Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponciano, Gisele Rainha Pontes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19256
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o que os professores relatam das situações multiplicativas desenvolvidas com alunos do 5º ano para a construção das ideias referentes ao Campo Conceitual Multiplicativo. Como aporte teórico, foram articuladas a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990, 1988, 1994, 1998, 2003, 2009, 2013) e as Estruturas Multiplicativas de Magina, Merlini e Santos (2012, 2014, 2016), Merlini et al. (2013), de Souza e Magina (2017) e Santana et al. (2017). Nacarato (2005, 2009) e Onuchic (2014) subsidiaram a análise dos aspectos da formação de professores e das propostas de encaminhamento das situações-problema. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem como instrumento de coleta de dados as entrevistas individuais semiestruturadas com 10 professoras selecionadas pela técnica bola de neve. A indicação de uma professora à outra para participar da pesquisa consistia em atuar no 5º ano do Ensino Fundamental e trabalhar com situações-problema de multiplicação na sala de aula. A primeira etapa consistiu em solicitar às entrevistadas, antecipadamente, que enviassem 8 situações propostas e já trabalhadas por elas com seus alunos de 5º ano. Posteriormente, na outra etapa da pesquisa, realizamos as entrevistas pelo aplicativo Googlemeet, em 2021. As 10 professoras pertencem a escolas das redes privada e pública das seguintes cidades: São Gonçalo/RJ, Niterói/RJ, Duque de Caxias/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Nova Europa/ SP e Paracatu/MG. Observamos os dados da pesquisa e os classificamos em 2 grupos distintos: o primeiro grupo, com 6 professoras, propõe atividades cujo foco são as questões didáticas das situações-problema, ao passo que o segundo grupo, com 4 professoras, além de compartilhar a preocupação com questões das situações didáticas, também pensa nas questões conceituais.
id UERJ_459acd3a76eeac9130864791b5a083f6
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/19256
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciaisMultiplicative-Situations: activities developed by teachers in the Early YearsProblem SituationsEarly YearsTheory of Conceptual FieldsMultiplicative StructuresEnsino fundamentalDidáticaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEsta pesquisa buscou compreender o que os professores relatam das situações multiplicativas desenvolvidas com alunos do 5º ano para a construção das ideias referentes ao Campo Conceitual Multiplicativo. Como aporte teórico, foram articuladas a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990, 1988, 1994, 1998, 2003, 2009, 2013) e as Estruturas Multiplicativas de Magina, Merlini e Santos (2012, 2014, 2016), Merlini et al. (2013), de Souza e Magina (2017) e Santana et al. (2017). Nacarato (2005, 2009) e Onuchic (2014) subsidiaram a análise dos aspectos da formação de professores e das propostas de encaminhamento das situações-problema. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem como instrumento de coleta de dados as entrevistas individuais semiestruturadas com 10 professoras selecionadas pela técnica bola de neve. A indicação de uma professora à outra para participar da pesquisa consistia em atuar no 5º ano do Ensino Fundamental e trabalhar com situações-problema de multiplicação na sala de aula. A primeira etapa consistiu em solicitar às entrevistadas, antecipadamente, que enviassem 8 situações propostas e já trabalhadas por elas com seus alunos de 5º ano. Posteriormente, na outra etapa da pesquisa, realizamos as entrevistas pelo aplicativo Googlemeet, em 2021. As 10 professoras pertencem a escolas das redes privada e pública das seguintes cidades: São Gonçalo/RJ, Niterói/RJ, Duque de Caxias/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Nova Europa/ SP e Paracatu/MG. Observamos os dados da pesquisa e os classificamos em 2 grupos distintos: o primeiro grupo, com 6 professoras, propõe atividades cujo foco são as questões didáticas das situações-problema, ao passo que o segundo grupo, com 4 professoras, além de compartilhar a preocupação com questões das situações didáticas, também pensa nas questões conceituais.This research aimed at understanding what teachers report on multiplicative situations developed with 5th grade students for the construction of ideas referring to the Multiplicative Conceptual Field. As a theoretical contribution, Vergnaud's Theory of Conceptual Fields (1990, 1988, 1994, 1998, 2003, 2009, 2013) and the Multiplicative Structures of Magina, Merlini and Santos (2012, 2014, 2016) were articulated. Merlini et al. (2013), de Souza and Magina (2017), and Santana et al. (2017). Nacarato (2005, 2009) and Onuchic (2014) collaborated to analyze aspects of teacher training and proposals for addressing problem situations. The research is qualitative, having as a data collection instrument the individual semi-structured interviews with 10 teachers selected by the snowball technique. The indication from one teacher to another to participate in the research consisted of working in the 5th year of Elementary School and working with problem-situations of multiplication in the classroom. The first step consisted of asking the interviewees in advance to send 8 situations proposed and already worked on by them with their 5th year students. In the other stage of the research, we conducted interviews using the Googlemeet app in 2021. The ten teachers from schools in the private and public education systems of the following cities: São Gonçalo/RJ, Niterói/RJ, Duque de Caxias/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Nova Europe/SP and Paracatu/MG. We observed the research data and classified them into two distinct groups: The first group with 6 teachers proposes activities focusing on the didactic issues of the problem situations. While the second group, with 4 teachers, in addition to sharing concern with issues of didactic situations, they also think about conceptual issues.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisLeite, Vania Finholdt ÂngeloLuna, Ana Virginia AlmeidaMagina, Sandra Maria PintoPetito, Priscila CardosoPonciano, Gisele Rainha Pontes2023-03-29T19:19:37Z2022-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPONCIANO, Gisele Rainha Pontes. Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:11:19Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/19256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais
Multiplicative-Situations: activities developed by teachers in the Early Years
title Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais
spellingShingle Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais
Ponciano, Gisele Rainha Pontes
Problem Situations
Early Years
Theory of Conceptual Fields
Multiplicative Structures
Ensino fundamental
Didática
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais
title_full Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais
title_fullStr Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais
title_full_unstemmed Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais
title_sort Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais
author Ponciano, Gisele Rainha Pontes
author_facet Ponciano, Gisele Rainha Pontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Vania Finholdt Ângelo
Luna, Ana Virginia Almeida
Magina, Sandra Maria Pinto
Petito, Priscila Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponciano, Gisele Rainha Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Problem Situations
Early Years
Theory of Conceptual Fields
Multiplicative Structures
Ensino fundamental
Didática
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
topic Problem Situations
Early Years
Theory of Conceptual Fields
Multiplicative Structures
Ensino fundamental
Didática
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description Esta pesquisa buscou compreender o que os professores relatam das situações multiplicativas desenvolvidas com alunos do 5º ano para a construção das ideias referentes ao Campo Conceitual Multiplicativo. Como aporte teórico, foram articuladas a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990, 1988, 1994, 1998, 2003, 2009, 2013) e as Estruturas Multiplicativas de Magina, Merlini e Santos (2012, 2014, 2016), Merlini et al. (2013), de Souza e Magina (2017) e Santana et al. (2017). Nacarato (2005, 2009) e Onuchic (2014) subsidiaram a análise dos aspectos da formação de professores e das propostas de encaminhamento das situações-problema. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem como instrumento de coleta de dados as entrevistas individuais semiestruturadas com 10 professoras selecionadas pela técnica bola de neve. A indicação de uma professora à outra para participar da pesquisa consistia em atuar no 5º ano do Ensino Fundamental e trabalhar com situações-problema de multiplicação na sala de aula. A primeira etapa consistiu em solicitar às entrevistadas, antecipadamente, que enviassem 8 situações propostas e já trabalhadas por elas com seus alunos de 5º ano. Posteriormente, na outra etapa da pesquisa, realizamos as entrevistas pelo aplicativo Googlemeet, em 2021. As 10 professoras pertencem a escolas das redes privada e pública das seguintes cidades: São Gonçalo/RJ, Niterói/RJ, Duque de Caxias/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Nova Europa/ SP e Paracatu/MG. Observamos os dados da pesquisa e os classificamos em 2 grupos distintos: o primeiro grupo, com 6 professoras, propõe atividades cujo foco são as questões didáticas das situações-problema, ao passo que o segundo grupo, com 4 professoras, além de compartilhar a preocupação com questões das situações didáticas, também pensa nas questões conceituais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-14
2023-03-29T19:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONCIANO, Gisele Rainha Pontes. Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19256
identifier_str_mv PONCIANO, Gisele Rainha Pontes. Situações Multiplicativas: atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990680408588288