Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499 |
Resumo: | This dissertation analyzes an experience on local history and curriculum development, held at the Cacique Cunhabebe Municipal School at Angra dos Reis Municipality, Rio de Janeiro. The history of this community was interwoven using discourses, memories and images from students, teachers, residents and school employees. Using this approach allowed us to uncover an endless network of possibilities for understanding and working with the curriculum while recognizing everyone involved as citizens, thus making the school more inclusive and democratic |
id |
UERJ_b17a260f1d6b66ed3f160f064b4b488a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10499 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Oliveira, Inês Barbosa dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783482J7&dataRevisao=nullAlves, Nilda Guimarãeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P9451Souza, Marcos Alvito Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/2756617853730464http://lattes.cnpq.br/3186679649237988Oliveira, Eliana Nóbrega de2021-01-05T21:52:21Z2019-01-292001-01-19OLIVEIRA, Eliana Nóbrega de. Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499This dissertation analyzes an experience on local history and curriculum development, held at the Cacique Cunhabebe Municipal School at Angra dos Reis Municipality, Rio de Janeiro. The history of this community was interwoven using discourses, memories and images from students, teachers, residents and school employees. Using this approach allowed us to uncover an endless network of possibilities for understanding and working with the curriculum while recognizing everyone involved as citizens, thus making the school more inclusive and democraticEsta dissertação tem por objetivo analisar uma experiência sobre historia local e currículo, realizada na Escola Municipal Cacique Cunhãbebe Município de Angra dos Reis, Rio de Janerior. A história da comunidade foi tecida através da fala dos alunos e das alunas, das professoras, moradores e moradoras, funcionários e funcionárias da escola com base em suas memórias e imagens, o que permitiu descortinar uma rede infindável de possibilidades de lidar com o currículo e reconhecer a todos envolvidos como cidadãos, tornando assim, a escola mais inclusiva e democráticaSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:52:21Z No. of bitstreams: 1 Disset_Eliana Nobrega de Oliveira.pdf: 12826893 bytes, checksum: 007dcc1b5161f72fd2bd26eb17227913 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Disset_Eliana Nobrega de Oliveira.pdf: 12826893 bytes, checksum: 007dcc1b5161f72fd2bd26eb17227913 (MD5) Previous issue date: 2001-01-19application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoSchoolDemocracyMemoriesImagesCurriculumDemocraciaMemóriaImagemEducaçãoEscolaCurriculoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOTecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículoWeaving the citizenship history of a community in school: image, memory and curriculuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDisset_Eliana Nobrega de Oliveira.pdfapplication/pdf12826893http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10499/1/Disset_Eliana+Nobrega+de+Oliveira.pdf007dcc1b5161f72fd2bd26eb17227913MD511/104992024-02-27 12:43:49.819oai:www.bdtd.uerj.br:1/10499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Weaving the citizenship history of a community in school: image, memory and curriculum |
title |
Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo |
spellingShingle |
Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo Oliveira, Eliana Nóbrega de School Democracy Memories Images Curriculum Democracia Memória Imagem Educação Escola Curriculo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo |
title_full |
Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo |
title_fullStr |
Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo |
title_full_unstemmed |
Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo |
title_sort |
Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo |
author |
Oliveira, Eliana Nóbrega de |
author_facet |
Oliveira, Eliana Nóbrega de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Inês Barbosa de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783482J7&dataRevisao=null |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alves, Nilda Guimarães |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P9451 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Souza, Marcos Alvito Pereira de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2756617853730464 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3186679649237988 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eliana Nóbrega de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Inês Barbosa de Alves, Nilda Guimarães Souza, Marcos Alvito Pereira de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Democracy Memories Images Curriculum |
topic |
School Democracy Memories Images Curriculum Democracia Memória Imagem Educação Escola Curriculo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Memória Imagem Educação Escola Curriculo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This dissertation analyzes an experience on local history and curriculum development, held at the Cacique Cunhabebe Municipal School at Angra dos Reis Municipality, Rio de Janeiro. The history of this community was interwoven using discourses, memories and images from students, teachers, residents and school employees. Using this approach allowed us to uncover an endless network of possibilities for understanding and working with the curriculum while recognizing everyone involved as citizens, thus making the school more inclusive and democratic |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001-01-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:52:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Eliana Nóbrega de. Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Eliana Nóbrega de. Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10499/1/Disset_Eliana+Nobrega+de+Oliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
007dcc1b5161f72fd2bd26eb17227913 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728651462377472 |