Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Melissa Eloá Silveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532
Resumo: Redraw the Arts qhen we talk about a xerox paper, Arts represented in lines, scratchs, lines, shouts, ways to do. Fanzine is this way, more than a magazine made in white paper, a marked space, glued for knowledge productions or, if you want, an independent magazine in a computer screen. This work sugest a diving through the underground line and the creations of fanzines in school room pedagogy. Understand it use and the Art of say means historically understand that the non-official publications means to the present time. This way, the fanzines logical is more than go through an alternative scene, defines itself as a independent way to use an expression. Then, do fanzine as filofanzine way of life show that this form of expression tresspass the institutional walls.
id UERJ_907b2f0ef7bcaa84440d1055e5a1d1ea
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10532
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Goulart, Paulo Sergio Sgarbihttp://lattes.cnpq.br/1496923787029708Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763881P9Magalhães, Henrique Paiva dettp://lattes.cnpq.br/9876023654860446http://lattes.cnpq.br/0212410393131541Nascimento, Melissa Eloá Silveira2021-01-05T21:53:02Z2012-04-252010-08-20NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532Redraw the Arts qhen we talk about a xerox paper, Arts represented in lines, scratchs, lines, shouts, ways to do. Fanzine is this way, more than a magazine made in white paper, a marked space, glued for knowledge productions or, if you want, an independent magazine in a computer screen. This work sugest a diving through the underground line and the creations of fanzines in school room pedagogy. Understand it use and the Art of say means historically understand that the non-official publications means to the present time. This way, the fanzines logical is more than go through an alternative scene, defines itself as a independent way to use an expression. Then, do fanzine as filofanzine way of life show that this form of expression tresspass the institutional walls.Redesenham-se artes de dizer em um papel xerocado, artes que se traduzem em traços, rabiscos, versos, gritos, modos de fazer. Fanzine é assim, mais do que uma revista de papel sulfite, um espaço recortado, colado para produção de saberes ou, se preferir, uma revista independente na tela do computador. Este trabalho, portanto, propõe um mergulho entre a linha do underground e da pedagogia de criação de fanzines em sala de aula. Compreender os usos e as artes de dizer significa entender historicamente o que as publicações não-oficiais representam para a contemporaneidade. Desta forma, a lógica dos fanzines é bem mais do que trafegar em um circuito alternativo, define-se por si só como uma forma independente de fazer uso de uma expressão. Assim, o fazer fanzine como filofanzine de vida é um exemplo de que esta forma de expressão ultrapassa as paredes institucionais.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:53:01Z No. of bitstreams: 3 Dissert_Melissa pre_ref_Bdtd.pdf: 2401798 bytes, checksum: 7b9aab24ba2f9abab73157b28c16b19b (MD5) Melissa Anexos A_K.pdf: 1694403 bytes, checksum: d7c65c341a0cde55ce7be5efbcccd04f (MD5) Melissa_Anexos L_V.pdf: 2502714 bytes, checksum: a23bd1292886db17e4892fb32f31e4ff (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:53:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissert_Melissa pre_ref_Bdtd.pdf: 2401798 bytes, checksum: 7b9aab24ba2f9abab73157b28c16b19b (MD5) Melissa Anexos A_K.pdf: 1694403 bytes, checksum: d7c65c341a0cde55ce7be5efbcccd04f (MD5) Melissa_Anexos L_V.pdf: 2502714 bytes, checksum: a23bd1292886db17e4892fb32f31e4ff (MD5) Previous issue date: 2010-08-20Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoFanzineArts of sayPedagogy of makeFanzineArtes de dizerPedagogias de fazerAprendizagemDidáticaFanzinesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALPedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazerPedagogy of Fanzines: arts of say and pedagogy of makeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Melissa pre_ref_Bdtd.pdfapplication/pdf2401798http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/1/Dissert_Melissa+pre_ref_Bdtd.pdf7b9aab24ba2f9abab73157b28c16b19bMD51Melissa Anexos A_K.pdfapplication/pdf1694403http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/2/Melissa+Anexos+A_K.pdfd7c65c341a0cde55ce7be5efbcccd04fMD52Melissa_Anexos L_V.pdfapplication/pdf2502714http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/3/Melissa_Anexos+L_V.pdfa23bd1292886db17e4892fb32f31e4ffMD531/105322024-02-27 12:43:48.245oai:www.bdtd.uerj.br:1/10532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pedagogy of Fanzines: arts of say and pedagogy of make
title Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer
spellingShingle Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer
Nascimento, Melissa Eloá Silveira
Fanzine
Arts of say
Pedagogy of make
Fanzine
Artes de dizer
Pedagogias de fazer
Aprendizagem
Didática
Fanzines
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer
title_full Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer
title_fullStr Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer
title_full_unstemmed Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer
title_sort Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer
author Nascimento, Melissa Eloá Silveira
author_facet Nascimento, Melissa Eloá Silveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goulart, Paulo Sergio Sgarbi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1496923787029708
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763881P9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Magalhães, Henrique Paiva de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv ttp://lattes.cnpq.br/9876023654860446
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0212410393131541
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Melissa Eloá Silveira
contributor_str_mv Goulart, Paulo Sergio Sgarbi
Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Magalhães, Henrique Paiva de
dc.subject.eng.fl_str_mv Fanzine
Arts of say
Pedagogy of make
topic Fanzine
Arts of say
Pedagogy of make
Fanzine
Artes de dizer
Pedagogias de fazer
Aprendizagem
Didática
Fanzines
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.por.fl_str_mv Fanzine
Artes de dizer
Pedagogias de fazer
Aprendizagem
Didática
Fanzines
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description Redraw the Arts qhen we talk about a xerox paper, Arts represented in lines, scratchs, lines, shouts, ways to do. Fanzine is this way, more than a magazine made in white paper, a marked space, glued for knowledge productions or, if you want, an independent magazine in a computer screen. This work sugest a diving through the underground line and the creations of fanzines in school room pedagogy. Understand it use and the Art of say means historically understand that the non-official publications means to the present time. This way, the fanzines logical is more than go through an alternative scene, defines itself as a independent way to use an expression. Then, do fanzine as filofanzine way of life show that this form of expression tresspass the institutional walls.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-20
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:53:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532
identifier_str_mv NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/1/Dissert_Melissa+pre_ref_Bdtd.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/2/Melissa+Anexos+A_K.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/3/Melissa_Anexos+L_V.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b9aab24ba2f9abab73157b28c16b19b
d7c65c341a0cde55ce7be5efbcccd04f
a23bd1292886db17e4892fb32f31e4ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728651576672256