Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377 |
Resumo: | The work questions the indiscriminate areas or occluded, we call blind fields, of certain contemporary art experiences of teaching in non-formal educational spaces. To this is organized in two steps. The first is a literature review of studies on non-formal educational practices in art, published between 2007 and 2015 in the annals of the Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) next to the Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) and Annual Thematic Symposia. The second is based on a multiple case study using participant observation methodology. The information produced is used to draw a map of art educators actions in non-formal spaces through academic research produced by researchers-teachers: their experiences, methodologies, theoretical frameworks, cross-cutting issues, visibility and invisibility. |
id |
UERJ_a7be483746f44e6737d6130bad634f21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/7377 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Frade, Isabela Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/0576968930348730Coutinho, Rejane Galvãohttp://lattes.cnpq.br/9150659098334633Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz dehttp://lattes.cnpq.br/8428410835702358Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca dahttp://lattes.cnpq.br/5794119392714925Victorio Filho, Aldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779508J6&dataRevisao=nullhttp://lattes.cnpq.br/3357283778267639Caetano, Alessandra Oliveira da Silva2021-01-05T16:49:33Z2018-02-072016-09-23CAETANO, Alessandra Oliveira da Silva. Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377The work questions the indiscriminate areas or occluded, we call blind fields, of certain contemporary art experiences of teaching in non-formal educational spaces. To this is organized in two steps. The first is a literature review of studies on non-formal educational practices in art, published between 2007 and 2015 in the annals of the Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) next to the Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) and Annual Thematic Symposia. The second is based on a multiple case study using participant observation methodology. The information produced is used to draw a map of art educators actions in non-formal spaces through academic research produced by researchers-teachers: their experiences, methodologies, theoretical frameworks, cross-cutting issues, visibility and invisibility.O trabalho coloca em questão as zonas indiscriminadas ou oclusas, que denominamos de campos cegos, de determinadas experiências contemporânea de ensino de arte em espaços educativos não formais. Para isso se organiza em duas etapas. A primeira faz um levantamento bibliográfico de estudos sobre práticas docentes não formais em arte, publicados entre os anos de 2007 e 2015 nos anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) junto ao Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) e em Simpósios Temáticos Anuais. A segunda se baseia em um estudo de múltiplos casos utilizando de metodologia de observação participante. As informações produzidas são utilizadas para traçar uma cartografia de ações arte-educadoras em espaços não formais através de investigações acadêmicas produzidas por docentes-pesquisadores: suas experiências, metodologias, referenciais teóricos, temas transversais, visibilidades e invisibilidades.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T16:49:33Z No. of bitstreams: 1 Alessandra Oliveira da Silva Caetano_Tese.pdf: 4514969 bytes, checksum: f444fc6022d350ddfa57bc28d99b21ad (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T16:49:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alessandra Oliveira da Silva Caetano_Tese.pdf: 4514969 bytes, checksum: f444fc6022d350ddfa57bc28d99b21ad (MD5) Previous issue date: 2016-09-23application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ArtesUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesNon-formal art educationCartographyVision machinesBlind fieldsOverflowingEnsino não formal de arteCartografiaMáquinas de visãoCampos cegosTransbordamentosArte Estudo e ensinoEducação não formalArtes Formação de professoresEspaço (Arte)Percepção de imagensCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visívelCartographies of contemporary art teaching in non-formal spaces: vision machines, blind fields and visibleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALAlessandra Oliveira da Silva Caetano_Tese.pdfapplication/pdf4514969http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7377/1/Alessandra+Oliveira+da+Silva+Caetano_Tese.pdff444fc6022d350ddfa57bc28d99b21adMD511/73772024-02-26 16:04:36.34oai:www.bdtd.uerj.br:1/7377Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Cartographies of contemporary art teaching in non-formal spaces: vision machines, blind fields and visible |
title |
Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível |
spellingShingle |
Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível Caetano, Alessandra Oliveira da Silva Non-formal art education Cartography Vision machines Blind fields Overflowing Ensino não formal de arte Cartografia Máquinas de visão Campos cegos Transbordamentos Arte Estudo e ensino Educação não formal Artes Formação de professores Espaço (Arte) Percepção de imagens CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível |
title_full |
Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível |
title_fullStr |
Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível |
title_full_unstemmed |
Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível |
title_sort |
Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível |
author |
Caetano, Alessandra Oliveira da Silva |
author_facet |
Caetano, Alessandra Oliveira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Frade, Isabela Nascimento |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0576968930348730 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Coutinho, Rejane Galvão |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9150659098334633 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8428410835702358 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5794119392714925 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Victorio Filho, Aldo |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779508J6&dataRevisao=null |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3357283778267639 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Alessandra Oliveira da Silva |
contributor_str_mv |
Frade, Isabela Nascimento Coutinho, Rejane Galvão Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Victorio Filho, Aldo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Non-formal art education Cartography Vision machines Blind fields Overflowing |
topic |
Non-formal art education Cartography Vision machines Blind fields Overflowing Ensino não formal de arte Cartografia Máquinas de visão Campos cegos Transbordamentos Arte Estudo e ensino Educação não formal Artes Formação de professores Espaço (Arte) Percepção de imagens CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino não formal de arte Cartografia Máquinas de visão Campos cegos Transbordamentos Arte Estudo e ensino Educação não formal Artes Formação de professores Espaço (Arte) Percepção de imagens |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
The work questions the indiscriminate areas or occluded, we call blind fields, of certain contemporary art experiences of teaching in non-formal educational spaces. To this is organized in two steps. The first is a literature review of studies on non-formal educational practices in art, published between 2007 and 2015 in the annals of the Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) next to the Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) and Annual Thematic Symposia. The second is based on a multiple case study using participant observation methodology. The information produced is used to draw a map of art educators actions in non-formal spaces through academic research produced by researchers-teachers: their experiences, methodologies, theoretical frameworks, cross-cutting issues, visibility and invisibility. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T16:49:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAETANO, Alessandra Oliveira da Silva. Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377 |
identifier_str_mv |
CAETANO, Alessandra Oliveira da Silva. Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7377/1/Alessandra+Oliveira+da+Silva+Caetano_Tese.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f444fc6022d350ddfa57bc28d99b21ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728628185038848 |