Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532 |
Resumo: | Redraw the Arts qhen we talk about a xerox paper, Arts represented in lines, scratchs, lines, shouts, ways to do. Fanzine is this way, more than a magazine made in white paper, a marked space, glued for knowledge productions or, if you want, an independent magazine in a computer screen. This work sugest a diving through the underground line and the creations of fanzines in school room pedagogy. Understand it use and the Art of say means historically understand that the non-official publications means to the present time. This way, the fanzines logical is more than go through an alternative scene, defines itself as a independent way to use an expression. Then, do fanzine as filofanzine way of life show that this form of expression tresspass the institutional walls. |
id |
UERJ_907b2f0ef7bcaa84440d1055e5a1d1ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10532 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Goulart, Paulo Sergio Sgarbihttp://lattes.cnpq.br/1496923787029708Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763881P9Magalhães, Henrique Paiva dettp://lattes.cnpq.br/9876023654860446http://lattes.cnpq.br/0212410393131541Nascimento, Melissa Eloá Silveira2021-01-05T21:53:02Z2012-04-252010-08-20NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532Redraw the Arts qhen we talk about a xerox paper, Arts represented in lines, scratchs, lines, shouts, ways to do. Fanzine is this way, more than a magazine made in white paper, a marked space, glued for knowledge productions or, if you want, an independent magazine in a computer screen. This work sugest a diving through the underground line and the creations of fanzines in school room pedagogy. Understand it use and the Art of say means historically understand that the non-official publications means to the present time. This way, the fanzines logical is more than go through an alternative scene, defines itself as a independent way to use an expression. Then, do fanzine as filofanzine way of life show that this form of expression tresspass the institutional walls.Redesenham-se artes de dizer em um papel xerocado, artes que se traduzem em traços, rabiscos, versos, gritos, modos de fazer. Fanzine é assim, mais do que uma revista de papel sulfite, um espaço recortado, colado para produção de saberes ou, se preferir, uma revista independente na tela do computador. Este trabalho, portanto, propõe um mergulho entre a linha do underground e da pedagogia de criação de fanzines em sala de aula. Compreender os usos e as artes de dizer significa entender historicamente o que as publicações não-oficiais representam para a contemporaneidade. Desta forma, a lógica dos fanzines é bem mais do que trafegar em um circuito alternativo, define-se por si só como uma forma independente de fazer uso de uma expressão. Assim, o fazer fanzine como filofanzine de vida é um exemplo de que esta forma de expressão ultrapassa as paredes institucionais.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:53:01Z No. of bitstreams: 3 Dissert_Melissa pre_ref_Bdtd.pdf: 2401798 bytes, checksum: 7b9aab24ba2f9abab73157b28c16b19b (MD5) Melissa Anexos A_K.pdf: 1694403 bytes, checksum: d7c65c341a0cde55ce7be5efbcccd04f (MD5) Melissa_Anexos L_V.pdf: 2502714 bytes, checksum: a23bd1292886db17e4892fb32f31e4ff (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:53:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissert_Melissa pre_ref_Bdtd.pdf: 2401798 bytes, checksum: 7b9aab24ba2f9abab73157b28c16b19b (MD5) Melissa Anexos A_K.pdf: 1694403 bytes, checksum: d7c65c341a0cde55ce7be5efbcccd04f (MD5) Melissa_Anexos L_V.pdf: 2502714 bytes, checksum: a23bd1292886db17e4892fb32f31e4ff (MD5) Previous issue date: 2010-08-20Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoFanzineArts of sayPedagogy of makeFanzineArtes de dizerPedagogias de fazerAprendizagemDidáticaFanzinesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALPedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazerPedagogy of Fanzines: arts of say and pedagogy of makeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Melissa pre_ref_Bdtd.pdfapplication/pdf2401798http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/1/Dissert_Melissa+pre_ref_Bdtd.pdf7b9aab24ba2f9abab73157b28c16b19bMD51Melissa Anexos A_K.pdfapplication/pdf1694403http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/2/Melissa+Anexos+A_K.pdfd7c65c341a0cde55ce7be5efbcccd04fMD52Melissa_Anexos L_V.pdfapplication/pdf2502714http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/3/Melissa_Anexos+L_V.pdfa23bd1292886db17e4892fb32f31e4ffMD531/105322024-02-27 12:43:48.245oai:www.bdtd.uerj.br:1/10532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Pedagogy of Fanzines: arts of say and pedagogy of make |
title |
Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer |
spellingShingle |
Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer Nascimento, Melissa Eloá Silveira Fanzine Arts of say Pedagogy of make Fanzine Artes de dizer Pedagogias de fazer Aprendizagem Didática Fanzines CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer |
title_full |
Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer |
title_fullStr |
Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer |
title_full_unstemmed |
Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer |
title_sort |
Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer |
author |
Nascimento, Melissa Eloá Silveira |
author_facet |
Nascimento, Melissa Eloá Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goulart, Paulo Sergio Sgarbi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1496923787029708 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763881P9 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Magalhães, Henrique Paiva de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
ttp://lattes.cnpq.br/9876023654860446 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0212410393131541 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Melissa Eloá Silveira |
contributor_str_mv |
Goulart, Paulo Sergio Sgarbi Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos Magalhães, Henrique Paiva de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fanzine Arts of say Pedagogy of make |
topic |
Fanzine Arts of say Pedagogy of make Fanzine Artes de dizer Pedagogias de fazer Aprendizagem Didática Fanzines CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fanzine Artes de dizer Pedagogias de fazer Aprendizagem Didática Fanzines |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Redraw the Arts qhen we talk about a xerox paper, Arts represented in lines, scratchs, lines, shouts, ways to do. Fanzine is this way, more than a magazine made in white paper, a marked space, glued for knowledge productions or, if you want, an independent magazine in a computer screen. This work sugest a diving through the underground line and the creations of fanzines in school room pedagogy. Understand it use and the Art of say means historically understand that the non-official publications means to the present time. This way, the fanzines logical is more than go through an alternative scene, defines itself as a independent way to use an expression. Then, do fanzine as filofanzine way of life show that this form of expression tresspass the institutional walls. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:53:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/1/Dissert_Melissa+pre_ref_Bdtd.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/2/Melissa+Anexos+A_K.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10532/3/Melissa_Anexos+L_V.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b9aab24ba2f9abab73157b28c16b19b d7c65c341a0cde55ce7be5efbcccd04f a23bd1292886db17e4892fb32f31e4ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728651576672256 |