À base de experiências: a BNCC para a Educação Infantil e a organização curricular em campos de experiências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20260 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo central problematizar a organização curricular na Educação Infantil em campos de experiência instituída pela BNCC (BRASIL, 2017). A formulação da política curricular se constitui em meio a diferentes disputas pela significação de um projeto para a infância, sua formação e aprendizagens. Os marcos legais que antecedem a BNCC já evidenciavam algumas das características difundidas na atual política curricular como, por exemplo, uma formação básica, orientada a partir da definição prévia dos conhecimentos a serem ensinados. Em diálogo com Lopes e Macedo (2011), Macedo (2004, 2006), Frangella (2009), em uma perspectiva pós-estrutural, compreendo o currículo como enunciação e, assim, como movimento constante de significação compreendendo a política curricular como um discurso em que os sentidos que lhe são atribuídos não são fixos, mas estão sempre em meio a tentativas de hegemonização. Tal perspectiva me permite problematizar as concepções favoráveis a homogeneização e tentativa de pleno controle dos sentidos produzidos nas creches e pré-escolas. O caminho teórico traçado ao longo da pesquisa buscou em diferentes aportes teóricos explorar as diferentes significações produzidas nas possibilidades de organização curricular e na noção de experiência. Deste modo, com base em Lopes e Macedo (2011) e Lopes (2008) investigo as diferentes vertentes teóricas sobre a organização curricular, reconhecendo as contribuições de Ralph Tyler e John Dewey sobre o tema. Buscando o aprofundamento nos sentidos sobre a experiência, exploro esta noção nas diferentes concepções teóricas de Dewey (1979), Benjamin (1984, 1985) e Derrida (2010, 2012). Com Derrida, discuto a noção de experiência como caminho que me aproxima da concepção de currículo defendida nessa dissertação, que compreende o currículo como prática cultural. Deste modo, em função da interlocução estabelecida com Derrida, tensiono perspectivas de controle e previsibilidade e compreendo a experiência como acontecimento. Nesse sentido, a experiência é sempre novidade, não cabe em repetições, planejamentos detalhados ou está atrelada a pré-requisitos. |
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À base de experiências: a BNCC para a Educação Infantil e a organização curricular em campos de experiênciasBased on experiences: the BNCC for Early Childhood Education and the curricular organization in fields of experiencesNational Curricular Common BaseCurricular organizationExperienceEarly Childhood EducationBase Nacional Comum CurricularOrganização curricularExperiênciaEducação infantilCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO presente estudo tem como objetivo central problematizar a organização curricular na Educação Infantil em campos de experiência instituída pela BNCC (BRASIL, 2017). A formulação da política curricular se constitui em meio a diferentes disputas pela significação de um projeto para a infância, sua formação e aprendizagens. Os marcos legais que antecedem a BNCC já evidenciavam algumas das características difundidas na atual política curricular como, por exemplo, uma formação básica, orientada a partir da definição prévia dos conhecimentos a serem ensinados. Em diálogo com Lopes e Macedo (2011), Macedo (2004, 2006), Frangella (2009), em uma perspectiva pós-estrutural, compreendo o currículo como enunciação e, assim, como movimento constante de significação compreendendo a política curricular como um discurso em que os sentidos que lhe são atribuídos não são fixos, mas estão sempre em meio a tentativas de hegemonização. Tal perspectiva me permite problematizar as concepções favoráveis a homogeneização e tentativa de pleno controle dos sentidos produzidos nas creches e pré-escolas. O caminho teórico traçado ao longo da pesquisa buscou em diferentes aportes teóricos explorar as diferentes significações produzidas nas possibilidades de organização curricular e na noção de experiência. Deste modo, com base em Lopes e Macedo (2011) e Lopes (2008) investigo as diferentes vertentes teóricas sobre a organização curricular, reconhecendo as contribuições de Ralph Tyler e John Dewey sobre o tema. Buscando o aprofundamento nos sentidos sobre a experiência, exploro esta noção nas diferentes concepções teóricas de Dewey (1979), Benjamin (1984, 1985) e Derrida (2010, 2012). Com Derrida, discuto a noção de experiência como caminho que me aproxima da concepção de currículo defendida nessa dissertação, que compreende o currículo como prática cultural. Deste modo, em função da interlocução estabelecida com Derrida, tensiono perspectivas de controle e previsibilidade e compreendo a experiência como acontecimento. Nesse sentido, a experiência é sempre novidade, não cabe em repetições, planejamentos detalhados ou está atrelada a pré-requisitos.The present study aims to problematize the curricular organization in Early Childhood Education in fields of experience established by the BNCC (BRASIL, 2017). The formulation of curriculum policy is constituted in the midst of different disputes for the meaning of a project for childhood, its training and learning. The legal frameworks that precede the BNCC already evidenced some of the characteristics disseminated in the current curricular policy, such as basic training guided from the prior definition of the knowledge to be taught. In dialogue with Lopes and Macedo (2011), Macedo (2004, 2006), Frangella (2009), in a post-structural perspective, I understand the curriculum as an enunciation and thus, a constant movement of meaning, understanding the curriculum policy as a discourse in which the meanings assigned to it are not fixed, but are always in the midst of attempts at hegemony. This perspective allows me to question the conceptions in favour of homogenization and full control of the meanings produced in day-care centers and preschools. The theoretical path traced throughout the research sought in different theoretical contributions to explore the different meanings produced in the possibilities of curricular organization and in the notion of experience. Thus, based on Lopes and Macedo (2011) and Lopes (2008) I investigate the different theoretical strands on curriculum organization, recognizing the contributions of Ralph Tyler and John Dewey on the subject. Seeking to deepen the meanings about experience, I explore this notion in the different theoretical conceptions of Dewey (1979), Benjamin (1984, 1985) and Derrida (2010, 2012). With Derrida, I discuss the notion of experience approaching the concept of curriculum defended in this dissertation, which understands the curriculum as a cultural practice. In this way, I test perspectives of control and predictability and understand the experience as an event. In this sense, the experience is always new, and it does not fit in repetitions, detailed planning or is linked to prerequisites.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFrangella, Rita de Cássia Prazereshttp://lattes.cnpq.br/1090641466362716Salles, Conceição Gislane Nóbrega Lima dehttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305Dias, Rosanne Evangelistahttp://lattes.cnpq.br/3232517370947081Camões, Maria Clara de Lima Santiagohttp://lattes.cnpq.br/5473601966623325Nascimento, Jéssica Couto e Silva do2023-09-01T17:20:21Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Jéssica Couto e Silva do. À base de experiências: a BNCC para a Educação Infantil e a organização curricular em campos de experiências. 89 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:14Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/20260Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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