A comparison between the uses of be going to and present progressive by Brazilian English teachers: the domain of syntactic-pragmatic interface

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Amine de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: oliveira.amine@gmail.com
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20915
Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar os usos do Be going to e do presente progressivo, remetendo ao futuro, por professores de inglês brasileiros, contemplando o domínio da interface sintático-pragmática. Para este fim algumas teorias basilares referentes a tópicos fundamentais como o sistema de tempo, aspecto e modo em inglês (LEWIS, 1986; REICHENBACH, 1947; HORNSTEIN, 1993; CELCE-MURCIA; LARSEN-FREEMAN, 1999), além de assuntos cruciais relacionados à aquisição de segunda língua (SLABAKOVA, 2016), como a hipótese da interface de Sorace (2011) e a noção de competência linguística implícita e metalinguística explícita (PARADIS, 2003) são considerados. É mostrado que a expressão de tempo está na interface da sintaxe e da pragmática, que é considerado o lugar da opcionalidade e da instabilidade, especialmente no que se refere à L2. No entanto, o foco da pesquisa são os professores de inglês brasileiros, que se acredita façam bom uso de seu conhecimento metalinguístico, compensando seu acesso menos automatizado à competência linguística implícita. Assim se faz uma previsão de que a performance desses professores é provavelmente mais orientada pela gramática nas tarefas offline do que nas tarefas online. Experimentos, um online e um offline, foram aplicados aos professores de inglês brasileiros, e dois grupos controle: falantes nativos do inglês e alunos de inglês de nível intermediário. Os resultados dos testes confirmaram a nossa previsão, contribuindo para um melhor entendimento da interface sintático-pragmática e aprendizagem de L2
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spelling Augusto, Marina Rosa Anahttp://lattes.cnpq.br/9100955862343258Marcelino, Marcellohttp://lattes.cnpq.br/9931328503423237Bértoli, Patrícia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3249608010390852http://lattes.cnpq.br/9343539329468451Santos, Amine de Oliveiraoliveira.amine@gmail.com2024-01-11T17:16:13Z2023-09-27SANTOS, Amine de Oliveira. A comparison between the uses of ‘Be going to’ and present progressive by Brazilian English teachers: the domain of syntactic-pragmatic interface. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20915O objetivo da pesquisa é investigar os usos do Be going to e do presente progressivo, remetendo ao futuro, por professores de inglês brasileiros, contemplando o domínio da interface sintático-pragmática. Para este fim algumas teorias basilares referentes a tópicos fundamentais como o sistema de tempo, aspecto e modo em inglês (LEWIS, 1986; REICHENBACH, 1947; HORNSTEIN, 1993; CELCE-MURCIA; LARSEN-FREEMAN, 1999), além de assuntos cruciais relacionados à aquisição de segunda língua (SLABAKOVA, 2016), como a hipótese da interface de Sorace (2011) e a noção de competência linguística implícita e metalinguística explícita (PARADIS, 2003) são considerados. É mostrado que a expressão de tempo está na interface da sintaxe e da pragmática, que é considerado o lugar da opcionalidade e da instabilidade, especialmente no que se refere à L2. No entanto, o foco da pesquisa são os professores de inglês brasileiros, que se acredita façam bom uso de seu conhecimento metalinguístico, compensando seu acesso menos automatizado à competência linguística implícita. Assim se faz uma previsão de que a performance desses professores é provavelmente mais orientada pela gramática nas tarefas offline do que nas tarefas online. Experimentos, um online e um offline, foram aplicados aos professores de inglês brasileiros, e dois grupos controle: falantes nativos do inglês e alunos de inglês de nível intermediário. Os resultados dos testes confirmaram a nossa previsão, contribuindo para um melhor entendimento da interface sintático-pragmática e aprendizagem de L2The objective of this research is to investigate the uses of Be going to and present progressive, with future meaning, by Brazilian English teachers, contemplating the domain of syntactic-pragmatic interface. To this end some foundational theory concerning fundamental topics such as the tense, aspect and mood system in English (LEWIS, 1986; REICHENBACH, 1947; HORNSTEIN, 1993; CELCE-MURCIA; LARSEN-FREEMAN, 1999), in addition to crucial issues related to second language acquisition (SLABAKOVA, 2016), such as Sorace’s Interface Hypothesis (2011) and the notions of implicit linguistic competence and explicit metalinguistic knowledge (PARADIS, 2003) are considered. It is shown that the expression of tense is at the interface of syntax and pragmatics, which is considered a locus for optionality and instability, specially concerning L2. Nevertheless, the focus of this research are Brazilian English teachers, who are believed to make a good use of their metalinguistic knowledge, compensating for less automatized access to implicit linguistic competence. That makes a prediction that their performance is probably more grammar-oriented in offline tasks than in online tasks. Experiments, an online and an offline one, were thus applied to Brazilian English teachers, and two control groups: native speakers of English and intermediate level students of English. The results from the tests confirmed our prediction, contributing to a better understanding of the syntax-pragmatic interface and L2 learningSubmitted by Helio CEH/B (hagoncalves137@yahoo.com.br) on 2024-01-11T17:16:13Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Amine de Oliveira Santos - 2023 - Completa (1).pdf: 1928361 bytes, checksum: cb41c99dedd16797abcefa4c80ceb5c7 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-11T17:16:13Z (GMT). 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