A lei 10.639/03 e o ensino de sociologia: uma análise sobre a presença do negro no livro didático “Tempos modernos, tempos de sociologia”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rayanne dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216238
Resumo: A escola e o currículo escolar são espaços em constante disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa pode se configurar no caráter eurocentrista, que reproduz uma suposta inferioridade dos povos africanos e de seus descendentes, ou aqueles que percebem esses espaços como um lugar de desconstrução dessa “inferioridade” e um caminho importante para transformações nesse sentido. Na prática escolar a transposição do currículo vem sendo feita, principalente, por meio dos livros didáticos, que ainda contam com uma grande aderência na cultura escolar. Nesse sentido, na tentativa de identificar qual o lugar e o tratamento conferido à história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de sociologia, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar as três edições do livro didático “Tempos modernos, tempos de sociologia” em diálogo com inserção de conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-brasileira e Africana, propostos pela Lei 10.639/2003 e sistematizados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. O livro analisado foi aprovado nos três PNLD´s em que a disciplina de Sociologia foi contemplada, sendo estes os de 2012, 2015 e 2018. A metodologia analítica utilizada é inspirada na Análise do Conteúdo, de Bardin (2016). Desenvolvemos essa pesquisa apoiada em investigações anteriores sobre o negro no livro didático, na perspectiva crítica e pós-crítica do currículo, e nos estudos direcionados à educação das relações étnico-raciais. Os estudos étnico-raciais aparecem aqui não só como aporte teórico, mas também como base para todo o desenvolvimento do trabalho. Os resultados apontaram que a presença do negro no livro didático “Tempos modernos, tempos de sociologia” está condicionada a um capítulo do livro, no tema da desigualdade social, colocado majoritariamente nas situações de conflito e desigualdade social. Houveram algumas transformações ao longo da publicação das edições, com relação as imagens e breves mudanças no conteúdo textual. Dessa forma, evidencia a necessidade de que o material explore as possibilidades que o ensino de sociologia dispõe para tratar a temática, como também, é preciso repensar o lugar do intelectual negro como referencial teórico no conteúdo textual, bem como, na autoria de livros e materiais didáticos, para além da representatividade, pois é preciso dialogar profundamente como os que dedicaram suas vidas/obras para pensar com rigor a questão racial.
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Nesse sentido, na tentativa de identificar qual o lugar e o tratamento conferido à história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de sociologia, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar as três edições do livro didático “Tempos modernos, tempos de sociologia” em diálogo com inserção de conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-brasileira e Africana, propostos pela Lei 10.639/2003 e sistematizados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. O livro analisado foi aprovado nos três PNLD´s em que a disciplina de Sociologia foi contemplada, sendo estes os de 2012, 2015 e 2018. A metodologia analítica utilizada é inspirada na Análise do Conteúdo, de Bardin (2016). Desenvolvemos essa pesquisa apoiada em investigações anteriores sobre o negro no livro didático, na perspectiva crítica e pós-crítica do currículo, e nos estudos direcionados à educação das relações étnico-raciais. Os estudos étnico-raciais aparecem aqui não só como aporte teórico, mas também como base para todo o desenvolvimento do trabalho. Os resultados apontaram que a presença do negro no livro didático “Tempos modernos, tempos de sociologia” está condicionada a um capítulo do livro, no tema da desigualdade social, colocado majoritariamente nas situações de conflito e desigualdade social. Houveram algumas transformações ao longo da publicação das edições, com relação as imagens e breves mudanças no conteúdo textual. Dessa forma, evidencia a necessidade de que o material explore as possibilidades que o ensino de sociologia dispõe para tratar a temática, como também, é preciso repensar o lugar do intelectual negro como referencial teórico no conteúdo textual, bem como, na autoria de livros e materiais didáticos, para além da representatividade, pois é preciso dialogar profundamente como os que dedicaram suas vidas/obras para pensar com rigor a questão racial.The school and the curriculum are in constant dispute of conceptions. In relation to ethnic-racial issues, this dispute can be configured in the Eurocentric sense – which reproduces a supposed inferiority of African peoples and their descendants - or those who perceive these spaces as a place of deconstruction of this “inferiority” and an important path for transformations. In school practice, the transposition of the curriculum has been done, mainly, through textbooks, which still have a great adherence in the school culture. In this sense, in an attempt to identify the treatment given to Afro-Brazilian and African history and culture in sociology textbooks, this qualitative research aims to analyze the three editions of the textbook "Modern Times, Sociology Times” in dialogue with the insertion of contents related to Afro-Brazilian and African History and Culture, proposed by Brazilian law 10.639/2003 and systematized in the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. The analyzed book has been approved by the Brazilian government since 2012. The analytical methodology used is inspired by Content Analysis. We developed this research based on previous investigations on the black in the textbook, in the critical and post-critical perspective of the curriculum, and in studies directed to the education of ethnic-racial relations. Ethnic-racial studies appear here not only as a theoretical contribution, but also as a basis for the entire development of the work. The results showed that the presence of black people in the book is conditioned to a chapter in the book, on the theme of social inequality, placed mostly in situations of conflict and social inequality. There were some transformations during the publication of the editions, in relation to the images and brief changes in the textual content. In this way, it highlights the need for the material to explore the possibilities that sociology teaching has to deal with the theme, as well, it is necessary to rethink the place of the black intellectual as a theoretical reference in the textual content, as well as, in the authorship of books and teaching materials, in addition to representation, then it is necessary to dialogue deeply with those who have dedicated their lives/works to rigorously think about the racial issue.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Daniel Henrique [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rayanne dos Santos2022-02-01T16:31:42Z2022-02-01T16:31:42Z2021-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Rayanne dos Santos. A lei 10.639/03 e o ensino de sociologia: uma análise sobre a presença do negro no livro didático “Tempos modernos, tempos de sociologia”. 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