O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8856 |
Resumo: | In the history of Human-Computer Interaction (HCI), influences of games on technical and theoretical developments were always noticed; however, a few historical researches have a critical approach on this area, as connecting games and HCI. In this present work, we shall uncover some of the most important themes and events, specially working on technological/cognitive, marketing, and cultural aspects, looking for evidences that shall be provided as we search for documents that give references material aspects and the pioneers of computing and games, through a relational communicational method of historical perspectives; we believe this method shall help us to understand how we are related to current games and computer devices, which are each and every time more present in our daily lives |
id |
UERJ_6641789ddb1e5a17764fb1a11709d49f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/8856 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins dehttp://lattes.cnpq.br/1150082707390234Rodrigues, Raquel Timponi Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9926598636280665Pimenta, Francisco José Paoliellohttp://lattes.cnpq.br/2368585419362246Fragoso, Suely Dadaltihttp://lattes.cnpq.br/2297271923723521Falcão, Thiago Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9175813568580367http://lattes.cnpq.br/2564650639840897Soares, Letícia Perani2021-01-05T19:45:15Z2016-12-132016-07-08SOARES, Letícia Perani. O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8856In the history of Human-Computer Interaction (HCI), influences of games on technical and theoretical developments were always noticed; however, a few historical researches have a critical approach on this area, as connecting games and HCI. In this present work, we shall uncover some of the most important themes and events, specially working on technological/cognitive, marketing, and cultural aspects, looking for evidences that shall be provided as we search for documents that give references material aspects and the pioneers of computing and games, through a relational communicational method of historical perspectives; we believe this method shall help us to understand how we are related to current games and computer devices, which are each and every time more present in our daily livesNa história da interação humano-computador (conhecida por sua sigla em inglês, HCI), muito se especulou sobre uma possível influência dos jogos eletrônicos no desenvolvimento de tecnologias e teorias desta área; porém, poucas pesquisas historiográficas trabalham criticamente para desvendar estas ligações entre games e a HCI. Nesta presente tese, pretendemos apontar alguns dos temas e eventos citados por pesquisadores deste campo, especialmente em seus aspectos tecnológicos/cognitivos, mercadológicos e culturais, buscando pistas que nos são fornecidas em materiais que referenciam os pioneiros dessas áreas de trabalho a partir de uma metodologia comunicacional, portanto, relacional de abordagem histórica. Acreditamos que este esforço pode nos ajudar a compreender como nos relacionamos tanto com os games quanto com os dispositivos computacionais disponíveis atualmente no mercado, e tão presentes em nosso cotidianoSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:45:15Z No. of bitstreams: 1 Tese_Leticia Perani Soares.pdf: 3033405 bytes, checksum: 569122d631c8cf1c3af8365cc8a23c65 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:45:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Leticia Perani Soares.pdf: 3033405 bytes, checksum: 569122d631c8cf1c3af8365cc8a23c65 (MD5) Previous issue date: 2016-07-08Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiroapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação SocialGamesHuman-Computer InterationMedia HistoryJogos eletrônicosInteração Humano-ComputadorHistória das MídiasComunicação socialVídeogamesComputadores e civilizaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOO maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computadorWorld s greatest toy : games and the communicational history of Human-Computer Interactioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_Leticia Perani Soares.pdfapplication/pdf3033405http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8856/1/Tese_Leticia+Perani+Soares.pdf569122d631c8cf1c3af8365cc8a23c65MD511/88562024-02-26 16:49:21.326oai:www.bdtd.uerj.br:1/8856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:49:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
World s greatest toy : games and the communicational history of Human-Computer Interaction |
title |
O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador |
spellingShingle |
O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador Soares, Letícia Perani Games Human-Computer Interation Media History Jogos eletrônicos Interação Humano-Computador História das Mídias Comunicação social Vídeogames Computadores e civilização CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
title_short |
O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador |
title_full |
O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador |
title_fullStr |
O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador |
title_full_unstemmed |
O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador |
title_sort |
O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador |
author |
Soares, Letícia Perani |
author_facet |
Soares, Letícia Perani |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1150082707390234 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodrigues, Raquel Timponi Pereira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9926598636280665 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pimenta, Francisco José Paoliello |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2368585419362246 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fragoso, Suely Dadalti |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2297271923723521 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Falcão, Thiago Pereira |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9175813568580367 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2564650639840897 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Letícia Perani |
contributor_str_mv |
Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de Rodrigues, Raquel Timponi Pereira Pimenta, Francisco José Paoliello Fragoso, Suely Dadalti Falcão, Thiago Pereira |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Games Human-Computer Interation Media History |
topic |
Games Human-Computer Interation Media History Jogos eletrônicos Interação Humano-Computador História das Mídias Comunicação social Vídeogames Computadores e civilização CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Interação Humano-Computador História das Mídias Comunicação social Vídeogames Computadores e civilização |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
description |
In the history of Human-Computer Interaction (HCI), influences of games on technical and theoretical developments were always noticed; however, a few historical researches have a critical approach on this area, as connecting games and HCI. In this present work, we shall uncover some of the most important themes and events, specially working on technological/cognitive, marketing, and cultural aspects, looking for evidences that shall be provided as we search for documents that give references material aspects and the pioneers of computing and games, through a relational communicational method of historical perspectives; we believe this method shall help us to understand how we are related to current games and computer devices, which are each and every time more present in our daily lives |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T19:45:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Letícia Perani. O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8856 |
identifier_str_mv |
SOARES, Letícia Perani. O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8856/1/Tese_Leticia+Perani+Soares.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
569122d631c8cf1c3af8365cc8a23c65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352288119980032 |