Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Alessandra Oliveira da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377
Resumo: The work questions the indiscriminate areas or occluded, we call blind fields, of certain contemporary art experiences of teaching in non-formal educational spaces. To this is organized in two steps. The first is a literature review of studies on non-formal educational practices in art, published between 2007 and 2015 in the annals of the Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) next to the Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) and Annual Thematic Symposia. The second is based on a multiple case study using participant observation methodology. The information produced is used to draw a map of art educators actions in non-formal spaces through academic research produced by researchers-teachers: their experiences, methodologies, theoretical frameworks, cross-cutting issues, visibility and invisibility.
id UERJ_a7be483746f44e6737d6130bad634f21
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/7377
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Frade, Isabela Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/0576968930348730Coutinho, Rejane Galvãohttp://lattes.cnpq.br/9150659098334633Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz dehttp://lattes.cnpq.br/8428410835702358Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca dahttp://lattes.cnpq.br/5794119392714925Victorio Filho, Aldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779508J6&dataRevisao=nullhttp://lattes.cnpq.br/3357283778267639Caetano, Alessandra Oliveira da Silva2021-01-05T16:49:33Z2018-02-072016-09-23CAETANO, Alessandra Oliveira da Silva. Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377The work questions the indiscriminate areas or occluded, we call blind fields, of certain contemporary art experiences of teaching in non-formal educational spaces. To this is organized in two steps. The first is a literature review of studies on non-formal educational practices in art, published between 2007 and 2015 in the annals of the Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) next to the Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) and Annual Thematic Symposia. The second is based on a multiple case study using participant observation methodology. The information produced is used to draw a map of art educators actions in non-formal spaces through academic research produced by researchers-teachers: their experiences, methodologies, theoretical frameworks, cross-cutting issues, visibility and invisibility.O trabalho coloca em questão as zonas indiscriminadas ou oclusas, que denominamos de campos cegos, de determinadas experiências contemporânea de ensino de arte em espaços educativos não formais. Para isso se organiza em duas etapas. A primeira faz um levantamento bibliográfico de estudos sobre práticas docentes não formais em arte, publicados entre os anos de 2007 e 2015 nos anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) junto ao Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) e em Simpósios Temáticos Anuais. A segunda se baseia em um estudo de múltiplos casos utilizando de metodologia de observação participante. As informações produzidas são utilizadas para traçar uma cartografia de ações arte-educadoras em espaços não formais através de investigações acadêmicas produzidas por docentes-pesquisadores: suas experiências, metodologias, referenciais teóricos, temas transversais, visibilidades e invisibilidades.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T16:49:33Z No. of bitstreams: 1 Alessandra Oliveira da Silva Caetano_Tese.pdf: 4514969 bytes, checksum: f444fc6022d350ddfa57bc28d99b21ad (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T16:49:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alessandra Oliveira da Silva Caetano_Tese.pdf: 4514969 bytes, checksum: f444fc6022d350ddfa57bc28d99b21ad (MD5) Previous issue date: 2016-09-23application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ArtesUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesNon-formal art educationCartographyVision machinesBlind fieldsOverflowingEnsino não formal de arteCartografiaMáquinas de visãoCampos cegosTransbordamentosArte Estudo e ensinoEducação não formalArtes Formação de professoresEspaço (Arte)Percepção de imagensCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visívelCartographies of contemporary art teaching in non-formal spaces: vision machines, blind fields and visibleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALAlessandra Oliveira da Silva Caetano_Tese.pdfapplication/pdf4514969http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7377/1/Alessandra+Oliveira+da+Silva+Caetano_Tese.pdff444fc6022d350ddfa57bc28d99b21adMD511/73772024-02-26 16:04:36.34oai:www.bdtd.uerj.br:1/7377Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Cartographies of contemporary art teaching in non-formal spaces: vision machines, blind fields and visible
title Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
spellingShingle Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
Caetano, Alessandra Oliveira da Silva
Non-formal art education
Cartography
Vision machines
Blind fields
Overflowing
Ensino não formal de arte
Cartografia
Máquinas de visão
Campos cegos
Transbordamentos
Arte Estudo e ensino
Educação não formal
Artes Formação de professores
Espaço (Arte)
Percepção de imagens
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
title_full Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
title_fullStr Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
title_full_unstemmed Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
title_sort Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível
author Caetano, Alessandra Oliveira da Silva
author_facet Caetano, Alessandra Oliveira da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frade, Isabela Nascimento
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0576968930348730
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9150659098334633
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8428410835702358
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5794119392714925
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Victorio Filho, Aldo
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779508J6&dataRevisao=null
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3357283778267639
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Alessandra Oliveira da Silva
contributor_str_mv Frade, Isabela Nascimento
Coutinho, Rejane Galvão
Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de
Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
Victorio Filho, Aldo
dc.subject.eng.fl_str_mv Non-formal art education
Cartography
Vision machines
Blind fields
Overflowing
topic Non-formal art education
Cartography
Vision machines
Blind fields
Overflowing
Ensino não formal de arte
Cartografia
Máquinas de visão
Campos cegos
Transbordamentos
Arte Estudo e ensino
Educação não formal
Artes Formação de professores
Espaço (Arte)
Percepção de imagens
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino não formal de arte
Cartografia
Máquinas de visão
Campos cegos
Transbordamentos
Arte Estudo e ensino
Educação não formal
Artes Formação de professores
Espaço (Arte)
Percepção de imagens
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description The work questions the indiscriminate areas or occluded, we call blind fields, of certain contemporary art experiences of teaching in non-formal educational spaces. To this is organized in two steps. The first is a literature review of studies on non-formal educational practices in art, published between 2007 and 2015 in the annals of the Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) next to the Comitê de Ensino e Aprendizagem em Arte (CEAA)/ Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV) and Annual Thematic Symposia. The second is based on a multiple case study using participant observation methodology. The information produced is used to draw a map of art educators actions in non-formal spaces through academic research produced by researchers-teachers: their experiences, methodologies, theoretical frameworks, cross-cutting issues, visibility and invisibility.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-23
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T16:49:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAETANO, Alessandra Oliveira da Silva. Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377
identifier_str_mv CAETANO, Alessandra Oliveira da Silva. Cartografias do ensino contemporâneo da arte em espaços não formais: máquinas de visão, campos cegos e transbordamentos do visível. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7377/1/Alessandra+Oliveira+da+Silva+Caetano_Tese.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f444fc6022d350ddfa57bc28d99b21ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352277015560192