Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laudicéia Santana de Andrade da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14487
Resumo: Orality is a practice that has for many years been relegated to the background. However, it is important to remember that orality and writing are practices related to the same linguistic system. Thus, the objective of this work is to reflect on the mutual influence between orality and writing in the written texts of 6th grade students. As a proposal to intervene in the situations found in the texts, some activity was elaborated that could later be used by teachers in their teaching practice.
id UERJ_8cc23f7eb74374246f2c007cbac1fb60
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14487
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Botelho, José Mariohttp://lattes.cnpq.br/4116343198321303Abreu, Katia Nazareth Moura dehttp://lattes.cnpq.br/7704205784835680Silva, Nadja Pattresi de Souza ehttp://lattes.cnpq.br/9624142576650030http://lattes.cnpq.br/7299196878884178Silva, Laudicéia Santana de Andrade da2021-01-07T15:20:41Z2019-09-202016-12-13SILVA, Laudicéia Santana de Andrade da. Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14487Orality is a practice that has for many years been relegated to the background. However, it is important to remember that orality and writing are practices related to the same linguistic system. Thus, the objective of this work is to reflect on the mutual influence between orality and writing in the written texts of 6th grade students. As a proposal to intervene in the situations found in the texts, some activity was elaborated that could later be used by teachers in their teaching practice.A oralidade é uma prática que tem sido por muitos anos, relegada a um segundo plano. Contudo, é importante lembrar que a oralidade e escrita são práticas relacionadas ao mesmo sistema linguístico. Desse modo, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a influência mútua entre a oralidade e escrita nos textos escritos de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Como proposta para intervir nas situações encontradas nos textos, foram elaboradas algumas atividade que, posteriormente, poderão ser utilizada por professores em sua prática de ensino.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T15:20:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Laudiceia Santana.pdf: 6844053 bytes, checksum: 31825d17af17c722336325dec88b49da (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T15:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Laudiceia Santana.pdf: 6844053 bytes, checksum: 31825d17af17c722336325dec88b49da (MD5) Previous issue date: 2016-12-13Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresOralityWriting RewrittenDiscourse MarkesNarrative textsLinguistic variationEscritaVariação LinguísticaTextos NarrativosReescritaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMarcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervençãoMarks of orality in the written production of elementary school students: an intervention proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Laudiceia Santana.pdfapplication/pdf6844053http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14487/1/Dissertacao+Laudiceia+Santana.pdf31825d17af17c722336325dec88b49daMD511/144872024-02-27 16:01:00.669oai:www.bdtd.uerj.br:1/14487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Marks of orality in the written production of elementary school students: an intervention proposal
title Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
spellingShingle Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
Silva, Laudicéia Santana de Andrade da
Orality
Writing Rewritten
Discourse Markes
Narrative texts
Linguistic variation
Escrita
Variação Linguística
Textos Narrativos
Reescrita
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
title_full Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
title_fullStr Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
title_sort Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
author Silva, Laudicéia Santana de Andrade da
author_facet Silva, Laudicéia Santana de Andrade da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botelho, José Mario
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4116343198321303
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Abreu, Katia Nazareth Moura de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7704205784835680
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Nadja Pattresi de Souza e
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9624142576650030
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7299196878884178
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Laudicéia Santana de Andrade da
contributor_str_mv Botelho, José Mario
Abreu, Katia Nazareth Moura de
Silva, Nadja Pattresi de Souza e
dc.subject.eng.fl_str_mv Orality
Writing Rewritten
Discourse Markes
Narrative texts
Linguistic variation
topic Orality
Writing Rewritten
Discourse Markes
Narrative texts
Linguistic variation
Escrita
Variação Linguística
Textos Narrativos
Reescrita
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Variação Linguística
Textos Narrativos
Reescrita
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Orality is a practice that has for many years been relegated to the background. However, it is important to remember that orality and writing are practices related to the same linguistic system. Thus, the objective of this work is to reflect on the mutual influence between orality and writing in the written texts of 6th grade students. As a proposal to intervene in the situations found in the texts, some activity was elaborated that could later be used by teachers in their teaching practice.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-13
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T15:20:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Laudicéia Santana de Andrade da. Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14487
identifier_str_mv SILVA, Laudicéia Santana de Andrade da. Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14487/1/Dissertacao+Laudiceia+Santana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31825d17af17c722336325dec88b49da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728681164341248