um pessimismo que muitas vezes, é verdade, se encontra apenas no plano do enredo, mas que, em certos instantes, como no caso d’Os Malavoglia, seu romance mais conhecido, é encontrado também na figura do narrador, o que marca, de imediato, certo grau de subjetividade por parte deste. À frente disso, portanto, temos uma leitura que soa de fato contraditória, o que nos impulsiona a investigar outras engrenagens narrativas trabalhadas pela mesma figura do narrador verguiano, como as adjetivações e as comparações, que explicitam a sua subjetividade e rasgam de uma vez por todas aquela capa de invisibilidade proposta pelo seu autor. Neste trabalho, então, nos aprofundaremos no entendimento da escola verista, corrente estética italiana da qual Verga é considerado o principal expoente, e em alguns aspectos do gênero romance, tomando como base diversos teóricos da literatura, para investigar as oscilações que existem na obra verguiana, oscilações que decerto desconstroem uma leitura puramente realista, objetiva e impessoal sobre o escritor enfatizado. Para além de catalogações mais limitadas e mais domesticadas, Verga pode ser compreendido e interpretado como um artista versátil, multifacetado, marcado por modulações no interior das suas narrativas, um tipo de estilo que, mais do que limitá-lo a um ou outro tipo de chave de leitura, o alçaria a um status de hábil romancista e contista caso levemos em conta, sobretudo, o heterodiscurso segundo Bakhtin.We propose, in this work, a survey of Giovanni Verga's critical fortune, which, apparently, is contradictory in the face of the analyzed and studied aspects: realism and pessimism. Verga is considered by his readers the genius of impersonality, a writer who proposes the presence of an invisible narrator in his texts and who, according to scholars, manages to crystallize this proposal perfectly. It happens that, on the other hand, the same author is related, in many cases, to interpretations that find, in his text, a certain degree of pessimism, a pessimism that often, it is true, is only found in the plot plane, but that, at certain moments, as in the case of I Malavoglia, his best-known novel, is also found in the figure of the narrator, which immediately marks a certain degree of subjectivity on his part. In front of this, therefore, we have a reading that actually sounds contradictory, which drives us to investigate other narrative gears worked by the same figure of the Verguian narrator, such as adjectives and comparisons, which make his subjectivity explicit and tear once and for all that invisibility cloak proposed by its author. In this work, then, we will delve deeper into the understanding of the verista school, an Italian stylistic of which Verga is considered the main exponent, and in some aspects of the novel genre, based on various literary theorists, to investigate the oscillations that exist in Verga's work, oscillations that certainly deconstruct a purely realistic, objective and impersonal reading of the emphasized writer. In addition to more limited and more domesticated cataloging, Verga can be understood and interpreted as a versatile and multifaceted artist, marked by modulations within his narratives, a type of style that, rather than limiting him to one or another type of key to reading, would elevate him to the status of a skilled novelist and short story writer if we take into account, above all, the heterodiscourse according to Bakhtin.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em LetrasSouza, Nabil Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/0079823691140066Vasconcelos, Viviane da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5116199551293360Maciel, Emílio Carlos Roscoehttp://lattes.cnpq.br/9910143426977882Carvalho, Leonardo Freitas de2022-09-12T16:49:51Z2022-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Leonardo Freitas de. Do pessimismo em dicção verista: modulações do narrador “sincero e desapaixonado” em Giovanni Verga. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:15:54Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:15:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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