Verdadeiro Deus & verdadeiro homem: Calcedônia e receptividade cristológica em 451
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16432 |
Resumo: | O estudo sobre a formação da linguagem cristológica no Concílio de Calcedônia, em 451, propôs um itinerário que atravessou momentos importantes para a estruturação do pensamento cristão. O contato com a documentação das atas conciliares de Calcedônia apontou três circunstâncias que foram relevantes para formulação da cristologia calcedônica. A primeira ocorre com os registros do Sínodo de Constantinopla, em 448, onde é relatada a participação de eclesiásticos e não-eclesiásticos julgando temas relacionados à acusação e condenação do monge Eutiques e de seus ensinamentos cristológicos. A segunda com os registros do Concílio de Éfeso realizado em 449, em que as questões relacionadas à cristologia de Eutiques, à sua reabilitação e à deposição de personagens de referência tornaram-se centrais. A terceira trata diretamente com os eventos que fizeram parte do Concílio de Calcedônia. Observamos os debates acerca da linguagem cristológica mediados pelos oficiais da corte imperial ao presidirem as sessões conciliares sob os interesses do imperador Marciano, uma relação intercambiável entre os representantes eclesiásticos ocidentais e orientais para elaboração de uma fórmula cristológica alinhada aos seus interesses e a existência de uma história da cristologia que aponta em um recorte temporal específico os vestígios de um mundo cristão dividido. |
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Verdadeiro Deus & verdadeiro homem: Calcedônia e receptividade cristológica em 451True God & true man: Chalcedon and christological receptivity in 451Council of ChaledoniaChristologyChurchByzantine StateHistoriaConcílios ecumênicosJesus Cristo – Personalidade e missãoCIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVALO estudo sobre a formação da linguagem cristológica no Concílio de Calcedônia, em 451, propôs um itinerário que atravessou momentos importantes para a estruturação do pensamento cristão. O contato com a documentação das atas conciliares de Calcedônia apontou três circunstâncias que foram relevantes para formulação da cristologia calcedônica. A primeira ocorre com os registros do Sínodo de Constantinopla, em 448, onde é relatada a participação de eclesiásticos e não-eclesiásticos julgando temas relacionados à acusação e condenação do monge Eutiques e de seus ensinamentos cristológicos. A segunda com os registros do Concílio de Éfeso realizado em 449, em que as questões relacionadas à cristologia de Eutiques, à sua reabilitação e à deposição de personagens de referência tornaram-se centrais. A terceira trata diretamente com os eventos que fizeram parte do Concílio de Calcedônia. Observamos os debates acerca da linguagem cristológica mediados pelos oficiais da corte imperial ao presidirem as sessões conciliares sob os interesses do imperador Marciano, uma relação intercambiável entre os representantes eclesiásticos ocidentais e orientais para elaboração de uma fórmula cristológica alinhada aos seus interesses e a existência de uma história da cristologia que aponta em um recorte temporal específico os vestígios de um mundo cristão dividido.The study on the formation of the Christological language at the Council of Chalcedon, in 451, proposed an itinerary that went through important moments for the structuring of Christian thought. The contact with the documentation of the conciliar minutes of Chalcedon pointed out three circumstances that were relevant for the formulation of Chalcedon Christology. The first occurs with of the registries Synod of Constantinople, in 448, where it reports the participation of ecclesiastics and non-ecclesiastics judging themes related to the accusation and condemnation of the monk Eutiques and his Christological teachings. The second with the registries of the Council of Ephesus held in 449, in which the issues related to the Christology of Eutiques, its rehabilitation and the deposition of reference characters became central. The third deals directly with the events that were part of the Council of Chalcedon. We observe the debates about the Christological language mediated by the officers of the imperial court when presiding over the conciliar sessions under the interests of the Emperor Marciano. It‘s in interchangeable relationship between the Western and Eastern ecclesiastical representatives for the elaboration of a Christological formula aligned to their interests and the existence of a history of Christology that points in a specific time frame traces of a divided Christian world.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências HumanasBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em HistóriaFerreira Neto, Edgard Leitehttp://lattes.cnpq.br/4323981692424724Cruz, Bruna Dutra De Oliveira Soalheirohttp://lattes.cnpq.br/ 0348245873351423Bueno, André da Silvahttp://lattes.cnpq.br/ 4958851883736557Teixeira, Claudia Barbosahttp://lattes.cnpq.br//0885369250778286Silva, Claudio Mota da2021-08-10T13:33:41Z2020-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, C.M. Verdadeiro Deus & verdadeiro homem: Calcedônia e receptividade cristológica em 451. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T16:44:59Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/16432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:44:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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Verdadeiro Deus & verdadeiro homem: Calcedônia e receptividade cristológica em 451 Silva, Claudio Mota da Council of Chaledonia Christology Church Byzantine State Historia Concílios ecumênicos Jesus Cristo – Personalidade e missão CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL |
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