Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Vanessa Ramos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14899
Resumo: The analyzes about the current (re) configuration of capitalism is a necessary element for a critique of current educational policy than in developing countries, being justified in the official discourse of the need to adapt to the "new world order." We can identify that from the year 1990, there will be a process of privatization of higher education in the country, characterized by the commodification of education, the warranty disclaimers in the state of education as a right and the allocation of public funds to private enterprise, that is framework that incorporates the changes that take place in the institutional evaluation of higher education institutions (HEIs) made ??public in Brazil since the 1990s, following a movement of continuities entering the following decades with the government of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002 ) and its reform policies, be ratified by the plans and setting goals of the government of Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010).
id UERJ_a397a296ed07240506712580c98660c8
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14899
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Motta, Vania Cardoso daCPF:50948776749http://lattes.cnpq.br/9019395807508288Frigotto, GaudêncioCPF:12635707049http://lattes.cnpq.br/4535332644982596Neves, Rosa Maria Corrêa dasCPF:91329523768http://lattes.cnpq.br/6517585826887365CPF:09249041780http://lattes.cnpq.br/0192026207532762Teixeira, Vanessa Ramos2021-01-07T18:16:55Z2013-07-222011-12-19TEIXEIRA, Vanessa Ramos. Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14899The analyzes about the current (re) configuration of capitalism is a necessary element for a critique of current educational policy than in developing countries, being justified in the official discourse of the need to adapt to the "new world order." We can identify that from the year 1990, there will be a process of privatization of higher education in the country, characterized by the commodification of education, the warranty disclaimers in the state of education as a right and the allocation of public funds to private enterprise, that is framework that incorporates the changes that take place in the institutional evaluation of higher education institutions (HEIs) made ??public in Brazil since the 1990s, following a movement of continuities entering the following decades with the government of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002 ) and its reform policies, be ratified by the plans and setting goals of the government of Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010).As análises em torno da atual (re) configuração do capitalismo é um elemento imprescindível para uma crítica da política educacional superior em curso nos países em desenvolvimento, sendo justificada no discurso oficial pela necessidade de adequação destes à ?nova ordem mundial?. Podemos identificar que desde os anos 1990, realiza-se um processo de privatização da educação superior no país, caracterizado pela mercadorização da educação, pela desresponsabilização do Estado na garantia da educação como direito e pela destinação de verbas públicas para a iniciativa privada, é nesse quadro que se insere as mudanças que se processam na avaliação institucional das Instituições de Educação Superior (IES) públicas realizadas no Brasil a partir da década de 1990, seguindo num movimento de continuidades adentrando as décadas seguintes com o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e suas políticas de reformas, sendo ratificada pelos planos e metas de ajuste do governo de Luis Inácio Lula da Silva (2003-2010).Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:16:55Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Vanessa Teixeira.pdf: 1002040 bytes, checksum: 76d142abeba574ebd8b4a22cdf75dcec (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:16:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Vanessa Teixeira.pdf: 1002040 bytes, checksum: 76d142abeba574ebd8b4a22cdf75dcec (MD5) Previous issue date: 2011-12-19application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesEducationPolitics publicsInstitutional evaluationPolíticas públicasAvaliação institucionalEnsino superior AvaliaçãoEnsino superior Controle de qualidadeEnsino superior Aspectos econômicosEducação Aspectos políticosEducação e EstadoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALConsenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemoniaConsenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemoniaConsensus shield by coercion? Institucional assessment as on instrument of struggle for hegemonyConsensus shield by coercion? Institucional assessment as on instrument of struggle for hegemonyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Vanessa Teixeira.pdfapplication/pdf1002040http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14899/1/Dissert_Vanessa+Teixeira.pdf76d142abeba574ebd8b4a22cdf75dcecMD511/148992023-03-09 14:05:53.33oai:www.bdtd.uerj.br:1/14899Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Consensus shield by coercion? Institucional assessment as on instrument of struggle for hegemony
Consensus shield by coercion? Institucional assessment as on instrument of struggle for hegemony
title Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
spellingShingle Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
Teixeira, Vanessa Ramos
Education
Politics publics
Institutional evaluation
Políticas públicas
Avaliação institucional
Ensino superior Avaliação
Ensino superior Controle de qualidade
Ensino superior Aspectos econômicos
Educação Aspectos políticos
Educação e Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
title_short Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
title_full Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
title_fullStr Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
title_full_unstemmed Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
title_sort Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
author Teixeira, Vanessa Ramos
author_facet Teixeira, Vanessa Ramos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Vania Cardoso da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:50948776749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9019395807508288
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Frigotto, Gaudêncio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:12635707049
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4535332644982596
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Neves, Rosa Maria Corrêa das
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:91329523768
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6517585826887365
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:09249041780
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0192026207532762
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Vanessa Ramos
contributor_str_mv Motta, Vania Cardoso da
Frigotto, Gaudêncio
Neves, Rosa Maria Corrêa das
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Politics publics
Institutional evaluation
topic Education
Politics publics
Institutional evaluation
Políticas públicas
Avaliação institucional
Ensino superior Avaliação
Ensino superior Controle de qualidade
Ensino superior Aspectos econômicos
Educação Aspectos políticos
Educação e Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Avaliação institucional
Ensino superior Avaliação
Ensino superior Controle de qualidade
Ensino superior Aspectos econômicos
Educação Aspectos políticos
Educação e Estado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description The analyzes about the current (re) configuration of capitalism is a necessary element for a critique of current educational policy than in developing countries, being justified in the official discourse of the need to adapt to the "new world order." We can identify that from the year 1990, there will be a process of privatization of higher education in the country, characterized by the commodification of education, the warranty disclaimers in the state of education as a right and the allocation of public funds to private enterprise, that is framework that incorporates the changes that take place in the institutional evaluation of higher education institutions (HEIs) made ??public in Brazil since the 1990s, following a movement of continuities entering the following decades with the government of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002 ) and its reform policies, be ratified by the plans and setting goals of the government of Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010).
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-19
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Vanessa Ramos. Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14899
identifier_str_mv TEIXEIRA, Vanessa Ramos. Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14899/1/Dissert_Vanessa+Teixeira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 76d142abeba574ebd8b4a22cdf75dcec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352332633079808