A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Christiane Lima da Camara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6429
Resumo: This work aims to highlight the Portuguese Language History discipline contents for the graduating student in the course of Classical Languages and Literature. The Portuguese Language teaching is done by didactic questions, in a cut out form, being each of its clips (Morphology, Phonetics, Syntax etc.) developed in different semesters. The fragmented form of studying the language seems to induce who is being graduated to a fragmented vision too (and fragmentary) of his study objective, jeopardizing the formation of the future language teacher/researcher. The linguistic phenomena analysis under the diachronic optics wherein a fonetical change can, for example, result in morphological and syntactic modifications enables the language vision in its functioning as a whole, with its parts interacting and interpenetrating. This wider vision, we believe, will capacitate the student to connect information of different clips, in order to achieve new and complex knowledge. We pursued to make evident the benefits of the diachronical approach by presenting the programmatic contents of the Portuguese Language History discipline, making comments which point out the relevance of each content for the formation of the graduating student. We added, many times, didactic activities suggestions with the intent of conquering the student s interest for the discipline in question
id UERJ_ac7c39495c339755d29e41ec06f6d274
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6429
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Oliveira, Helênio Fonseca dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H1330Henriques, Claudio Cezarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878982Carneiro, Agostinho Diashttp://lattes.cnpq.br/8351700722004597Monteiro, Christiane Lima da Camara2021-01-05T15:06:16Z2012-02-282012-01-23MONTEIRO, Christiane Lima da Camara. A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6429This work aims to highlight the Portuguese Language History discipline contents for the graduating student in the course of Classical Languages and Literature. The Portuguese Language teaching is done by didactic questions, in a cut out form, being each of its clips (Morphology, Phonetics, Syntax etc.) developed in different semesters. The fragmented form of studying the language seems to induce who is being graduated to a fragmented vision too (and fragmentary) of his study objective, jeopardizing the formation of the future language teacher/researcher. The linguistic phenomena analysis under the diachronic optics wherein a fonetical change can, for example, result in morphological and syntactic modifications enables the language vision in its functioning as a whole, with its parts interacting and interpenetrating. This wider vision, we believe, will capacitate the student to connect information of different clips, in order to achieve new and complex knowledge. We pursued to make evident the benefits of the diachronical approach by presenting the programmatic contents of the Portuguese Language History discipline, making comments which point out the relevance of each content for the formation of the graduating student. We added, many times, didactic activities suggestions with the intent of conquering the student s interest for the discipline in questionEste trabalho tem como objetivo ressaltar a importância dos conteúdos da disciplina História da Língua Portuguesa para a formação do graduando do curso de Letras. O ensino de Língua Portuguesa se dá, por questões didáticas, de forma recortada , sendo cada um de seus recortes (Morfologia, Fonética, Sintaxe etc.) trabalhado em semestres diferentes. A forma fragmentada de estudar a língua parece induzir o graduando a uma visão também fragmentada (e fragmentária) de seu objeto de estudo, prejudicando a formação do futuro professor/pesquisador da língua. A análise dos fenômenos linguísticos sob a ótica da diacronia em que uma alteração fonética pode, por exemplo, resultar em alterações morfológicas e sintáticas possibilita a visão da língua em seu funcionamento como um todo, com suas partes interagindo e se interpenetrando. Essa visão mais ampla, segundo cremos, poderá capacitar o aluno para conectar as informações de diferentes recortes, a fim de alcançar conhecimentos novos e mais complexos. Procuramos evidenciar os benefícios da abordagem diacrônica apresentando o conteúdo programático da disciplina História da Língua Portuguesa e tecendo comentários que apontam a relevância de cada conteúdo para a formação do graduando. Acrescentamos, algumas vezes, sugestões de atividades didáticas com o intuito de granjear o interesse do aluno para a disciplinaSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:06:16Z No. of bitstreams: 1 Christiane Monteiro_dissertacao.pdf: 696237 bytes, checksum: 877ffce1864982daec90343153b2eecb (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:06:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Christiane Monteiro_dissertacao.pdf: 696237 bytes, checksum: 877ffce1864982daec90343153b2eecb (MD5) Previous issue date: 2012-01-23Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasPortuguese language historyDiachronicExternal historyInternal historyHistória da língua portuguesaDiacroniaHistória externaHistória internaLíngua portuguesa Estudo e ensinoLíngua portuguesa - Formação de professoresLíngua portuguesa - HistóriaLinguísticaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de LetrasThe importance of studing Portuguese language history in the course of classical languages and literatureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALChristiane Monteiro_dissertacao.pdfapplication/pdf696237http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6429/1/Christiane+Monteiro_dissertacao.pdf877ffce1864982daec90343153b2eecbMD511/64292024-02-27 16:17:08.137oai:www.bdtd.uerj.br:1/6429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:17:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The importance of studing Portuguese language history in the course of classical languages and literature
title A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras
spellingShingle A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras
Monteiro, Christiane Lima da Camara
Portuguese language history
Diachronic
External history
Internal history
História da língua portuguesa
Diacronia
História externa
História interna
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa - Formação de professores
Língua portuguesa - História
Linguística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras
title_full A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras
title_fullStr A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras
title_full_unstemmed A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras
title_sort A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras
author Monteiro, Christiane Lima da Camara
author_facet Monteiro, Christiane Lima da Camara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helênio Fonseca de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H1330
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Henriques, Claudio Cezar
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878982
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carneiro, Agostinho Dias
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8351700722004597
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Christiane Lima da Camara
contributor_str_mv Oliveira, Helênio Fonseca de
Henriques, Claudio Cezar
Carneiro, Agostinho Dias
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese language history
Diachronic
External history
Internal history
topic Portuguese language history
Diachronic
External history
Internal history
História da língua portuguesa
Diacronia
História externa
História interna
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa - Formação de professores
Língua portuguesa - História
Linguística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv História da língua portuguesa
Diacronia
História externa
História interna
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa - Formação de professores
Língua portuguesa - História
Linguística
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This work aims to highlight the Portuguese Language History discipline contents for the graduating student in the course of Classical Languages and Literature. The Portuguese Language teaching is done by didactic questions, in a cut out form, being each of its clips (Morphology, Phonetics, Syntax etc.) developed in different semesters. The fragmented form of studying the language seems to induce who is being graduated to a fragmented vision too (and fragmentary) of his study objective, jeopardizing the formation of the future language teacher/researcher. The linguistic phenomena analysis under the diachronic optics wherein a fonetical change can, for example, result in morphological and syntactic modifications enables the language vision in its functioning as a whole, with its parts interacting and interpenetrating. This wider vision, we believe, will capacitate the student to connect information of different clips, in order to achieve new and complex knowledge. We pursued to make evident the benefits of the diachronical approach by presenting the programmatic contents of the Portuguese Language History discipline, making comments which point out the relevance of each content for the formation of the graduating student. We added, many times, didactic activities suggestions with the intent of conquering the student s interest for the discipline in question
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:06:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTEIRO, Christiane Lima da Camara. A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6429
identifier_str_mv MONTEIRO, Christiane Lima da Camara. A importância do estudo de história da língua portuguesa no curso de Letras. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6429/1/Christiane+Monteiro_dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 877ffce1864982daec90343153b2eecb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352269713276928