O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Letícia Perani
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8856
Resumo: In the history of Human-Computer Interaction (HCI), influences of games on technical and theoretical developments were always noticed; however, a few historical researches have a critical approach on this area, as connecting games and HCI. In this present work, we shall uncover some of the most important themes and events, specially working on technological/cognitive, marketing, and cultural aspects, looking for evidences that shall be provided as we search for documents that give references material aspects and the pioneers of computing and games, through a relational communicational method of historical perspectives; we believe this method shall help us to understand how we are related to current games and computer devices, which are each and every time more present in our daily lives
id UERJ_6641789ddb1e5a17764fb1a11709d49f
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/8856
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins dehttp://lattes.cnpq.br/1150082707390234Rodrigues, Raquel Timponi Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9926598636280665Pimenta, Francisco José Paoliellohttp://lattes.cnpq.br/2368585419362246Fragoso, Suely Dadaltihttp://lattes.cnpq.br/2297271923723521Falcão, Thiago Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9175813568580367http://lattes.cnpq.br/2564650639840897Soares, Letícia Perani2021-01-05T19:45:15Z2016-12-132016-07-08SOARES, Letícia Perani. O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8856In the history of Human-Computer Interaction (HCI), influences of games on technical and theoretical developments were always noticed; however, a few historical researches have a critical approach on this area, as connecting games and HCI. In this present work, we shall uncover some of the most important themes and events, specially working on technological/cognitive, marketing, and cultural aspects, looking for evidences that shall be provided as we search for documents that give references material aspects and the pioneers of computing and games, through a relational communicational method of historical perspectives; we believe this method shall help us to understand how we are related to current games and computer devices, which are each and every time more present in our daily livesNa história da interação humano-computador (conhecida por sua sigla em inglês, HCI), muito se especulou sobre uma possível influência dos jogos eletrônicos no desenvolvimento de tecnologias e teorias desta área; porém, poucas pesquisas historiográficas trabalham criticamente para desvendar estas ligações entre games e a HCI. Nesta presente tese, pretendemos apontar alguns dos temas e eventos citados por pesquisadores deste campo, especialmente em seus aspectos tecnológicos/cognitivos, mercadológicos e culturais, buscando pistas que nos são fornecidas em materiais que referenciam os pioneiros dessas áreas de trabalho a partir de uma metodologia comunicacional, portanto, relacional de abordagem histórica. Acreditamos que este esforço pode nos ajudar a compreender como nos relacionamos tanto com os games quanto com os dispositivos computacionais disponíveis atualmente no mercado, e tão presentes em nosso cotidianoSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:45:15Z No. of bitstreams: 1 Tese_Leticia Perani Soares.pdf: 3033405 bytes, checksum: 569122d631c8cf1c3af8365cc8a23c65 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:45:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Leticia Perani Soares.pdf: 3033405 bytes, checksum: 569122d631c8cf1c3af8365cc8a23c65 (MD5) Previous issue date: 2016-07-08Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiroapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação SocialGamesHuman-Computer InterationMedia HistoryJogos eletrônicosInteração Humano-ComputadorHistória das MídiasComunicação socialVídeogamesComputadores e civilizaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOO maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computadorWorld s greatest toy : games and the communicational history of Human-Computer Interactioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_Leticia Perani Soares.pdfapplication/pdf3033405http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8856/1/Tese_Leticia+Perani+Soares.pdf569122d631c8cf1c3af8365cc8a23c65MD511/88562024-02-26 16:49:21.326oai:www.bdtd.uerj.br:1/8856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:49:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv World s greatest toy : games and the communicational history of Human-Computer Interaction
title O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
spellingShingle O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
Soares, Letícia Perani
Games
Human-Computer Interation
Media History
Jogos eletrônicos
Interação Humano-Computador
História das Mídias
Comunicação social
Vídeogames
Computadores e civilização
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
title_short O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
title_full O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
title_fullStr O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
title_full_unstemmed O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
title_sort O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
author Soares, Letícia Perani
author_facet Soares, Letícia Perani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1150082707390234
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9926598636280665
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pimenta, Francisco José Paoliello
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2368585419362246
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fragoso, Suely Dadalti
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2297271923723521
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Falcão, Thiago Pereira
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9175813568580367
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2564650639840897
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Letícia Perani
contributor_str_mv Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Pimenta, Francisco José Paoliello
Fragoso, Suely Dadalti
Falcão, Thiago Pereira
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
Human-Computer Interation
Media History
topic Games
Human-Computer Interation
Media History
Jogos eletrônicos
Interação Humano-Computador
História das Mídias
Comunicação social
Vídeogames
Computadores e civilização
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Interação Humano-Computador
História das Mídias
Comunicação social
Vídeogames
Computadores e civilização
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
description In the history of Human-Computer Interaction (HCI), influences of games on technical and theoretical developments were always noticed; however, a few historical researches have a critical approach on this area, as connecting games and HCI. In this present work, we shall uncover some of the most important themes and events, specially working on technological/cognitive, marketing, and cultural aspects, looking for evidences that shall be provided as we search for documents that give references material aspects and the pioneers of computing and games, through a relational communicational method of historical perspectives; we believe this method shall help us to understand how we are related to current games and computer devices, which are each and every time more present in our daily lives
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T19:45:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Letícia Perani. O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8856
identifier_str_mv SOARES, Letícia Perani. O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8856/1/Tese_Leticia+Perani+Soares.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 569122d631c8cf1c3af8365cc8a23c65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352288119980032