Políticas de educação permanente em saúde nos governos Lula: um olhar a partir dos documentos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4766 |
Resumo: | Este trabalho partiu do reconhecimento de duas hipóteses de trabalho : a primeira dessas hipóteses é a de que existiram duas políticas de educação permanente em saúde nos governos Lula. E ainda, que em torno dessas políticas referidas e possibilitado pelo fato político que se convencionou chamar de escândalo do mensalão estabeleceu-se a conformação de dois coletivos de trabalho com características peculiares e práticas divergentes em relação à temática da Educação Permanente em Saúde (EPS). A segunda hipótese referiu-se à existência de tensões e manobras de silenciamento em torno dessa história. Ou seja, teria havido um conjunto de manobras feitas para ocultar ou pelo menos atenuar nas versões oficiais das políticas, as rupturas e descontinuidades, silenciando ativamente as diferenças. Nesse sentido pretendeu-se pôr em questão tais hipóteses e apresentar contribuições para uma posterior narrativa sobre o processo político que supostamente teria dado origem a duas políticas de Educação Permanente em Saúde nos governos Lula. Para iniciar essa empreitada, realizou-se análise dos documentos em torno da temática. A ideia, inicialmente, não foi apresentar as questões que constam nos conteúdos dos documentos em si, mas buscar os indícios e conexões que se colocaram na afirmação de duas propostas distintas em torno do tema da EPS. Para tanto utilizou-se os documentos institucionais identificados nos dois períodos da SGTES bem como outras produções textuais do período que serviram para dar materialidade ou sustentação teórica às duas políticas colocadas, tendo sido necessário que também fizéssemos análise desses materiais. Essa análise, teve o intuito de percorrer indiciariamente tais documentos afim de procurar pistas e identificar os conceitos, argumentos ou concepções presentes nos textos que pudessem auxiliar na compreensão dos processos que os constituíram, uma vez que consideramos que os textos são produtos de acordos em vários estágios, frutos de inúmeras influências. No contato com os documentos institucionais e nos achados curiosos de outras publicações não formais, tivemos possibilidade de visualizar a existência de duas propostas que se configuram distintas, tanto nas suas concepções quanto no seu modus operandi, configurando desse modo e de acordo com a visão de política que sustentamos neste estudo, duas políticas de educação permanente em saúde. Por fim acreditamos que os estudos de análise de políticas em geral contribuem para ofertar narrativas interessantes que podem ajudar a compreender o processo político que subjaz a formulação de uma política pública. |
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Políticas de educação permanente em saúde nos governos Lula: um olhar a partir dos documentos.Permanent education in health policies in the Lula governments: a view from the documents.Permanent educationPublic policiesUnified Health SystemEducação permanentePolíticas públicasSistema Único de SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAEste trabalho partiu do reconhecimento de duas hipóteses de trabalho : a primeira dessas hipóteses é a de que existiram duas políticas de educação permanente em saúde nos governos Lula. E ainda, que em torno dessas políticas referidas e possibilitado pelo fato político que se convencionou chamar de escândalo do mensalão estabeleceu-se a conformação de dois coletivos de trabalho com características peculiares e práticas divergentes em relação à temática da Educação Permanente em Saúde (EPS). A segunda hipótese referiu-se à existência de tensões e manobras de silenciamento em torno dessa história. Ou seja, teria havido um conjunto de manobras feitas para ocultar ou pelo menos atenuar nas versões oficiais das políticas, as rupturas e descontinuidades, silenciando ativamente as diferenças. Nesse sentido pretendeu-se pôr em questão tais hipóteses e apresentar contribuições para uma posterior narrativa sobre o processo político que supostamente teria dado origem a duas políticas de Educação Permanente em Saúde nos governos Lula. Para iniciar essa empreitada, realizou-se análise dos documentos em torno da temática. A ideia, inicialmente, não foi apresentar as questões que constam nos conteúdos dos documentos em si, mas buscar os indícios e conexões que se colocaram na afirmação de duas propostas distintas em torno do tema da EPS. Para tanto utilizou-se os documentos institucionais identificados nos dois períodos da SGTES bem como outras produções textuais do período que serviram para dar materialidade ou sustentação teórica às duas políticas colocadas, tendo sido necessário que também fizéssemos análise desses materiais. Essa análise, teve o intuito de percorrer indiciariamente tais documentos afim de procurar pistas e identificar os conceitos, argumentos ou concepções presentes nos textos que pudessem auxiliar na compreensão dos processos que os constituíram, uma vez que consideramos que os textos são produtos de acordos em vários estágios, frutos de inúmeras influências. No contato com os documentos institucionais e nos achados curiosos de outras publicações não formais, tivemos possibilidade de visualizar a existência de duas propostas que se configuram distintas, tanto nas suas concepções quanto no seu modus operandi, configurando desse modo e de acordo com a visão de política que sustentamos neste estudo, duas políticas de educação permanente em saúde. Por fim acreditamos que os estudos de análise de políticas em geral contribuem para ofertar narrativas interessantes que podem ajudar a compreender o processo político que subjaz a formulação de uma política pública.This work came from the recognition of two working hypotheses : the first of these hypotheses is that there were two policies of permanent education in health in the Lula Government. And yet, that around these policies and it became possible due to the political fact that is conventionally called the monthly allowance scandal (escândalo do mensalão) established the conformation of two collective bargaining with unique characteristics and differing practices in relation to the theme of Continuing Education in health (EPS). The second hypothesis referred to the existence of tensions and maneuvers of silencing around this story. In other words, there would have been a series of maneuvers to hide or at least mitigate the official versions of policies, breaks and discontinuities, actively muting the differences. In this sense it was intended to call into question such hypotheses and present contributions to a later narrative about the political process that supposedly would have given rise to two policies of permanent education in health in the Lula Government. To start this task, there was the analysis of documents around the theme. The idea, initially, was to present the issues listed in the contents of the documents themselves, but to get clues and connections that put into the affirmation of two distinct proposals around the subject of EPS. For this purpose, documents were identified in two periods of SGTES well as other textual productions of the period served to give materiality or theoretical support to the two policies , having been necessary that also we did analysis of these materials. This analysis aimed to follow the evidences of such documents in order to look for clues and identify the concepts, arguments or present ideas in the texts that could help in understanding the processes that formed them, since we consider that the texts are products agreements in various stages, fruit of numerous influences. In contact with institutional documents and the curious findings of other non- formal publications, we had opportunity of seeing the existence of two proposals that are configured differently, both in their conception and in their modus operandi, setting this way and according to the vision of policy we hold this study, two continuing education of health policies. To conclude, we believe that the general policy analysis studies contribute to offer interesting narratives that can help you understand the political process that underlies the formulation of public policy.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro Biomédico::Instituto de Medicina SocialBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaMattos, Ruben Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/5813862906022002Silva, Martinho Braga Batista ehttp://lattes.cnpq.br/6530523453818209Feuerwerker, Laura Camargo Macruzhttp://lattes.cnpq.br/1348050253250794Baptista, Tatiana Wargas de Fariahttp://lattes.cnpq.br/4364730899893232Matias, Manuelle Maria Marques2020-08-02T16:55:00Z2017-09-272016-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMATIAS, Manuelle Maria Marques. Políticas de educação permanente em saúde nos governos Lula: um olhar a partir dos documentos.. 2016. 94 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T23:20:49Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/4766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T23:20:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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