A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazário, Lorraine Janis Vieira dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12140
Resumo: As a result of the historical struggle of the black social movement, the Law 10.639 / 03 promoted the inclusion of African theme and african-Brazilian in history teaching and therefore the didactic narrative. In this sense, the present work aims to understand the changes occurring in the curriculum, and especially in textbooks of history from the incorporation of the law in the Brazilian National Textbook Program (PNLD) in 2011. The induction caused by the law and the Guidelines curriculum (2004) sets out to promote a positive image of the black in the historical narrative, highlighting the role in nation-building in their political, social, economic and cultural. Taking for granted the efforts of publishers in adapting the works to mandatory legislation, we make a comparative analysis of two collections approved in PNLD 2011 and 2014, investigating the way it is carried out the representation of black in these books.
id UERJ_753db6bef4ea14559a22178d415cc018
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/12140
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Rocha, Helenice Aparecida Bastoshttp://lattes.cnpq.br/5691780670835782Souza, Mônica Lima ehttp://lattes.cnpq.br/5555508700847548Cabral, Maria Aparecida da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4041567381635887http://lattes.cnpq.br/6673435568000698Nazário, Lorraine Janis Vieira dos Santos2021-01-06T19:44:01Z2018-09-112016-11-29NAZÁRIO, Lorraine Janis Vieira dos Santos. A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12140As a result of the historical struggle of the black social movement, the Law 10.639 / 03 promoted the inclusion of African theme and african-Brazilian in history teaching and therefore the didactic narrative. In this sense, the present work aims to understand the changes occurring in the curriculum, and especially in textbooks of history from the incorporation of the law in the Brazilian National Textbook Program (PNLD) in 2011. The induction caused by the law and the Guidelines curriculum (2004) sets out to promote a positive image of the black in the historical narrative, highlighting the role in nation-building in their political, social, economic and cultural. Taking for granted the efforts of publishers in adapting the works to mandatory legislation, we make a comparative analysis of two collections approved in PNLD 2011 and 2014, investigating the way it is carried out the representation of black in these books.Resultado da luta histórica do movimento social negro, a Lei 10.639/03 promoveu a inclusão da temática africana e afro-brasileira no ensino de História e, por conseguinte, na narrativa didática. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo compreender as transformações ocorridas no currículo e, especialmente, nos livros didáticos de História a partir da incorporação da lei no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2011. No caso do conhecimento histórico escolar, a indução provocada pela lei e pelas Diretrizes Curriculares (2004), estabelece que se prova uma imagem positiva do negro na narrativa histórica, ressaltando o protagonismo na construção da nação em seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Tendo como pressuposto o esforço das editoras em adequar as obras à obrigatoriedade da legislação, procuramos fazer uma análise comparativa de duas coleções aprovadas no PNLD de 2011 e 2014, investigando a forma como é realizada a representação do negro nesses livros.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:44:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Lorraine Janis.pdf: 410185 bytes, checksum: 3c1a0afb6d863cddd3ac00bbd2eaa1bc (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:44:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Lorraine Janis.pdf: 410185 bytes, checksum: 3c1a0afb6d863cddd3ac00bbd2eaa1bc (MD5) Previous issue date: 2016-11-29Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrazilian law 10.639Brazilian National Textbook ProgramHistory teachingLei 10.639Programa Nacional do Livro DidáticoEnsino de históriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03The law and the books: changes in didactic production after Law 10.639 /03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Lorraine Janis.pdfapplication/pdf410185http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12140/1/Dissertacao+Lorraine+Janis.pdf3c1a0afb6d863cddd3ac00bbd2eaa1bcMD511/121402024-02-27 15:44:20.458oai:www.bdtd.uerj.br:1/12140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:44:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The law and the books: changes in didactic production after Law 10.639 /03
title A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03
spellingShingle A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03
Nazário, Lorraine Janis Vieira dos Santos
Brazilian law 10.639
Brazilian National Textbook Program
History teaching
Lei 10.639
Programa Nacional do Livro Didático
Ensino de história
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03
title_full A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03
title_fullStr A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03
title_full_unstemmed A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03
title_sort A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03
author Nazário, Lorraine Janis Vieira dos Santos
author_facet Nazário, Lorraine Janis Vieira dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Helenice Aparecida Bastos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5691780670835782
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Mônica Lima e
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5555508700847548
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cabral, Maria Aparecida da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4041567381635887
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6673435568000698
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazário, Lorraine Janis Vieira dos Santos
contributor_str_mv Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Souza, Mônica Lima e
Cabral, Maria Aparecida da Silva
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian law 10.639
Brazilian National Textbook Program
History teaching
topic Brazilian law 10.639
Brazilian National Textbook Program
History teaching
Lei 10.639
Programa Nacional do Livro Didático
Ensino de história
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.por.fl_str_mv Lei 10.639
Programa Nacional do Livro Didático
Ensino de história
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description As a result of the historical struggle of the black social movement, the Law 10.639 / 03 promoted the inclusion of African theme and african-Brazilian in history teaching and therefore the didactic narrative. In this sense, the present work aims to understand the changes occurring in the curriculum, and especially in textbooks of history from the incorporation of the law in the Brazilian National Textbook Program (PNLD) in 2011. The induction caused by the law and the Guidelines curriculum (2004) sets out to promote a positive image of the black in the historical narrative, highlighting the role in nation-building in their political, social, economic and cultural. Taking for granted the efforts of publishers in adapting the works to mandatory legislation, we make a comparative analysis of two collections approved in PNLD 2011 and 2014, investigating the way it is carried out the representation of black in these books.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-29
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T19:44:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NAZÁRIO, Lorraine Janis Vieira dos Santos. A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12140
identifier_str_mv NAZÁRIO, Lorraine Janis Vieira dos Santos. A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12140/1/Dissertacao+Lorraine+Janis.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c1a0afb6d863cddd3ac00bbd2eaa1bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728663690870784