Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14487 |
Resumo: | Orality is a practice that has for many years been relegated to the background. However, it is important to remember that orality and writing are practices related to the same linguistic system. Thus, the objective of this work is to reflect on the mutual influence between orality and writing in the written texts of 6th grade students. As a proposal to intervene in the situations found in the texts, some activity was elaborated that could later be used by teachers in their teaching practice. |
id |
UERJ_8cc23f7eb74374246f2c007cbac1fb60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14487 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Botelho, José Mariohttp://lattes.cnpq.br/4116343198321303Abreu, Katia Nazareth Moura dehttp://lattes.cnpq.br/7704205784835680Silva, Nadja Pattresi de Souza ehttp://lattes.cnpq.br/9624142576650030http://lattes.cnpq.br/7299196878884178Silva, Laudicéia Santana de Andrade da2021-01-07T15:20:41Z2019-09-202016-12-13SILVA, Laudicéia Santana de Andrade da. Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14487Orality is a practice that has for many years been relegated to the background. However, it is important to remember that orality and writing are practices related to the same linguistic system. Thus, the objective of this work is to reflect on the mutual influence between orality and writing in the written texts of 6th grade students. As a proposal to intervene in the situations found in the texts, some activity was elaborated that could later be used by teachers in their teaching practice.A oralidade é uma prática que tem sido por muitos anos, relegada a um segundo plano. Contudo, é importante lembrar que a oralidade e escrita são práticas relacionadas ao mesmo sistema linguístico. Desse modo, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a influência mútua entre a oralidade e escrita nos textos escritos de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Como proposta para intervir nas situações encontradas nos textos, foram elaboradas algumas atividade que, posteriormente, poderão ser utilizada por professores em sua prática de ensino.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T15:20:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Laudiceia Santana.pdf: 6844053 bytes, checksum: 31825d17af17c722336325dec88b49da (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T15:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Laudiceia Santana.pdf: 6844053 bytes, checksum: 31825d17af17c722336325dec88b49da (MD5) Previous issue date: 2016-12-13Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresOralityWriting RewrittenDiscourse MarkesNarrative textsLinguistic variationEscritaVariação LinguísticaTextos NarrativosReescritaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMarcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervençãoMarks of orality in the written production of elementary school students: an intervention proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Laudiceia Santana.pdfapplication/pdf6844053http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14487/1/Dissertacao+Laudiceia+Santana.pdf31825d17af17c722336325dec88b49daMD511/144872024-02-27 16:01:00.669oai:www.bdtd.uerj.br:1/14487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Marks of orality in the written production of elementary school students: an intervention proposal |
title |
Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
spellingShingle |
Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção Silva, Laudicéia Santana de Andrade da Orality Writing Rewritten Discourse Markes Narrative texts Linguistic variation Escrita Variação Linguística Textos Narrativos Reescrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
title_full |
Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
title_fullStr |
Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
title_sort |
Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
author |
Silva, Laudicéia Santana de Andrade da |
author_facet |
Silva, Laudicéia Santana de Andrade da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Botelho, José Mario |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4116343198321303 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Abreu, Katia Nazareth Moura de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7704205784835680 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Nadja Pattresi de Souza e |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9624142576650030 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7299196878884178 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Laudicéia Santana de Andrade da |
contributor_str_mv |
Botelho, José Mario Abreu, Katia Nazareth Moura de Silva, Nadja Pattresi de Souza e |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Orality Writing Rewritten Discourse Markes Narrative texts Linguistic variation |
topic |
Orality Writing Rewritten Discourse Markes Narrative texts Linguistic variation Escrita Variação Linguística Textos Narrativos Reescrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Variação Linguística Textos Narrativos Reescrita |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Orality is a practice that has for many years been relegated to the background. However, it is important to remember that orality and writing are practices related to the same linguistic system. Thus, the objective of this work is to reflect on the mutual influence between orality and writing in the written texts of 6th grade students. As a proposal to intervene in the situations found in the texts, some activity was elaborated that could later be used by teachers in their teaching practice. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T15:20:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Laudicéia Santana de Andrade da. Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14487 |
identifier_str_mv |
SILVA, Laudicéia Santana de Andrade da. Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14487/1/Dissertacao+Laudiceia+Santana.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31825d17af17c722336325dec88b49da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728681164341248 |