Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14511
Resumo: The present work addresses the issue of reading and reading comprehension of seventh-year secondary school students. A longitudinal study was carried out, based on theoretical studies by Morais and Dehaene, as well as Kato, Solé and Marcuschi 's researches and arguments on reading and reading comprehension. The objective was to investigate the level of reading comprehension of written texts and to develop strategies that could contribute to the improvement of such understanding. Two Cloze tests were applied at two different times of the research. The study suggests a significant increase in reading comprehension of the students in the second test, applied after the intervention actions, indicating a positive impact of pedagogical actions directed to the development of reading and reading strategies.
id UERJ_82088374a5c1c995b009578710f2a39f
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14511
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Abreu, Katia Nazareth Moura dehttp://lattes.cnpq.br/7704205784835680Ribeiro, Patricia Ferreira Neveshttp://lattes.cnpq.br/9482143395098351Rodrigues, Andréahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760514Y3http://lattes.cnpq.br/1420535353637155Pinheiro, Ana Cristina2021-01-07T15:21:15Z2018-09-142018-04-26PINHEIRO, Ana Cristina. Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14511The present work addresses the issue of reading and reading comprehension of seventh-year secondary school students. A longitudinal study was carried out, based on theoretical studies by Morais and Dehaene, as well as Kato, Solé and Marcuschi 's researches and arguments on reading and reading comprehension. The objective was to investigate the level of reading comprehension of written texts and to develop strategies that could contribute to the improvement of such understanding. Two Cloze tests were applied at two different times of the research. The study suggests a significant increase in reading comprehension of the students in the second test, applied after the intervention actions, indicating a positive impact of pedagogical actions directed to the development of reading and reading strategies.O presente trabalho aborda a questão da compreensão em leitura de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo longitudinal, tendo como base teórica os estudos de Morais e de Dehaene, além das pesquisas e considerações de Kato, Solé e Marcuschi sobre estratégias de leitura e compreensão em leitura. O objetivo foi investigar o nível de compreensão dos alunos em leitura de textos escritos e elaborar estratégias que pudessem contribuir para o aprimoramento dessa compreensão. Foram aplicados dois testes de Cloze, além de outros cinco testes durante a intervenção, em dois momentos diferentes da pesquisa. O estudo sugere um crescimento significativo em compreensão leitora dos alunos no segundo teste, aplicado após as ações de intervenção, apontando um impacto positivo de ações pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento da leitura centradas em estratégias de leitura.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T15:21:15Z No. of bitstreams: 1 Ana Cristina Pinheiro.pdf: 1906386 bytes, checksum: 4d847f7cd3be5cf3cca7ec8c109e60d7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T15:21:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Cristina Pinheiro.pdf: 1906386 bytes, checksum: 4d847f7cd3be5cf3cca7ec8c109e60d7 (MD5) Previous issue date: 2018-04-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresReadingReading comprehensionReading strategiesCloze TestLeituraCompreensão em leituraEstratégias de leituraTeste de ClozeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESACompreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o ClozeReading comprehension in seventh year of elementary school: a study with Clozeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALAna Cristina Pinheiro.pdfapplication/pdf1906386http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14511/1/Ana+Cristina+Pinheiro.pdf4d847f7cd3be5cf3cca7ec8c109e60d7MD511/145112024-02-27 16:01:01.849oai:www.bdtd.uerj.br:1/14511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Reading comprehension in seventh year of elementary school: a study with Cloze
title Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze
spellingShingle Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze
Pinheiro, Ana Cristina
Reading
Reading comprehension
Reading strategies
Cloze Test
Leitura
Compreensão em leitura
Estratégias de leitura
Teste de Cloze
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze
title_full Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze
title_fullStr Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze
title_full_unstemmed Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze
title_sort Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze
author Pinheiro, Ana Cristina
author_facet Pinheiro, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Katia Nazareth Moura de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7704205784835680
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9482143395098351
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigues, Andréa
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760514Y3
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1420535353637155
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana Cristina
contributor_str_mv Abreu, Katia Nazareth Moura de
Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Rodrigues, Andréa
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Reading comprehension
Reading strategies
Cloze Test
topic Reading
Reading comprehension
Reading strategies
Cloze Test
Leitura
Compreensão em leitura
Estratégias de leitura
Teste de Cloze
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão em leitura
Estratégias de leitura
Teste de Cloze
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The present work addresses the issue of reading and reading comprehension of seventh-year secondary school students. A longitudinal study was carried out, based on theoretical studies by Morais and Dehaene, as well as Kato, Solé and Marcuschi 's researches and arguments on reading and reading comprehension. The objective was to investigate the level of reading comprehension of written texts and to develop strategies that could contribute to the improvement of such understanding. Two Cloze tests were applied at two different times of the research. The study suggests a significant increase in reading comprehension of the students in the second test, applied after the intervention actions, indicating a positive impact of pedagogical actions directed to the development of reading and reading strategies.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T15:21:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Ana Cristina. Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14511
identifier_str_mv PINHEIRO, Ana Cristina. Compreensão em leitura no sétimo ano do ensino fundamental: um estudo com o Cloze. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14511/1/Ana+Cristina+Pinheiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d847f7cd3be5cf3cca7ec8c109e60d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352329740058624