Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eliana Nóbrega de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499
Resumo: This dissertation analyzes an experience on local history and curriculum development, held at the Cacique Cunhabebe Municipal School at Angra dos Reis Municipality, Rio de Janeiro. The history of this community was interwoven using discourses, memories and images from students, teachers, residents and school employees. Using this approach allowed us to uncover an endless network of possibilities for understanding and working with the curriculum while recognizing everyone involved as citizens, thus making the school more inclusive and democratic
id UERJ_b17a260f1d6b66ed3f160f064b4b488a
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10499
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Oliveira, Inês Barbosa dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783482J7&dataRevisao=nullAlves, Nilda Guimarãeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P9451Souza, Marcos Alvito Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/2756617853730464http://lattes.cnpq.br/3186679649237988Oliveira, Eliana Nóbrega de2021-01-05T21:52:21Z2019-01-292001-01-19OLIVEIRA, Eliana Nóbrega de. Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499This dissertation analyzes an experience on local history and curriculum development, held at the Cacique Cunhabebe Municipal School at Angra dos Reis Municipality, Rio de Janeiro. The history of this community was interwoven using discourses, memories and images from students, teachers, residents and school employees. Using this approach allowed us to uncover an endless network of possibilities for understanding and working with the curriculum while recognizing everyone involved as citizens, thus making the school more inclusive and democraticEsta dissertação tem por objetivo analisar uma experiência sobre historia local e currículo, realizada na Escola Municipal Cacique Cunhãbebe Município de Angra dos Reis, Rio de Janerior. A história da comunidade foi tecida através da fala dos alunos e das alunas, das professoras, moradores e moradoras, funcionários e funcionárias da escola com base em suas memórias e imagens, o que permitiu descortinar uma rede infindável de possibilidades de lidar com o currículo e reconhecer a todos envolvidos como cidadãos, tornando assim, a escola mais inclusiva e democráticaSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:52:21Z No. of bitstreams: 1 Disset_Eliana Nobrega de Oliveira.pdf: 12826893 bytes, checksum: 007dcc1b5161f72fd2bd26eb17227913 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Disset_Eliana Nobrega de Oliveira.pdf: 12826893 bytes, checksum: 007dcc1b5161f72fd2bd26eb17227913 (MD5) Previous issue date: 2001-01-19application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoSchoolDemocracyMemoriesImagesCurriculumDemocraciaMemóriaImagemEducaçãoEscolaCurriculoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOTecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículoWeaving the citizenship history of a community in school: image, memory and curriculuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDisset_Eliana Nobrega de Oliveira.pdfapplication/pdf12826893http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10499/1/Disset_Eliana+Nobrega+de+Oliveira.pdf007dcc1b5161f72fd2bd26eb17227913MD511/104992024-02-27 12:43:49.819oai:www.bdtd.uerj.br:1/10499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Weaving the citizenship history of a community in school: image, memory and curriculum
title Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
spellingShingle Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
Oliveira, Eliana Nóbrega de
School
Democracy
Memories
Images
Curriculum
Democracia
Memória
Imagem
Educação
Escola
Curriculo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
title_full Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
title_fullStr Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
title_full_unstemmed Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
title_sort Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
author Oliveira, Eliana Nóbrega de
author_facet Oliveira, Eliana Nóbrega de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Inês Barbosa de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783482J7&dataRevisao=null
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alves, Nilda Guimarães
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P9451
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Marcos Alvito Pereira de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2756617853730464
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3186679649237988
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eliana Nóbrega de
contributor_str_mv Oliveira, Inês Barbosa de
Alves, Nilda Guimarães
Souza, Marcos Alvito Pereira de
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Democracy
Memories
Images
Curriculum
topic School
Democracy
Memories
Images
Curriculum
Democracia
Memória
Imagem
Educação
Escola
Curriculo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Memória
Imagem
Educação
Escola
Curriculo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This dissertation analyzes an experience on local history and curriculum development, held at the Cacique Cunhabebe Municipal School at Angra dos Reis Municipality, Rio de Janeiro. The history of this community was interwoven using discourses, memories and images from students, teachers, residents and school employees. Using this approach allowed us to uncover an endless network of possibilities for understanding and working with the curriculum while recognizing everyone involved as citizens, thus making the school more inclusive and democratic
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-01-19
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:52:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Eliana Nóbrega de. Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499
identifier_str_mv OLIVEIRA, Eliana Nóbrega de. Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10499/1/Disset_Eliana+Nobrega+de+Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 007dcc1b5161f72fd2bd26eb17227913
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728651462377472