Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waltenberg, Layla Magalhães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18464
Resumo: A dissertação parte do contexto do ensino de artes no Brasil e da expressividade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para desenvolver uma relação com uma educação emocional transversal aplicada à visualidade inerente ao ensino de pessoas surdas. A pesquisa se debruça sobre trabalhos artísticos desenvolvidos por estudantes surdos em aulas de artes ministradas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e reflete, amparada pelo movimento De’VIA, sobre os signos e símbolos de resistência e afirmação nos trabalhos de arte que manifestam a experiência da surdez.
id UERJ_9fe416e09db360fa58a5592ee80909f0
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/18464
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdosArt-Libras-Emotion: art investigations in deaf educationArt teachingDeaf educationEmotionEnsino de arteEducação de surdosEmoçãoArte – Estudo e ensinoSurdos - EducaçãoLíngua de sinaisArte na educaçãoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESA dissertação parte do contexto do ensino de artes no Brasil e da expressividade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para desenvolver uma relação com uma educação emocional transversal aplicada à visualidade inerente ao ensino de pessoas surdas. A pesquisa se debruça sobre trabalhos artísticos desenvolvidos por estudantes surdos em aulas de artes ministradas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e reflete, amparada pelo movimento De’VIA, sobre os signos e símbolos de resistência e afirmação nos trabalhos de arte que manifestam a experiência da surdez.The dissertation starts from the context of art education in Brazil and the expressiveness of the Brazilian Sign Language (Libras) in order to develop a relationship between a transversal emotional education applied to the visuality inherent in the teaching for deaf people. The research focuses on artistic works developed by deaf students in art classes taught at the National Institute of Education for the Deaf (INES) and reflects, supported by the De'VIA movement, on the signs and symbols of resistance and affirmation presented in works of art that manifests the experience of deafness.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em LetrasCarneiro, Isabel Almeidahttp://lattes.cnpq.br/4988281259224394Baalbaki, Angela Corrêa Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/5874662889831391Moraes, Maria Lucia Vignoli Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/6009239758686881Costa, Ana Valéria de Figueiredo dahttp://lattes.cnpq.br/6434170770324585Waltenberg, Layla Magalhães2022-10-03T17:58:09Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWALTENBERG, Layla Magalhães. Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T19:04:25Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
Art-Libras-Emotion: art investigations in deaf education
title Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
spellingShingle Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
Waltenberg, Layla Magalhães
Art teaching
Deaf education
Emotion
Ensino de arte
Educação de surdos
Emoção
Arte – Estudo e ensino
Surdos - Educação
Língua de sinais
Arte na educação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
title_full Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
title_fullStr Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
title_full_unstemmed Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
title_sort Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos
author Waltenberg, Layla Magalhães
author_facet Waltenberg, Layla Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Isabel Almeida
http://lattes.cnpq.br/4988281259224394
Baalbaki, Angela Corrêa Ferreira
http://lattes.cnpq.br/5874662889831391
Moraes, Maria Lucia Vignoli Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/6009239758686881
Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
http://lattes.cnpq.br/6434170770324585
dc.contributor.author.fl_str_mv Waltenberg, Layla Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Art teaching
Deaf education
Emotion
Ensino de arte
Educação de surdos
Emoção
Arte – Estudo e ensino
Surdos - Educação
Língua de sinais
Arte na educação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Art teaching
Deaf education
Emotion
Ensino de arte
Educação de surdos
Emoção
Arte – Estudo e ensino
Surdos - Educação
Língua de sinais
Arte na educação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description A dissertação parte do contexto do ensino de artes no Brasil e da expressividade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para desenvolver uma relação com uma educação emocional transversal aplicada à visualidade inerente ao ensino de pessoas surdas. A pesquisa se debruça sobre trabalhos artísticos desenvolvidos por estudantes surdos em aulas de artes ministradas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e reflete, amparada pelo movimento De’VIA, sobre os signos e símbolos de resistência e afirmação nos trabalhos de arte que manifestam a experiência da surdez.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
2022-10-03T17:58:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WALTENBERG, Layla Magalhães. Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18464
identifier_str_mv WALTENBERG, Layla Magalhães. Arte-Libras-Emoção: investigações artísticas na educação de surdos. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990674872107008