Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15702 |
Resumo: | O trabalho será baseado nos conceitos de arte, arte-surda e auto-estima, que nortearão as analises realizadas das entrevistas. As mesmas serão filmadas e transcritas por pessoa qualificada na tradução de LIBRAS para o português.Por meio da arte o homem interpreta o mundo, expressa seu imaginário e exerce sua linguagem, fazendo uso da imaginação e da intuição; é assim que o mesmo reafirma valores ou os questiona, critica o estabelecido, faz rupturas e faz emergir o novo. O ensino das artes tem extrema importância no processo de conhecimento de mundo e a construção global da pessoa. Portanto através das artes, ou melhor, de expres-sões como dança,teatro,poesia,pintura,o sujeito surdo poderá resgatar sua auto-estima seguindo modelos de ícones surdos da atualidade.Suas obras serão utiliza-das como um texto,explorando a capacidade da leitura visual do surdo. Não esque-cendo que através das artes poderá perpetuar a história formando uma cultura pró-pria. |
id |
UFRGS-2_14a9763216b9ef63ebcaf6a39e8feafa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15702 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Anjos, Rosa Virgínia de Oliveira dosLulkin, Sérgio Andrés2009-04-29T04:12:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/15702000689117O trabalho será baseado nos conceitos de arte, arte-surda e auto-estima, que nortearão as analises realizadas das entrevistas. As mesmas serão filmadas e transcritas por pessoa qualificada na tradução de LIBRAS para o português.Por meio da arte o homem interpreta o mundo, expressa seu imaginário e exerce sua linguagem, fazendo uso da imaginação e da intuição; é assim que o mesmo reafirma valores ou os questiona, critica o estabelecido, faz rupturas e faz emergir o novo. O ensino das artes tem extrema importância no processo de conhecimento de mundo e a construção global da pessoa. Portanto através das artes, ou melhor, de expres-sões como dança,teatro,poesia,pintura,o sujeito surdo poderá resgatar sua auto-estima seguindo modelos de ícones surdos da atualidade.Suas obras serão utiliza-das como um texto,explorando a capacidade da leitura visual do surdo. Não esque-cendo que através das artes poderá perpetuar a história formando uma cultura pró-pria.application/pdfporArteEnsinoEducação especialSurdoAuto-estima resgatada pela identidade com artistas surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000689117.pdf000689117.pdfTexto completoapplication/pdf1746087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15702/1/000689117.pdf5f5a5eefdb6fdc04b243750f68d7e7fdMD51TEXT000689117.pdf.txt000689117.pdf.txtExtracted Texttext/plain110897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15702/2/000689117.pdf.txt39de4d257d3fb9237f9b72ae31f910a6MD52THUMBNAIL000689117.pdf.jpg000689117.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15702/3/000689117.pdf.jpg701b5ff836fc1b6313e8cd22c2072d54MD5310183/157022018-10-05 08:53:06.45oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15702Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:53:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos |
title |
Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos |
spellingShingle |
Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos Anjos, Rosa Virgínia de Oliveira dos Arte Ensino Educação especial Surdo |
title_short |
Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos |
title_full |
Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos |
title_fullStr |
Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos |
title_full_unstemmed |
Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos |
title_sort |
Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos |
author |
Anjos, Rosa Virgínia de Oliveira dos |
author_facet |
Anjos, Rosa Virgínia de Oliveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Rosa Virgínia de Oliveira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
contributor_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Ensino Educação especial Surdo |
topic |
Arte Ensino Educação especial Surdo |
description |
O trabalho será baseado nos conceitos de arte, arte-surda e auto-estima, que nortearão as analises realizadas das entrevistas. As mesmas serão filmadas e transcritas por pessoa qualificada na tradução de LIBRAS para o português.Por meio da arte o homem interpreta o mundo, expressa seu imaginário e exerce sua linguagem, fazendo uso da imaginação e da intuição; é assim que o mesmo reafirma valores ou os questiona, critica o estabelecido, faz rupturas e faz emergir o novo. O ensino das artes tem extrema importância no processo de conhecimento de mundo e a construção global da pessoa. Portanto através das artes, ou melhor, de expres-sões como dança,teatro,poesia,pintura,o sujeito surdo poderá resgatar sua auto-estima seguindo modelos de ícones surdos da atualidade.Suas obras serão utiliza-das como um texto,explorando a capacidade da leitura visual do surdo. Não esque-cendo que através das artes poderá perpetuar a história formando uma cultura pró-pria. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-04-29T04:12:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15702 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000689117 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15702 |
identifier_str_mv |
000689117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15702/1/000689117.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15702/2/000689117.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15702/3/000689117.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f5a5eefdb6fdc04b243750f68d7e7fd 39de4d257d3fb9237f9b72ae31f910a6 701b5ff836fc1b6313e8cd22c2072d54 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447028259356672 |