A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Mariana Vidal de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6981
Resumo: The research carried out results from the desire to guarantee the broad access to the literary text. Broad access understood not only as the obtaining of the book object, but also as the guarantee of the development of the linguistic-cognitive skills and competences for the understanding and appreciation of this type of text. Historically, this is only guaranteed for a portion of society. Considering this, actions were taken to aproach young readers closer to Literature, without resorting to the argument of compulsion or of obtaining a note. In order to reduce as much as possible the influence of schooling on the reception of literary texts, the method tested by Fernanda Farias de Freiras in her doctorate degree thesis was applied, and the "Club of Readers" was applied in a school in the city of Araruama. Parallel to this, in the same school, in situations where traditional schooling was unavoidable, it was decided, in Portuguese Language Classes, by constant and reiterated literary readings, presenting themselves with other readings that established direct or indirect dialogue between them. With the results and obstacles described, it is believed that other colleagues share similar experiences and can take advantage of one or another of the reflections presented here
id UERJ_b796de734ebf5775a51827d46dc81926
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6981
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556Pereira, Maria Teresa Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295Novaes, Ana Maria Pireshttp://lattes.cnpq.br/2851943150559137http://lattes.cnpq.br/5729800029601676Vargas, Mariana Vidal de2021-01-05T15:17:44Z2018-09-252017-09-27VARGAS, Mariana Vidal de. A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6981The research carried out results from the desire to guarantee the broad access to the literary text. Broad access understood not only as the obtaining of the book object, but also as the guarantee of the development of the linguistic-cognitive skills and competences for the understanding and appreciation of this type of text. Historically, this is only guaranteed for a portion of society. Considering this, actions were taken to aproach young readers closer to Literature, without resorting to the argument of compulsion or of obtaining a note. In order to reduce as much as possible the influence of schooling on the reception of literary texts, the method tested by Fernanda Farias de Freiras in her doctorate degree thesis was applied, and the "Club of Readers" was applied in a school in the city of Araruama. Parallel to this, in the same school, in situations where traditional schooling was unavoidable, it was decided, in Portuguese Language Classes, by constant and reiterated literary readings, presenting themselves with other readings that established direct or indirect dialogue between them. With the results and obstacles described, it is believed that other colleagues share similar experiences and can take advantage of one or another of the reflections presented hereA pesquisa realizada resulta da vontade de garantir o amplo acesso ao texto literário. Entende-se amplo acesso não apenas como a obtenção do objeto livro, mas também como o direito ao desenvolvimento das habilidades e competências linguístico-cognitivas para o entendimento e a apreciação desse tipo de texto. Historicamente, isso é prerrogativa de apenas uma parcela da sociedade. Considerando isso, promoveram-se ações de aproximação dos jovens leitores à Literatura, sem recorrer ao argumento da obrigatoriedade ou da obtenção de nota. No intuito de reduzir ao máximo a influência da escolarização na recepção dos textos literários, aplicou-se o método testado por Fernanda Farias de Freiras na sua tese de Doutorado (2013), e o Clube dos Leitores foi aplicado em uma escola da cidade de Araruama. Paralelamente a isso, na mesma escola, nas situações em que a escolarização tradicional era inevitável, optou-se, nas aulas de Língua Portuguesa, por constantes e reiteradas leituras literárias, apresentando-se estas acrescidas de outras leituras que estabeleciam diálogo direto ou indireto entre si. Observados os resultados e obstáculos descritos, acredita-se que outros colegas compartilhem de experiências semelhantes e possam usufruir de uma ou outra reflexão aqui expostaSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:17:44Z No. of bitstreams: 1 Mariana Vidal de Vargas_Dissertacao.pdf: 919882 bytes, checksum: 358370b540b1bd929499009c28f43347 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mariana Vidal de Vargas_Dissertacao.pdf: 919882 bytes, checksum: 358370b540b1bd929499009c28f43347 (MD5) Previous issue date: 2017-09-27Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasReadingLiteraturePortuguese language teachingSchoolingLeituraLiteraturaEnsino de Língua portuguesaEscolarizaçãoLeitura Estudo e ensinoLíngua portuguesa Estudo e ensinoCompreensão na leituraLeitoresLivros e leitura na literaturaLetramentoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarizaçãoThe pilgrim soul of the literary text and the challenges of its schoolinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALMariana Vidal de Vargas_Dissertacao.pdfapplication/pdf919882http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6981/1/Mariana+Vidal+de+Vargas_Dissertacao.pdf358370b540b1bd929499009c28f43347MD511/69812024-02-27 16:16:35.389oai:www.bdtd.uerj.br:1/6981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The pilgrim soul of the literary text and the challenges of its schooling
title A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização
spellingShingle A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização
Vargas, Mariana Vidal de
Reading
Literature
Portuguese language teaching
Schooling
Leitura
Literatura
Ensino de Língua portuguesa
Escolarização
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Leitores
Livros e leitura na literatura
Letramento
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização
title_full A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização
title_fullStr A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização
title_full_unstemmed A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização
title_sort A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização
author Vargas, Mariana Vidal de
author_facet Vargas, Mariana Vidal de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camara, Tania Maria Nunes de Lima
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0404290206593556
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Novaes, Ana Maria Pires
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2851943150559137
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5729800029601676
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Mariana Vidal de
contributor_str_mv Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Novaes, Ana Maria Pires
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Literature
Portuguese language teaching
Schooling
topic Reading
Literature
Portuguese language teaching
Schooling
Leitura
Literatura
Ensino de Língua portuguesa
Escolarização
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Leitores
Livros e leitura na literatura
Letramento
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Ensino de Língua portuguesa
Escolarização
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Leitores
Livros e leitura na literatura
Letramento
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The research carried out results from the desire to guarantee the broad access to the literary text. Broad access understood not only as the obtaining of the book object, but also as the guarantee of the development of the linguistic-cognitive skills and competences for the understanding and appreciation of this type of text. Historically, this is only guaranteed for a portion of society. Considering this, actions were taken to aproach young readers closer to Literature, without resorting to the argument of compulsion or of obtaining a note. In order to reduce as much as possible the influence of schooling on the reception of literary texts, the method tested by Fernanda Farias de Freiras in her doctorate degree thesis was applied, and the "Club of Readers" was applied in a school in the city of Araruama. Parallel to this, in the same school, in situations where traditional schooling was unavoidable, it was decided, in Portuguese Language Classes, by constant and reiterated literary readings, presenting themselves with other readings that established direct or indirect dialogue between them. With the results and obstacles described, it is believed that other colleagues share similar experiences and can take advantage of one or another of the reflections presented here
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-27
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VARGAS, Mariana Vidal de. A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6981
identifier_str_mv VARGAS, Mariana Vidal de. A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6981/1/Mariana+Vidal+de+Vargas_Dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 358370b540b1bd929499009c28f43347
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728624653434880